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22/11/2011 - 11:16

Branco e prata são as cores de carro mais populares do mundo

Edição 2011 do Global Automotive Color Popularity Report revela informações de 11 importantes regiões

Wilmington, Del. – Branco/branco pérola surge como a cor de maior crescimento, empatando com o prata como as principais opções de cores automotivas, de acordo com a edição 2011 do Global Automotive Color Popularity Report. Um aumento substancial na popularidade do branco/branco pérola globalmente em 2011 permitiu superar as antigas rivais preto e cinza, juntando-se ao prata no topo do ranking mundial de cores no relatório deste ano. Em seu 59º ano, o relatório da DuPont é o maior e mais longevo em sua categoria, que inclui rankings de popularidade de cores automotivos e tendências de 11 importantes regiões automotivas do mundo.

Em 2010, branco/branco pérola empatou em terceiro lugar com o cinza no ranking mundial de cores, com apenas 16% de participação, mas sua atual popularidade na América do Norte, combinada com um crescimento da popularidade na Europa, China, Coreia, América do Sul e África do Sul, ajudou a elevar sua posição em 2011 para 22% globalmente. Preto e cinza caíram para terceiro e quarto lugares, respectivamente, no relatório deste ano, com vermelho e azul fortalecendo e mantendo quinto e sexto lugares.

Segundo relatório da DuPont, as principais cores de carro em nível global são: 1. Branco/branco pérola e Prata – empatados com 22%|3. Preto/Efeito de preto – 20%|4. Cinza – 13%|5. Vermelho – 7%|6. Azul – 6% |7. Marrom/Bege – 5%|8. Verde – 2%|9. Amarelo/Ouro –1%|10. Outros – 2%.

"Enquanto branco/branco pérola tem sido historicamente uma cor popular para veículos, vimos uma mudança na sua popularidade neste ano, índice maior do que a DuPont esperava", disse Nancy Lockhart, gerente de Marketing de Cores da DuPont.

Prata e preto têm sido reconhecidos há muito tempo entre as três principais cores em termos de popularidade. No entanto, nos últimos anos, branco/branco pérola tem crescido de forma regular em popularidade fora da América do Norte. Em 2011, saltou mais de quatro pontos percentuais, de acordo com Lockhart. "Tem havido uma maior aceitação do consumidor em relação ao branco, e nossos clientes estão atendendo à demanda do consumidor por um visual mais limpo que essa cor traz ao design dos veículos", disse a gerente. "Prata e preto foram mais uma vez as principais cores de luxo, mas o branco cresceu nessa área. A tendência geral de luxo casual se espalhou para vários tipos de veículos. A expectativa de ter um veículo de aparência luxuosa foi detectada globalmente. Os efeitos do branco clássico e pérola estão inspirando um design de luxo."

América do Norte: branco/branco pérola continua na liderança, seguido pelo preto e prata

Branco/branco pérola, com 23% de participação, dominou as cores de carro na América do Norte pelo quinto ano consecutivo, liderado pelo segmento de caminhão/SUV, com 29%. O segmento intermediário/CUV viu o branco crescer de 16% em 2010 para 18% em 2011. Preto/efeito de preto registrou 18% na região e liderou a popularidade no segmento de veículos de luxo, enquanto o efeito preto continua a crescer em relação ao preto sólido em segmentos de luxo. A participação do prata caiu para 16% na região, mas continuou liderando o segmento de compactos na América do Norte com 20%. A cor cinza ficou com 13% de participação e ocupou a quarta posição em todos os segmentos. O vermelho manteve o quinto lugar com 10% de participação no mercado geral norte-americano. Cores de alto impacto de azul e amarelo brilhantes com tentadores tons de marrom/bege e verdes continuam a preencher a região com opções coloridas.

Europa: segmento de luxo continua a ser dominado pelo preto

Na Europa, preto/efeito de preto manteve sua popularidade, com participação de 25% liderada pelo segmento luxo/SUV de luxo, com quase 40% de participação no segmento. Preto/efeito de preto tem mantido a liderança na região desde 2007. A DuPont prevê que essa tendência permaneça no futuro próximo, especialmente em relação ao efeito de preto. Branco/branco pérola teve um surpreendente aumento de cerca de cinco pontos percentuais em comparação com 2010, atingindo a participação de 20%, principalmente por causa da popularidade do branco sólido em todos os segmentos de modelo.

"O branco também é visto como inspiração para a megatendência ecológica na Europa, porque representa o minimalismo moderno e as tecnologias do futuro", afirma Elke Dirks, designer de Cores da DuPont para a Europa. "Essa tendência também resultou em um aumento considerável do branco/branco pérola no segmento de luxo", explica.

O cinza (18%) e a prata (15%) apresentaram queda de popularidade neste ano, e o azul completou as cinco principais cores da Europa com 7% do mercado de veículos.

Na China e Coreia do Sul o prata está no topo. Já no Japão, o líder é o branco/branco pérola

A prata chegou ao topo na região Ásia-Pacífico em geral com mais de 25% de participação e repetiu sua posição de liderança novamente neste ano na China e na Coreia do Sul. Branco/branco pérola ocupou o segundo posto no geral na região Ásia-Pacífico, com pouco menos de 25% do mercado, liderado pelo Japão e pela Índia, onde a cor se classificou como número um.

Na China, a prata prevaleceu no mercado com 26% de participação, embora tenha caído sete pontos percentuais em relação a 2010. Preto/efeito de preto ocupou a segunda posição na China novamente neste ano, mas teve queda de mais de nove pontos percentuais, pois o azul cresceu no segmento de carros pequenos e outras cores estão sendo mais amplamente utilizadas nos veículos da China. A queda do preto é evidente à medida que o azul apresenta uso crescente no segmento de carros pequenos e outras cores são mais amplamente utilizadas.

A popularidade das cores no Japão foi liderada no relatório deste ano pelo branco/branco pérola, com 26% de participação, uma queda em relação aos 28% em 2010. Preto/efeito de preto também apresentou uma queda, atingindo 20% de participação, mas ocupou a segunda colocação, ultrapassando o prata, que se classificou em terceiro lugar no relatório deste ano com 19%. O azul (9%) e o cinza (9%) completaram as cinco primeiras cores no Japão, sendo que o cinza cresceu 4% em relação ao ano passado.

"Na região Ásia-Pacífico, estamos vendo a tendência de cores mudar para tons naturais e do ambiente, com a cor azul", segundo Kumiko Ohmura, gerente de Marketing de cores da DuPont para a Ásia-Pacífico. "Vimos uma queda no preto, à medida que o azul vem crescendo no segmento de carros pequenos e outras cores estão sendo mais amplamente utilizadas em todos os segmentos", afirma ela.

Na Coreia do Sul, a prata representou cerca de 30% do mercado em 2011, seguida pelo branco/branco pérola com 25%. O preto/efeito de preto caiu para a terceira posição na Coreia do Sul, com 15%, descendo nove pontos percentuais em relação a 2010.

Na Índia, os tons leves continuam no topo com branco representando 28% do mercado, seguido de perto pela prata com 27% e o cinza na terceira posição no país com apenas 9% de participação.

América do Sul, Brasil: prata é a escolha preferida para cores de carro-O prata liderou o mercado na América do Sul com 30% de participação e foi também a cor preferida no Brasil. A segunda cor mais popular na América do Sul, o preto/efeito de preto, representou 19% da região, e o branco/branco pérola ficou no terceiro lugar na região, com apenas 17% do mercado geral da América do Sul e uma participação semelhante no Brasil.

Branco/branco pérola está no topo na África do Sul; Rússia prefere preto

A África do Sul teve a maior participação de mercado do mundo para o branco/branco pérola entre qualquer região ou país analisado pela DuPont no relatório deste ano, respondendo por 40%. O prata veio em seguida, com uma participação de mercado de 22%. O preto/ efeito de preto/preto encerrou as três primeiras posições com quase 12% de participação.

Na Rússia, preto/efeito de preto foi a cor de carro mais popular, com mais de 23% do mercado. O prata ocupou a segunda posição, com pouco mais de 22%; branco/branco pérola representou cerca de 15% do mercado. Digno de nota, o verde conquistou 7% do mercado na Rússia e, embora sua participação tenha caído em relação a 2010, é ainda mais do em que qualquer outra região que incluída no relatório da DuPont.

Apresentação “Sense of Color” da DuPont em 2011 demonstra as emoções e dinâmica das cores

Para complementar o 59º Global Automotive Color Popularity Report, a DuPont criou uma apresentação anual para compartilhar as tendências de cores com os maiores fabricantes automotivos. A apresentação deste ano, Sense of Color, demonstra as emoções e a dinâmica das cores. Os sentidos desempenham um papel importante na compreensão de uma cor, identificando se a mesma é gritante ou silenciosa, poderosa ou sombria, exótica ou sofisticada. A divisão de tintas automotivas da DuPont demonstra as influências dessas cores em quatro grupos.

"Déjà vu" – As cores desse grupo são intensas e repletas de significados, lembrando versões semelhantes dessas cores no passado. Verdes e vermelhos ricos, como o "Green Velvet" e o "Flashback" são cores históricas e que simbolizam atenção, patrimônio, conforto e estabilidade. Novos efeitos cintilantes e cores intensas trazem um moderno acabamento ao branco e vermelho escuro. Modernos tons de cinza e bege trazem relevância e qualidade para os tons, favoritos de um mercado maduro e de veículos exclusivos.

"Sound of Silence" – Embora as cores desse grupo sejam ligeiramente silenciosas e tranquilas, elas estão destinadas a deixarem a sua marca. Os híbridos ecologicamente corretos e as tecnologias que apresentam eficiência energética suscitam inspirações para o futuro. Nesse grupo, as cores são influenciadas pela natureza e pelo mundo da tecnologia em rápido crescimento. Metálicos sofisticados, tons suaves "Crescendo" e "Silent Auction" e tons de terra "Minor Gamut" e "Speechless" coexistem no grupo e sua maquiagem dinâmica é uma tendência natural para apreciação global.

"Touch of Blue" – Esse grupo se concentra nos atributos emocionais intensos das cores, inspirado pelo ambiente. Acessórios domésticos e design de interiores inspiram alguns dos azuis brilhantes e ricos. A moda inspira também esse grupo, particularmente nos azuis pálidos e meio-tom de cinzas. A sensação de familiaridade e os impulsos dramáticos dos tons metálicos claros e tons cromáticos tornam esse grupo popular entre todos os segmentos de veículos, que inclui tons contrastantes sóbrios como o "Tactile Teal" e "Tickled Blue". A DuPont monitora as tendências de azul em todos os mercados, incluindo o automotivo para criar espaços de estilo melhores para o segmento automotivo. Essa demanda deve crescer à medida que o interesse global pelo azul aumentar.

"Matter of Taste" – As cores exageradas e incomuns apresentadas nesse grupo oferecem um criativo menu que destacam sabores internacionais. Poderosos tons de amarelo, verde, rosa e roxo trazem emoção para um grupo sem medo das cores. Caramelo, tangerina e outras cores saborosas são atraentes e perfeitas para o lançamento de novos veículos, cores de marca, veículos-conceito, edições limitadas e para o mercado de pós-venda. Elas colocam o gosto individual do motorista na vanguarda e incluem cores como o "Sweet Caramel" e "Berry Fusion".

DuPont - Desde 1802, a DuPont (NYSE: DD) traz ao mundo o melhor da Ciência em forma de produtos, materiais e serviços inovadores. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente. [www.dupont.com].

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