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23/11/2011 - 09:11

Como desenvolver líderes globais

Pesquisa do LAB SSJ revela que 63% dos executivos não estão preparados para atuar internacionalmente .

Em meio a fusões, aquisições e a interdependência econômica, a concorrência entre empresas que fazem negócios internacionalmente não só aumentou sua complexidade, como também, criou a necessidade de formar líderes capazes de atuar com eficácia em um contexto ambíguo e em constante mudança, os chamados Líderes Globais.

Para compreender melhor o perfil destes profissionais, o LAB SSJ realizou a pesquisa Global Leaders com representantes de grandes empresas, multinacionais e brasileiras dos diversos setores da economia. Os resultados revelaram desafios e oportunidades de desenvolvimento: 75% das companhias no Brasil reconhecem a necessidade de preparar seus líderes para expandir os negócios para o exterior, mas admitem que eles ainda não estão prontos (63%) ou sequer tiveram algum preparo nesse sentido (9%).

“Líderes globais precisam de orientação específica, que vá além da preparação básica da liderança”, recomenda Alexandre Santille, sócio-diretor do LAB SSJ. Estes profissionais se diferenciam dos líderes locais, pois suas responsabilidades envolvem lidar com incertezas, gerenciar a complexidade e administrar a diversidade. Eles são, basicamente, os executivos da companhia que realizam um trabalho com escopo internacional.

Porém, o profissional não precisa necessariamente viajar para outro país para ser um líder global. Ele pode operar localmente na matriz ou a distância com profissionais de outras filiais da companhia pelo mundo e ainda assim ser um líder global. O “global” está mais associado à função, ao trabalho desempenhado e à maneira de pensar, do que ao lugar onde o profissional está. O essencial para o profissional nesta função é ter uma mentalidade global.

Então, para desenvolver as habilidades necessárias é preciso: . Avaliar o perfil e as competências a serem desenvolvidas para, então, desenhar uma experiência completa de aprendizagem.

. Combinar metodologias diferentes de acordo com o estilo de aprendizagem do profissional (conteúdo, contexto e mídia) e a estratégia da companhia.

.Realizar um acompanhamento individualizado, com feedback constante e atividades adaptáveis à evolução da aprendizagem.

. Incentivar a superação do etnocentrismo e o desenvolvimento de empatia por meio da aprendizagem, desde simulações práticas a programas de intercâmbio.

.Oferecer uma rede de proteção que permita tentativa e erro, principalmente nas experiências práticas para adquirir experiência.

.Prever atividades autogerenciáveis, isto é, que estimulem o desenvolvimento individual e vá além do conteúdo proposto nas iniciativas formais.

O LAB SSJ é uma consultoria especializada em soluções de aprendizagem corporativas, que conta com 180 profissionais e 120 instrutores associados. Mais de 90 clientes são atendidos com projetos no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, entre eles Gerdau, TAM, Votorantim, Whirlpool, Unilever, Oi e Itaú. As soluções são criadas a partir das necessidades estratégicas de cada cliente. Já foram atendidos mais de 160 mil profissionais das maiores empresas do mercado desde 1992. [www.labssj.com.br].

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