Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2011 - 09:11

PetroMagdalena prepara revestimento para testar o poço exploratório Yaraqui-1X

Toronto -A PetroMagdalena Energy Corp. (TSXV: PMD) anunciou hoje o fim das operações de perfuração no poço Yaraqui-1X, localizado no bloco Topoyaco, no sopé da bacia de Putumayo, no sul da Colômbia, onde a empresa tem uma participação em benefícios de 50%. O poço foi perfurado a uma profundidade total de 10.651 pés de profundidade medida (MD), tendo sido perfurado através das seções terciária e cretácea e penetrando 61 pés no embasamento pré-cretáceo. Este poço foi perfurado como parte do compromisso original de trabalho com a Agência Nacional de Hidrocarburos (ANH). A Pacific Rubiales Energy Corp detém os restantes 50% de participação em benefícios e é a operadora deste bloco, em ambos os casos sujeitos à aprovação da ANH.

A operadora está atualmente se preparando para executar o revestimento e irá proceder aos testes do poço. Esta avaliação permitirá que a Companhia determine a qualidade do petróleo e o potencial de produção para a prospecção de subpressão de Topoyaco e atualizar a avaliação dos recursos presentes no coletor.

Luciano Biondi, CEO da Companhia, comentou: "Estamos cautelosamente otimistas de que as informações fornecidas pela perfilagem de lama e logs de cabo de perfilagem do poço indicam o potencial de atividade sub-thrust no bloco Topoyaco e, se os testes forem bem sucedidos, esta é uma descoberta importante para nossa Companhia."

O poço teve sua perfuração iniciada em 31 de agosto de 2011 e foi perfurado direcionalmente com uma orientação sudeste-noroeste, em uma estrutura monoclinal contra a sub-thrust da falha delimitadora da bacia e conhecida como estrutura "D". Essa estrutura abrange uma área de cerca de 4.500 acres.

De acordo com a avaliação petrofísica dos logs, o poço encontrou o que é interpretado como 142 pés de hidrocarbonetos potenciais tendo arenitos, distribuídos entre a base da formação Rumiyaco e nas formações Villeta e Caballos, todas as quais são comprovadamente reservatórios comerciais em outro local na bacia. Na formação Rumiyaco, a unidade de arenito "Arena Neme" foi encontrada a 9.714 pés MD (8.801 pés de profundidade vertical verdadeira (TVD)) com 20 pés de espessura do lençol indicado com uma porosidade de 10%. Na formação Villeta, as unidades foram encontradas a 9.748 pés MD (8.828 pés TVD), com um total de 120 pés de espessura do lençol potencial: 10 pés nos arenitos M2 encontrados a 10.110 pés MD (9.126 pés TVD), 40 pés nos arenitos "U" (10.252 pés MD e 9.201 pés TVD) e 70 pés nos arenitos "T" (10.354 pés MD e 9.327 pés TVD). As areias "U" têm porosidades médias de 10%, enquanto as areias "T" têm porosidades na ordem de 11%. Na formação Caballos, a 10.510 pés MD (9.458 pés TVD), foi encontrado um total de 2 pés de espessura do lençol potencial, com porosidades de 11%.

A PetroMagdalena é uma companhia canadense de exploração e produção de gás e petróleo, com participações em 19 propriedades em cinco bacias na Colômbia. [www.petromagdalena.com] |PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira