Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2011 - 09:29

HC de Botucatu se consolida como referência para o tratamento de câncer infantil

No dia 23 de novembro,comemora-se nacionalmente o combate à doença cujas chances são de 70% se diagnostico for precoce

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, comemorado dia 23 de novembro, tem um significado ainda mais especial para o Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB). A data, que visa estimular ações educativas e preventivas relacionadas à doença, é também momento de comemoração para a equipe responsável pelos atendimentos no Hospital.

Atualmente, cerca de 100 crianças são acompanhadas na Enfermaria de Oncologia Pediátrica do HCFMB e a maioria delas passa por tratamento contra a Leucemia – tipo de câncer mais comum em criança, representando 33% entre os casos da doença, seguido por tumores no sistema nervoso central e linfomas.

O volume de atendimentos na unidade tem crescido gradativamente nos últimos anos, saltando, por exemplo, de 316 consultas em 2008 para 798 em 2010. Em 2011, até outubro, foram atendidos 20 casos novos na Oncologia Pediátrica.

Há três anos, o serviço atendeu, no período de 12 meses, 23 casos novos e realizou 380 sessões de quimioterapia. Já no ano passado, 36 novos pacientes passaram a ser tratados no HCFMB e 549 procedimentos quimioterapia foram executados. “Temos realizado melhorias constantes para poder atender a demanda crescente de pacientes em nosso serviço e estamos planejando uma ampliação de nosso espaço físico para podermos instalar novos consultórios e também uma brinquedoteca”, comenta a oncologista pediátrica Lied Pereira, responsável pelo Serviço no HCFMB.

Está em fase de implantação na Enfermaria, uma sala de emergência onde serão realizados procedimentos que necessitem de sedação, por exemplo, e onde receberão atendimento crianças com quadros mais graves. A ala está sendo estruturada com recursos obtidos através da campanha McDia Feliz 2011, organizada pela rede de restaurantes McDonald´s. Sua inauguração está prevista para janeiro.

Lied ressalta que a assistência a crianças com câncer tem evoluído principalmente no que diz respeito ao diagnóstico precoce. De acordo com a médica, essa preocupação é determinante para que o paciente tenha uma sobrevida maior. As chances de cura para o câncer infantil podem chegar a 70%.

FMB capacita médicos sobre o tema – Preocupada em oferecer uma formação completa de seus alunos, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp oferece aos estudantes, a partir do 4º ano da Graduação em Medicina, disciplinas voltadas à oncologia pediátrica. Tanto os alunos, quanto os residentes, acompanham os atendimentos das crianças com câncer.

“É muito importante que os médicos e pediatras, em sua formação, sejam treinados para um diagnóstico precoce da doença e também para a dinâmica do tratamento oncológico. Nossa perspectiva é que, cada vez mais, o HCFMB se consolide como um centro de referência para a assistência em oncologia pediátrica no interior do Estado de São Paulo”, frisa Lied.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira