Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2011 - 09:41

Cresce participação de micro e pequenas empresas no Prêmio MPE Brasil 2011

O número de empresas candidatas ao Prêmio Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) registrou um aumento de mais de 160% em relação ao ano passado. Presente em 52 municípios, o MPE Brasil somou 1177 candidaturas no ciclo 2011, enquanto em 2010 foram 450. Esse volume demonstra o interesse de micro e pequenos empreendedores capixabas em se capacitar e melhorar a gestão de seus negócios, ganhando competitividade e se desenvolvendo no mercado.

Além disso, o aumento significativo do número de candidaturas também está relacionado aos investimentos do Sebrae em uma nova estratégia de sensibilização dos empreendedores, principalmente no interior com o intuito de aumentar a abrangência e o número de empreendimentos beneficiados. Dessas 1177 empresas candidatas, cerca de 40 foram visitadas por avaliadores e, desse total, sete sairão vencedores da edição de 2011.

O anúncio e a premiação dos vencedores será na cerimônia que está sendo chamada de o “Oscar” da excelência empresarial capixaba, no dia 29 de novembro, a partir das 19 horas, no Centro de Convenções de Vitória, na capital capixaba. Em uma festa cinematográfica, que reunirá os empreendimentos que tiveram as práticas mais bem-sucedidas na busca pela excelência em gestão durante o ano, haverá a entrega do Prêmio MPE Brasil e também do Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES).

A festa do “Oscar” da excelência empresarial representa a etapa final do Ciclo 2011 do Prêmio MPE Brasil, desenvolvido pelo Sebrae-ES, e também do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica (Compete-ES), do Governo do Estado. Ambos se caracterizam por um conjunto de ações que visa disseminar a busca pela excelência da gestão entre as empresas locais através de capacitações, consultorias e avaliações dos candidatos aos Prêmios MPE e PQES.

O MPE Brasil é voltado às micro e pequenas empresas que desejam iniciar o caminho pela excelência, contemplando diversas categorias visando estender suas ações para um maior número de segmentos: agronegócio, comércio, indústria, serviços, serviços de educação, de saúde, de tecnologia da informação, de turismo e destaques em responsabilidade social e inovação. As empresas ganhadoras disputarão a etapa nacional, além de receberem bônus e avançarem para o PQES, com participação gratuita em 2012.

No MPE, a categoria comércio é a líder em participação em 2011, com 638 empresas candidatas. Em seguida, estão indústria com 200 registros e serviços com 198. No ranking por região, a Grande Vitória ocupa o topo, com 397 candidaturas. É notório também o interesse do interior pelo MPE, onde o Norte capixaba desponta com 302 empreendimentos. A participação de empresas nas categorias Educação e Saúde foi expressiva, o que revela o aumento do interesse de escolas, clínicas e laboratórios com a gestão pela excelência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira