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23/11/2011 - 10:20

Propeg lança livro do seu laboratório de novas mídias


Publicação, resultado do projeto idealizado pelo sócio e vice-presidente da Propeg, Alexandre Augusto, já está nas livrarias .

O livro “Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária”, lançamento do laboratório de novas mídias da Propeg, já está nas livrarias de todo o país. A obra, que tem a organização do professor Wilson Gomes e de Lucas Reis, traz pesquisas em segmentos como marketing de buscas, mobile, mídia on-line, redes sociais, crises de imagem na web, marketing viral, mobile marketing e política on-line.

O idealizador do projeto é o sócio e vice-presidente da Propeg, Alexandre Augusto. O executivo decidiu investir em pesquisas acadêmicas para dar consistência às abordagens criativas das novas mídias digitais e diferenciar a agência no mercado. “Esse tipo de convênio é largamente aplicado nos Estados Unidos e Europa, mas raro no Brasil. Especialmente na área de comunicação”, assinala o VP. “Tudo o que é pesquisado a gente traz para a agência; os bolsistas fazem seminários para os nossos profissionais. E, depois, nós vamos passando esse conhecimento para os nossos clientes e aplicando no dia a dia”, completa.

A publicação reúne artigos e ensaios escritos por bolsistas de graduação e pós-graduação do Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais da Universidade Federal da Bahia, departamento que foi criado pelo convênio entre a agência e a Universidade, juntamente com o CNPq, a Capes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A parceria possibilita a estudantes da Faculdade de Comunicação uma bolsa para investigar o que há de mais inovador na comunicação para a web. As horas aplicadas nas pesquisas são convertidas em créditos acadêmicos.

Conheça o funcionamento do laboratório de novas mídias Propeg-UFBA: equipe do Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais foi escolhida após rigoroso processo de seleção-Para criar o Observatório, a Propeg foi em busca do professor Wilson Gomes, professor titular da UFBA, com doutorado em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso D'Aquino e pós-doutorado pela USP. No total, são oito pesquisadores bolsistas (graduandos em jornalismo e produção cultural) e um coordenador adjunto. A equipe foi escolhida após um rigoroso processo de seleção. “A recepção tem sido excelente, manifestada no enorme interesse dos que participam do laboratório como pesquisadores e no grande número de estudantes aguardando uma oportunidade de participar. Não tenho mais pesquisadores, mesmo trabalhando sem remuneração, apenas porque não tenho espaço físico para tanto”, relata o professor-tutor.

A rotina no laboratório é rígida. Ela prevê que cada bolsista frequente o espaço de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, abrace um tema e o destrinche para a produção de artigos para periódicos acadêmicos e em relatórios para a agência. O prazo para a pesquisa varia entre dois e quatro meses. Nesse processo, a agência absorve a tecnologia investigada pelos pesquisadores e transfere-a para seus clientes em primeira mão. Os estudantes, além da bolsa, conquistam créditos para engrossar seu currículo acadêmico.

Pioneirismo — A Propeg investe R$ 60 mil/ano com as bolsas, além de ter colaborado com a infraestrutura física. O espaço tem oito computadores com configuração avançada, todos ligados à internet banda larga da Rede UFBA, que integra a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e uma superimpressora. Os órgãos de pesquisa brasileiros CNPq e Capes investiram 40 mil reais em equipamentos. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) investiu 5 mil reais.

Largamente aplicado nos Estados Unidos e na Europa, esse tipo de convênio é raro no Brasil. Nele, universidade e empresa compartilham os custos das pesquisas de inovação e rateiam seus possíveis benefícios. No País, as experiências mais antigas e mais bem desenhadas desse tipo de experiência restringem-se às Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Exatas. Com a iniciativa da Propeg abre-se caminho para investimentos em pesquisas em Ciências Humanas, no caso específico a Comunicação Publicitária.

Propeg — Há 46 anos no mercado, a Propeg tem escritórios localizados em São Paulo, Salvador, Brasília e Fortaleza, complementados por duas divisões dedicadas, a Digital e a de Varejo (Lauro de Freitas - BA). A agência, seus profissionais e clientes já receberam diversos dos mais importantes prêmios da publicidade brasileira e internacional.

.[Lançamento: Publicidade digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária| Autores: Wilson Gomes e Lucas Reis (organizadores)|Editora: P&A| 204 Páginas | Valor sugerido: R$ 25,00].

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