Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2011 - 10:20

Para uma história da belle époque: a coleção de cardápios de Olavo Bilac


Lançamento dia 25 de novembro de 2011 (sexta-feira),a partir das 17 horas,Academia Brasileira de Letras ,Avenida Presidente Wilson, 203 – Rio de Janeiro.Coedição: Editora Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Academia Brasileira de Letras|288 páginas |Formato: 21 x 28 cm|Preço de capa: R$ 130,00.

O livro Para uma história da belle époque: a coleção de cardápios de Olavo Bilac, de Lúcia Garcia, como afirma Alberto da Costa e Silva, em seu prefácio, reuniu, com gosto e rigor, o melhor da coleção de cardápios de Olavo Bilac – a mais importante de que, no Brasil, se tem notícia – revelando como padrões estéticos se iam popularizando no país, na chamada belle époque, e como, pela lista de pratos de prestígio e de festa, se afrancesavam cada vez mais as suas elites.

Bilac foi frequentador assíduo dos banquetes comemorativos de atos e iniciativas públicas, comuns ao final do século XIX e início do XX. Esses banquetes comemoravam fatos como a abertura da Avenida Central feita pelo prefeito Pereira Passos, a Convenção Sanitária liderada por Oswaldo Cruz, a Exposição Universal do fim do século XIX, entre outros. Bilac passou a colecionar os cardápios desses eventos, que possibilitaram à autora Lúcia Garcia uma seleção dos mais significativos, tendo em vista sua contextualização histórica, permitindo ao leitor conhecer, com isso, acontecimentos memoráveis da história do Rio e da belle époque.

Como ressalta Alberto da Costa e Silva, ao colecionar os cardápios dos banquetes, Bilac tinha possivelmente a consciência de que preservava com eles o pouco de uma vida que todos os dias se mudava em saudade.

Essa coleção revela o requinte e a sofisticação não só na elaboração gráfica dos cardápios como também dos almoços e jantares que reuniam a elite da sociedade carioca da época, por meio de seus políticos, escritores, artistas, jornalistas, entre outros.

O aspecto menos conhecido do poeta de maior prestígio literário do Brasil na passagem do século XIX para o XX, complementando a obra citada de Dimas, é também a do jornalista gourmet, do cronista amante da boa mesa, do poeta que se rendia à sociabilidade e à celebração do prazer gastronômico, numa celebração vívida e notória da amizade. É sobre esse Bilac, sobre sua coleção de cardápios guardada na Academia Brasileira de Letras, apresentada pela primeira vez um conjunto, de que trata também este livro.

Bilac, mais conhecido como o expoente da poesia parnasiana no Brasil, foi um grande cronista de seu tempo, faceta esta revelada por Antonio Dimas, em sua obra, Bilac, o jornalista. Em suas crônicas, publicadas na imprensa carioca e paulista, entre 1890 e 1910, constata-se que Bilac não foi tão somente um formalista, alienado de seu cotidiano. Ele presenciou e se bateu pela modernização do Rio de Janeiro, reconhecendo a necessidade de que nossa cidadania chegasse mais cedo e fosse mais longe [1]. [1] Antonio Dimas, in Bilac, o jornalista, 3 volumes, Imprensa Oficial/Edusp, Editora da Unicamp, São Paulo, 2006.

Editora Imprensa Oficial-Inserindo-se com destaque no mercado editorial, nos últimos dez anos a Editora Imprensa Oficial produziu 876 títulos em coedição, 81 obras com selo próprio e 276 livros da Coleção Aplauso. O reconhecimento à qualidade gráfica e editorial rendeu inúmeros prêmios, com destaque aos 43 Jabuti, contando os três atuais, outorgados pela Câmara Brasileira do Livro, incluindo dois Livros do Ano, também da CBL; o Clio de História, da Academia Paulista de História; Prêmio Colar do Centenário, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; o Prêmio Sergio Milliet, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), vários prêmios Excelência Gráfica Fernando Pini, da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), considerado o mais importante em qualidade gráfica de País; prêmio Literário Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entre outros. [www.imprensaoficial.com.br| www.academia.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira