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23/11/2011 - 10:40

Pesquisa Datafolha revela que pais e jovens do Sudeste acreditam na eficácia das vacinas, mas acham que pessoas só se vacinam quando há perigo de surt

O medo da doença gerado por uma propaganda é o segundo principal motivador para que as pessoas tomem vacina, seguido de campanhas realizadas pelo governo. Levantamento também revela que 37% dos pais consideram a vacinação contra a meningite meningocócica a mais importante para seus filhos e que a maioria dos jovens desconhece os sintomas e os fatores que levam a contrair a doença.

São Paulo– Pesquisa realizada pelo Datafolha revela que 97% dos pais e 95% dos jovens da região Sudeste acreditam na eficácia das vacinas. No entanto, 84% dos jovens e 87% dos pais afirmam que as pessoas só se previnem por meio das vacinas quando há perigo de surto ou epidemia. O levantamento mostra, ainda, que para 37% dos pais a vacina contra a meningite meningocócica é a mais importante para o filho tomar dentre sete opções de vacinas apresentadas. A pesquisa, realizada a pedido da Novartis, teve como objetivo entender os hábitos e a percepção dos jovens brasileiros e seus pais a respeito das vacinas. Para o levantamento foram entrevistadas 1,2 mil pessoas de nove capitais do país, sendo 854 jovens com idade entre 11 e 24 anos e 409 pais de filhos jovens.

Quando perguntados sobre quais vacinas já haviam tomado, as respostas foram: tétano (76% jovens e 86% pais), hepatite (66% jovens e 73% pais), gripe H1N1 (50% jovens e 63% pais) e meningite meningocócica (52% jovens e 77% pais). O medo de pegar a doença gerado por uma propaganda (96% dos jovens e 92% dos pais) é o segundo principal motivador para que as pessoas tomem vacina, seguido de campanhas realizadas pelo governo (76% jovens e 82% pais).

Meningite meningocócica-Apesar da vacinação contra a doença ter sido apontada como importante, o conhecimento sobre a meningite é baixo entre os jovens do Sudeste. A maioria deles (61%) não sabe indicar quais são os sintomas da meningite meningocócica e 65% desconhecem os fatores que levam a contrair a doença. Por outro lado, os pais citam dor de cabeça (56%), febre (56%) e rigidez no pescoço (52%) como sinais da doença, demonstrando mais conhecimento a respeito do tema.

“A meningite meningocócica ocorre principalmente em crianças menores de 5 anos, porém os jovens também estão muito propensos ao contágio, pois a bactéria causadora da doença é transmitida por gotículas respiratórias e saliva e é nessa faixa etária que os jovens participam com maior frequência de festas e comemorações onde compartilham copos e talheres e beijam com mais frequência”, diz o médico Dr. Marco Aurélio Sáfadi, professor de pediatria da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, secretário do Comitê de Doenças Infecciosas da Sociedade da Paulista de Pediatria, chefe da Divisão de Doenças Infecciosas Pediátricas do Hospital São Luiz e membro do Conselho Consultivo Permanente em Práticas de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. “A doença é grave e nesse público pode ter impacto negativo no desenvolvimento físico e social, pois além do risco de morte, pode deixar sequelas, como surdez, amputação de membros e distúrbios mentais”, completa.

Influenciador para tomar a vacina-Segundo a pesquisa, 72% dos jovens e 77% dos pais consideram a mãe a principal influenciadora para que o jovem tome vacinas, confirmando o importante papel da mulher no cuidado com a saúde da família.

Medo de agulha-O medo de agulha é apontado por 78% dos jovens e 69% dos pais como um dos motivos para as pessoas não tomarem vacinas. Os entrevistados também afirmaram que os homens, de maneira geral, não gostam de tomar vacinas (51% jovens e 63% pais).

Vacinação na escola-Com relação às informações sobre vacinas, a maior parte dos jovens (73%) declarou que a escola ou a faculdade já realizou aulas (43%) ou palestras (35%) sobre o tema. Para 71% dos pais, as escolas que oferecem vacinação aos seus alunos têm um diferencial importante em relação às demais.

Novartis [www.novartis.com.br]-A Novartis oferece soluções de saúde que atendem às necessidades em constante mudança de pacientes e da população. Focada exclusivamente em cuidados com a saúde, a empresa oferece um portfólio diversificado para melhor atender estas necessidades: medicamentos inovadores e genéricos, vacinas preventivas, ferramentas de diagnóstico e produtos de consumo em saúde. A Novartis é a única empresa com posição de liderança em todas essas áreas. Em 2010, o Grupo atingiu vendas líquidas de US$ 50,6 bilhões, enquanto cerca de US$ 9,1 bilhões (US$ 8,1 bilhões excluindo ajustes de deterioração do valor nominal dos ativos e amortizações) foram investidos em pesquisa & desenvolvimento em todo o Grupo. Sediada em Basiléia, Suíça, as empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 119.000 pessoas (incluindo 16.700 da Alcon) e operam em cerca de 140 países ao redor do mundo.

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