Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2011 - 11:18

Natal 3.0, época de encantar e contar uma boa história

Data carregada de significados emocionais e religiosos, o Natal é um dos períodos mais aguardados pelos varejistas. A situação não é diferente no e-commerce, que deve registrar no Natal de 2011 um crescimento de 30% em relação ao ano passado, segundo a e-bit.

Mesmo diante dessas perspectivas favoráveis, seria interessante que as empresas não se concentrassem exclusivamente em aumentar o tíquete médio de seus consumidores. Com sua forte carga simbólica, o Natal é um dos momentos mais propícios para se ampliar a base de clientes e aprofundar os laços com quem já compra ou já comprou em sua loja virtual e permitir uma experiência de consumo mais satisfatória que a simples aquisição de bens para si para amigos e familiares.

O marketing tem alguns desafios peculiares em períodos festivos. Se, para o setor de e-commerce, ainda de acordo com a e-bit, apenas o período de Natal equivale a aproximadamente 15% das vendas anuais, é forte ainda a disputa com a venda nas lojas físicas localizadas em ruas comerciais e shoppings que ficam lotados no período.

Para fugir da multidão e dos inconvenientes das lojas físicas, o brasileiro aprendeu a comprar online. Em 2011, o Natal pode ser um grande estímulo para alavancar ainda mais a adesão ao comércio eletrônico, e o marketing digital tem de apostar na relevância dos conteúdos, sem a qual qualquer mensagem de e-mail marketing cai no esquecimento, em meio à enxurrada de propagandas existentes na Internet.

Assim, mais que vender, o Natal é o momento de encantar, de contar boas histórias, de falar ao coração do consumidor e de procurar saber mais sobre ele. Estratégias precisas e flexíveis de e-commerce, como o e-mail marketing, apresentam vantagens inerentes à tecnologia, tendo no caráter analítico grande trunfo para facilitar o planejamento, antecipar tendências e otimizar gastos.

Para garantir a relevância da mensagem e atrair a atenção do cliente, nada melhor que, em sintonia com os princípios do Marketing 3.0, abrir as portas para ele. O Natal é o momento para trazer o cliente para perto de si, seja no processo de criação, com maior ênfase nas sugestões e na construção de produtos, promoções e facilidades, seja na atenção dedicada às causas que motivam os consumidores. Essas estratégias permitem estreitar o vínculo com os clientes, mantendo-os não na posição de meros consumidores, mas sim de participantes do processo de criação dos produtos e estratégias de marca.

Se o primeiro caso – à exceção da participação na criação das campanhas e promoções – necessita de maior tempo para gerar algum impacto, a busca por causas coletivas pode ser uma alternativa viável. Há de se preocupar em entender bem o público com o qual se trabalha, e em agir de forma sincera, integrando as ações ao dia a dia da empresa. Em tempos de transparência, crítica constante e memória virtual que não deixa escapar nada e perder credibilidade é uma possibilidade aterradora. Ganhar, porém, é a melhor forma de começar 2012 com crescimento garantido.

.Por: Juliano Marcílio, presidente da unidade de Marketing Services da Experian e da Serasa Experian para América Latina

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira