Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2011 - 09:02

Doadores de Sabedoria é lançado em São Paulo para disseminar experiências de pessoas que vivenciaram situações limite

Instituto Oncoguia, Museu da Pessoa e in futuro unem-se para divulgar histórias de sabedoria.

Foi lançado em São Paulo o Doadores de Sabedoria uma iniciativa que abre a pessoas que vivenciaram ou se encontram em situações limite em função de doenças graves como o câncer a oportunidade de compartilhar suas vivências e aprendizados. O objetivo é valorizar a importância da vida plena, da atenção ao próximo, e do cuidado com a saúde física, mental e espiritual.

A iniciativa, idealizada por Luiz Fernando Brandão, da consultoria in futuro, e viabilizado por Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia, e por Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa, reunirá depoimentos, que serão contados por meio do programa ‘Conte sua História’, do Museu da Pessoa (espaço expositivo e estúdio aberto para que toda e qualquer pessoa possa gravar sua história ou indicar alguém) e ficarão disponíveis no site dos Doadores de Sabedoria, o http://www.doadoresdesabedoria.com.br/ , do Instituto Oncoguia, da in Futuro e na página do Museu.

“Receber o diagnóstico do câncer não é fácil pra ninguém, mas acontece a todo o momento e com muitas pessoas”, afirma a psico-oncologista Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia. “Essa situação limite gera reflexões profundas sobre a vida e torna-se uma fonte preciosa de sabedoria, que merece ser compartilhada”, completa.

“Nossa intenção com o Doadores de Sabedoria é ouvir pacientes, familiares, amigos que passaram por esta situação, eternizar seus aprendizados e dividir com milhares de pessoas, pela Internet, redes sociais e no próprio espaço do Museu”, acrescenta a diretora do Museu da Pessoa, Karen Worcman. “Buscamos um mundo mais justo e democrático, baseado na história de pessoas de todos os segmentos da sociedade”, completa Worcman.

“Hoje o câncer não é uma sentença de morte. É uma doença que pode ser curada”, conta Ivani Rossi, em sua ‘doação’ ao Doadores de Sabedoria. Os depoimentos também serão divulgados nas mídias sociais, Twitter e Facebook, além de sites e blogs, por meio de ‘pílulas de sabedoria’, trechos das declarações que serão disseminadas na Internet para provocar o envio de novas histórias e para mobilizar os internautas a favor da causa.

A oportunidade de registrar suas vivências, além de dar um sentido maior à intensa experiência individual é o que define Luiz Fernando Brandão, da consultoria in Futuro. “O Doadores de Sabedoria vai beneficiar muitas pessoas e estimular os cuidados com a saúde física, mental e espiritual”, afirma.

Qualquer um pode ‘doar’ seu depoimento, desde que tenha vivenciado esta situação.

Medicina Integrativa e o câncer- A Medicina Integrativa nasceu nos Estados Unidos em 1970 e é uma modalidade orientada para a cura, que visa abordar a pessoa em seu todo (corpo, mente e espírito), incluindo todos os aspectos do estilo de vida. Ela agrega o melhor da medicina convencional e da medicina complementar, estabelecendo um caminho de equilíbrio entre as diversas abordagens já existentes. “A medicina integrativa vem beneficiando essas pessoas por meio de conversas e declarações entre pacientes, familiares, amigos e médicos. Por isto, esses depoimentos ao Doadores de Sabedoria merecem ser compartilhados como histórias bem-sucedidas”, afirma Brandão.

Na tentativa de conseguir melhoria para o tratamento e a cura do câncer, os pacientes vêm buscando esta terapia. Pesquisas divulgadas pelo INCA e pelo Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF) apontam que a busca por esta modalidade de tratamento vem crescendo no Brasil e no mundo. “O objetivo não é eliminar os outros tipos de tratamento, mas uni-los, apontado que a pessoa é retentora da aptidão da cura da própria doença”, diz Luciana Holtz.

Instituto Oncoguia- Fundado em 2009, em São Paulo, o Instituto Oncoguia tem a missão de garantir aos pacientes com câncer e à população em geral o empoderamento para o autocuidado em saúde, qualidade de vida e cidadania por meio de informação de qualidade, propiciando o fim do medo e preconceito, que impedem a população de se cuidar adequadamente, para a redução do número de mortes por câncer.

O Oncoguia, além de administrar o mais completo portal brasileiro de conteúdos relacionados ao câncer, com artigos de especialistas, notícias do Brasil e exterior, informações sobre direitos e tratamentos, entre outros, também existe para defender que os direitos dos pacientes com câncer sejam garantidos por meio de diferentes estratégias, entre elas, a participação e organização de eventos, palestras, ações sociais e parcerias. Em maio de 2010 o I Fórum de Políticas Públicas do Instituto Oncoguia contou com a presença das principais instituições de câncer do Brasil (Inca, Fosp, ANVISA e grandes especialistas) e se propôs a discutir a doença como um grave problema de saúde pública.

Museu da Pessoa- Fundado em São Paulo em 1991, o Museu da Pessoa atua para registrar, preservar e transformar em informação histórias de pessoas e grupos de toda a sociedade. Sua missão é ser um museu virtual, aberto e colaborativo, que transforma histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas e povos. Por meio de metodologias próprias capta, organiza e edita conteúdos disseminados em publicações, programas de rádio, TV, exposições e no portal www.museudapessoa.net . Nesse período, inspirou a criação de três museus similares fora do Brasil (Canadá, EUA e Portugal), articulou uma rede de memória voltada para o desenvolvimento cultural e social do país, liderou campanhas nacionais e internacionais para a valorização de histórias de vida e sistematizou e disseminou sua metodologia.

Atualmente, o Museu da Pessoa tem um acervo único com cerca de 14 mil histórias, que narram a história do Brasil nos últimos 100 anos. São 200 projetos realizados, 46 livros publicados e uma média de 480 mil visitantes únicos por ano no portal.

Consultoria in Futuro-A in futuro é uma consultoria de comunicação dedicada ao amanhã. Acredita que a transparência e a colaboração são forças poderosas e fazem a diferença nesse momento de profundas transformações. A estrutura da empresa, Fundada por Luiz Fernando Brandão, jornalista e tradutor com mais de 30 anos de experiência em comunicação organizacional, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e do Comitê Estratégico do Museu da Pessoa, é leve e flexível, o que permite mobilizar os melhores talentos para cada missão. [www.doadoresdesabedoria.com.br | www.oncoguia.org.br| www.museudapessoa.net].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira