Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2011 - 09:02

Fundação Volkswagen chega à marca de 1 milhão de alunos beneficiados


Número se iguala a total de estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental de escolas públicas de sete estados brasileiros Resultado abrange atuação de nove anos de programas educacionais da Fundação, em 265 municípios.

A Fundação Volkswagen acaba de conquistar a marca de 1 milhão de alunos beneficiados em nove anos de atuação de seus programas educacionais. Para se ter ideia da representatividade do número, ele corresponde ao total de estudantes matriculados nas redes municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de sete estados brasileiros juntos: Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondonia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O resultado foi obtido por meio de investimento nos cinco projetos do pilar de Educação da Fundação Volkswagen: Estudar pra Valer!, destinado à formação continuada de professores da rede pública, com foco no desenvolvimento da leitura e da produção de textos dos alunos entre 7 e 14 anos; Brincar, voltado aos profissionais da Educação Infantil para o aprimoramento de atividades lúdicas e recreativas; Entre na Roda, de formação de orientadores de leitura; Pró-Educar Brasil, que oferece formação universitária a professores em parceria com a rede de concessionários, e Aprender com a Pinacoteca, para ampliação do conhecimento dos professores de artes.

"O resultado é reflexo de um trabalho que envolveu comprometimento e esforço da Fundação Volkswagen em parceria com a sociedade civil organizada, prefeituras e secretarias de educação. As conquistas atingidas até hoje nos impulsionam a continuar investindo para aprimorar a qualidade da educação pública brasileira", diz o Dr. Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen.

Nos nove anos de atuação, os projetos do pilar de Educação da Fundação Volkswagen receberam investimentos na ordem de R$ 50 milhões. As ações foram realizadas em 265 municípios em quatro estados do País e atingiram mais de 10.000 educadores. Além da abrangência das ações, os projetos proporcionaram também resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas, melhora em desempenho de leitura e produção de textos e, consequentemente, na aprovação final nas disciplinas escolares.

Segundo levantamentos realizados pela Fundação Volkswagen, alunos de escolas beneficiadas pelo projeto Estudar pra Valer!, por exemplo, têm a compreensão de textos 30% maior do que de estudantes de municípios não atendidos pelo programa. Para a comparação, foram consideradas cidades com IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) semelhante no período anterior à atuação da Fundação Volkswagen.

"Investimos na formação dos professores porque são os profissionais capazes de assegurar um direito que é de todos: o de aprender. Precisamos oferecer suporte para que eles façam isso com qualidade. Para os próximos anos, buscamos ampliar nossa atuação alcançando um maior número de professores em diversas regiões do Brasil", afirma Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen.

Projetos: Estudar pra Valer!-O projeto Estudar pra Valer! já foi realizado em 32 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e atingiu 5.603 educadores e 300.837 alunos, com foco no desenvolvimento da leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental. Até então, o programa contava com materiais de apoio a professores apenas do 1º ao 5º ano. Agora, a Fundação Volkswagen entrega os materiais para o ciclo dois (6º ao 9º ano) para educadores dos municípios de Araraquara, Lençóis Paulista, São Roque, São Carlos e Peruíbe, todos no estado de São Paulo. A coleção é composta por nove fascículos, contendo um módulo introdutório e oito cadernos destinados às áreas do conhecimento: Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2004, o Estudar pra Valer! foi reconhecido como inovação educacional pela Rede Innovemos, da Unesco.

Pró-Educar Brasil-No final de novembro, cinco concessionárias da Volkswagen na região nordeste (Ceará Motor, Fazauto, Mais, Promac e Saga) vão aderir ao projeto Pró-Educar Brasil, assumindo o compromisso com a formação integral de mais 80 professores de escolas da rede pública dos estados do Ceará e Paraíba. Atualmente, o programa atende a 30 professores da região de Arcoverde, em Pernambuco. A ação é realizada por meio de parceria com a rede de mais de 600 concessionários da Volkswagen, o que permite ao programa a ampliação a todo o território nacional.

O Pró-Educar Brasil foi concebido em 2008 para oferecer bolsa de estudos para formação universitária a professores que possuem apenas o magistério em municípios com baixo IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Aprender com a Pinacoteca-Por meio do projeto Aprender com a Pinacoteca, a Fundação Volkswagen busca ampliar a percepção de educadores sobre disseminação da arte, provocando o desenvolvimento de consciência crítica e cidadania aos alunos. A ação conta ainda com visitas à Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde os alunos recebem uma aula especial sobre a história de arte, com recursos exclusivos, como um livro produzido exclusivamente para a visita e explicações diferenciadas.

O projeto já foi realizado em 61 escolas de São Bernardo do Campo, beneficiando 118 professores e 3.540 alunos.

Brincar-O projeto Brincar reconhece que o brincar livre é um direito da criança e oferece formação para os profissionais de Educação Infantil (pré-escola) para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças. A ação busca resgatar e oferecer um repertório de brincadeiras, jogos e brinquedos da cultura brasileira e estimular a reflexão sobre a importância do brincar livre no desenvolvimento infantil. O material de apoio é um dos destaques da ação, composto por livro com referenciais teóricos, DVD com brincadeiras e cirandas e fichas com o passo a passo de atividades com corda, roda, entre outras.

O projeto é realizado desde 2005 em 127 cidades, dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, Rio de Janeiro.

Entre na Roda-O projeto Entre na Roda forma orientadores de leitura, entre educadores, bibliotecários e voluntários da comunidade, para que atuem em diferentes espaços, como escolas, bibliotecas e asilos, estimulando o gosto pela leitura e proporcionando maior contato das pessoas com os livros. A ação já foi realizada até em locais como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Um dos destaques do projeto é o Baú de Leitura, composto por 100 títulos, entregue a todas as escolas e instituições cujos profissionais participam da formação, com o objetivo de auxiliar na implementação de rodas de leitura e outras atividades orientadas pelo projeto.

Fundação Volkswagen-Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen é responsável pelo investimento social da empresa no País, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento social. Tem como objetivo promover e realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

Entre os projetos que compõem o pilar de Desenvolvimento Social da Fundação Volkswagen estão o concurso de projetos sociais VW na Comunidade, que na sua quarta edição em 2011 já somou R$ 1 milhão em prêmios para ONGs indicadas pelos funcionários da Volkswagen no País inteiro; Costurando o Futuro, programa de capacitação profissional e geração de renda que transforma uniformes usados pelos funcionários da Volkswagen e tecido automotivo em artigos como bolsas e necessaries, com foco no meio ambiente e na geração de renda; e o apoio ao Instituto Baccarelli, responsável pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, formada por jovens da comunidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira