Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2011 - 09:38

Educação em Hannah Arendt


Entre o mundo deserto e o amor ao mundo.

Baseado na obra de Hannah Arendt, sobre o imperativo de educar mesmo quando a educação é atingida pelo desmantelamento do mundo o livro “Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo”, publicado pela Cortez Editora e escrito pela alemã Vanessa Sievers de Almeida, analisa e pensa, numa perspectiva filosófica dirigindo-se aos que estudam o pensamento da filósofa e àqueles que se indagam sobre o sentido da educação e seu compromisso com o mundo comum.

Nesta obra é questionado se pode haver um compromisso da educação com o mundo no momento em que assistimos ao desmantelamento desse espaço comum. A filósofa Hannah Arendt sustenta que a tarefa da educação escolar é iniciar as crianças e os jovens no mundo público – um lugar que compartilhamos com outros, um espaço constituído por acontecimentos e significados que fazem parte de nosso passado comum e que precisa de constante renovação. Esse mundo, porém, está em crise.

A preocupação avassaladora com as necessidades vitais, reais ou inventadas, está se impondo enquanto perdemos a capacidade de cuidar do comum. Essa desertificação do mundo tem reflexos devastadores na educação. A autora deste livro analisa e estuda esses e outros aspectos da obra de Hannah Arendt no intuito de refletir sobre a responsabilidade educativa de acolher os jovens no mundo, de mostrar-lhes que, apesar de este lugar estar “fora dos eixos”, é imprescindível apostarmos nele, e de encorajá-los para que, por sua vez, estabeleçam seu vínculo singular com esse espaço comum e seu legado, pelo qual futuramente serão responsáveis. Entre o mundo deserto e o amor ao mundo.

A filósofa é categórica: apesar de tudo, não podemos nos isentar da responsabilidade pelo mundo, nem pelos novos habitantes dele e sua educação. Ela não oferece soluções, mas encontramos em sua obra, além de sua implacável análise da crise do mundo moderno, uma profunda reflexão sobre experiências que podem alimentar a esperança pelo mundo.

A autora: Vanessa Sievers de Almeida nasceu na Alemanha, viveu na Bolívia e mora há 20 anos no Brasil. Ela é teóloga, pedagoga e doutora em educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como agente pastoral e educadora popular, assessora pedagógica em ONG, professora de alemão e tradutora. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Também integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia e Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o qual vem estudando a obra de Hannah Arendt. .[ Editora: Cortez Editora| 240 Páginas |Preço sugerido: R$ 43,00| Área: Educação].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira