Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2011 - 09:21

Forship realiza comissionamento do FPSO OSX-1


O comissionamento do FPSO OSX-1, unidade da frota da OSX, que vai produzir o primeiro óleo da OGX até o final do ano, está sendo concluído pela Forship Engenharia, para entrar em operação em dezembro.

Rio de Janeiro – A Forship Engenharia, empresa brasileira que desenvolve soluções customizadas para plantas industriais, está na etapa final do comissionamento do FPSO OSX-1, primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo e gás da frota da OSX, empresa do grupo EBX.

O FPSO, que está no cais do porto do Rio de Janeiro, foi afretado pela OGX, outra empresa do grupo EBX, e será instalado na acumulação de Waimea, na Bacia de Campos, a 80 km da costa, a uma profundidade de 130 metros. O OSX-1 vai produzir, até o final do ano, o primeiro óleo da operadora brasileira, criada em 2007. O FPSO, que chegou no início de outubro ao Brasil, foi construído na Coréia e customizado no estaleiro da Keppel, em Cingapura, para atender às especificações técnicas da OGX e aos requisitos da legislação brasileira.

Maior especialista do país em engenharia de comissionamento, a Forship vai entregar o FPSO pronto para operar, depois de pouco mais de um ano de trabalho, iniciado em agosto de 2010. Para garantir isso, uma equipe de 20 profissionais da Forship acompanhou a viagem da unidade até o Brasil. O escopo do contrato com a Forship incluiu o comissionamento dos sistemas operacionais e o atendimento integral à legislação brasileira.

Paulo Elias, vice-presidente de O&G da companhia e diretor executivo da subsidiária Forship Asia, explica que o trabalho executado pelo estaleiro Keppel tinha como objetivo a adequação da embarcação para as condições operacionais da bacia de Campos, uma vez que a plataforma foi projetada e construída para as condições do Mar do Norte. “A Forship realizou também as atividades de pré-comissionamento, aferindo se todos os equipamentos foram instalados de acordo com as exigências do projeto e da legislação”, acrescentou o executivo.

Depois de chegar ao país, o FPSO vai passar por inspeções das autoridades marítimas, seguindo depois para a locação definitiva, ainda com uma equipe da Forship a bordo, que está concluindo o processo de comissionamento para a produção do primeiro óleo.

“Embora tenhamos outros projetos similares em nosso portfólio, é sempre motivo de orgulho concluir mais um trabalho, principalmente pelo fato de ser uma parceria de duas empresas 100% brasileiras. Este projeto não somente reafirma a nossa competência como também demonstra, de forma inequívoca, a qualificação e a competitividade da indústria brasileira”, finaliza Fábio Fares, presidente da Forship Engenharia.

O sucesso do Grupo Forship é atestado pelo reconhecimento de mais de 50 clientes nacionais e internacionais. Petrobras, Statoil, OSX, Noble, Braskem, Maersk, Odebrecht, Queiroz Galvão, Samarco e Vale estão entre os clientes do Grupo.

Sobre o Grupo Forship – Com sede no Rio de Janeiro, o Grupo Forship oferece soluções e serviços de engenharia para plantas industriais dos setores de óleo e gás, petroquímico, indústria naval, energia e mineração. Referência em Comissionamento, a empresa destaca-se também pelo desenvolvimento e implantação de tecnologia de ponta, atuando nas Américas, Europa, África e Ásia.[www.forship.com.br] |.Aline Rodrigues.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira