Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2011 - 09:36

25º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Tecnologia LED é escolhida para iluminar trabalhos vencedores.

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, a mais renomada premiação de design do país, celebra 25 anos em 2011. Este ano reuniu um número recorde de inscrições no concurso do cartaz, 855, e de produto/trabalhos teóricos, 810. Os 45 trabalhos finalistas e 41 premiados nesta edição ficarão expostos no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, até 15 de janeiro de 2012, onde a iluminação com fita LED IP 20 da Golden foi estrategicamente escolhida para dar destaque aos produtos vencedores com discrição.

A adequação do projeto luminotécnico ficou a cargo do lighting architect Fernando Bottene do escritório Via Luz, que buscou uma solução para dar destaque aos produtos premiados através da criação de uma "aureola" de luz em torno dos mesmos. A fita LED foi escolhida por tratar-se de uma fonte de luz contínua, com formato diminuto, capaz de proporcionar o efeito desejado: criar uma luz que não se sabe exatamente de onde vem, nem como realmente ela é.

De fácil instalação, com uma luz contínua e perimetral, este produto possibilita a adaptação e fixação de forma direta no local onde se pretende iluminar, dispensando o uso de luminárias. Foram usados 125 metros lineares customizados de fita LED 3528 IP 20 da Lâmpadas Golden na cor amarela (2700K) e 26 fontes de acionamento para tensão de entrada de 12V, ideal para propiciar maior fluxo luminoso e estabilidade das cores.

A escolha do LED foi motivada pela espécie de composição dos produtos premiados. “Com o uso do LED podemos trabalhar com baixa voltagem e pouca emissão de calor, característica extremamente importante quando aplicada sobre materiais inflamáveis, como plástico e papel que compõem a maior parte dos objetos expostos”, explica Bottene.

A ideia do projeto foi sugerida pela equipe responsável pela mostra do MCB. O lighting architect Fernando Bottene da Via Luz viabilizou técnica e projetualmente esta ideia. A Lâmpadas Golden forneceu o material para por em prática todo este estudo. A parceria entre o Museu da Casa Brasileira, a Via Luz e a Lâmpadas Golden começou em junho deste ano, quando a tecnologia LED foi implantada no hall principal da entrada do museu paulista durante a exposição Produtos imperfeitos, Mobiliário contemporâneo.

Projeto luminotécnico: Via Luz Iluminação|Coordenação: Fernando de Barros Bottene|Lâmpadas: fita LED 3528 IP20 da Golden. Exposição-O resultado do 25º Prêmio Design MCB, a mais renomada premiação de design do país, poderá ser conferido de 23 de novembro a 15 de janeiro de 2012. Os trabalhos apresentados desta edição são das categorias Equipamentos de construção, de transporte, eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos escritos publicados. A mostra trará ainda os cartazes que divulgaram o Prêmio ao longo de sua trajetória.

Para celebrar estes 25 anos, foi lançado um site especial e inaugurado uma instalação interativa que disponibilizará ao público grande parte da memória do Prêmio, cuja história se mistura à do próprio design brasileiro. A mostra conta com um livro “21 - 25º Prêmio Design MCB”, com tiragem especial e que foi distribuído exclusivamente na noite da premiação.

A mostra, elaborada pela equipe técnica do Museu, incorpora a linguagem proposta pelo cartaz vencedor desta edição, que utilizou como meio o papelão normalmente empregado nas embalagens de produtos. Na exposição, a apresentação foi pensada como se os objetos fossem recém abertos das caixas de papelão, com destaque de luz para os premiados. O espaço expositivo do Museu foi transformado em uma espécie de depósito de novidades, com uma apresentação despojada, que permite a experimentação de algumas peças, além de buscar ao máximo mostrá-las em funcionamento.

No hall de entrada, além da coleção de cartazes e da instalação interativa, o espaço foi transformado em uma sala de leituras por duas grandes mesas com bancos onde estão disponibilizados os trabalhos escritos, premiados e finalistas.

Lâmpadas Golden -Fundada em 1990, a Lâmpadas Golden tem 85% de seus produtos voltados para a conservação de energia e promove o uso inteligente e racional da energia elétrica, adotando para isso tecnologia de última geração em seus produtos.

Graças ao seu departamento de Engenharia e Gestão da Qualidade, a empresa concilia o desenvolvimento de produtos eficientes e o atendimento às necessidades dos clientes, tendo como compromisso o ótimo custo benefício e a qualidade assegurada. Dotada de equipe altamente qualificada, composta por engenheiros que atuam diretamente nas unidades fabris, a Lâmpadas Golden dispõe de estrutura e profissionais para garantir aos seus produtos 100% de conformidade com as normas técnicas brasileiras em vigor e está entre as empresas de iluminação com maior número de lâmpadas fluorescentes compactas certificadas pela ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). A empresa também participa ativamente de entidades como a Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e o Green Building Council Brasil. [www.lampadasgolden.com.br | Blog www.golden.blog.br].

Via Luz Iluminação-Fundada em 1994, a Via Luz é uma empresa especializada em tecnologia de iluminação, cujo objetivo principal é fornecer ao mercado de arquitetura e interiores o conhecimento de novas tecnologias, seu uso e aplicação, visando a recriação de os espaços edificados através da luz. Recebeu em 2001 o reconhecimento da ABILUX com a premiação de inovação tecnológica, cujo selo certificado faz parte, hoje, dos seus produtos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira