Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2011 - 09:51

Abramge divulga vencedora do Prêmio de Medicina 2011

O prêmio inclui diploma, troféu e a quantia de R$ 15 mil para trabalho inédito.

A ginecologista Patrícia Pereira dos Santos Melli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRPUSP) foi a vencedora da 17ª edição do Prêmio Abramge de Medicina de 2011, que teve como tema “HPV- Prevenção e Tratamento”. O trabalho inédito de Santos Melli, com o título “ Tratamento das Lesões Intra-epiteliais Cervicais de Alto Grau”, consistiu em atendimento cirúrgico, acompanhamento dos casos e pesquisa realizada durante um ano com 97 mulheres da região de Ribeirão Preto, divididas em dois grupos: um portador do vírus HPV e outro que, além de ser portador do Papilomavirus humano, também era soro positivo para o HIV, o vírus da Aids.

Essas mulheres fizeram um tratamento cirúrgico ambulatorial para a retirada de lesões no colo do útero e foram acompanhadas durante um ano para se obter o resultado da pesquisa que, em linhas gerais, atesta que o citado tratamento deu muito bom resultado nos dois grupos. “Nossa proposta foi tratar a lesão causada pelo vírus HPV, que pode levar ao câncer de colo de útero, e constatar os resultados nos pacientes durante certo período”, diz Patrícia Melli.

Segundo ela, o tratamento cirúrgico, chamado de cirurgia de alta frequência, permite a retirada da lesão causada pelo vírus, com anestesia local e em ambulatório, de modo menos invasivo. “O acompanhamento das pacientes em 12 meses comprovou que houve 99,6% de resposta considerada positiva, com cura e/ou melhora nas pacientes com HPV que não são portadores do vírus da Aids. E ainda entre aquelas pacientes que são portadoras do HIV e têm o HPV, os resultados somaram 89,1% de cura e/ou melhora”, explica a ginecologista, para quem o tratamento é importante para se evitar o câncer de colo de útero, provocado pelo HPV.

“O objetivo do trabalho também foi checar se essa técnica de tratamento teria resultados diferentes entre as mulheres com HPV e aquelas portadoras do HPV e do HIV. E constatamos que, tanto um grupo como o outro conseguiram resultados importantes de melhora e cura”, garante a doutora.

Comissão Julgadora -A Comissão Julgadora do Prêmio Abramge de Medicina, encarregada de apurar e conceder notas aos trabalhos deste ano foi composta pelos médicos: Hilo de Moraes Ferrari, ginecologista e obstetra; Jair Monaci, vice - presidente da Abramge São Paulo, representante da Abramge na Câmara Técnica sobre o novo modelo de remuneração dos Hospitais, vice – presidente e responsável pela Administração Médica da Lincx Sistemas de Saúde; Alberto José Niituma Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida e diretor de Responsabilidade Social da Fiesp, além de coordenador do MBA Gestão de Programas de Qualidade de Vida da Universidade Corporativa Abramge; Luiz Antonio Pardo, professor de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC; e presidida por Alexandre Lourenço, presidente da Universidade Corporativa Abramge e da Abramge São Paulo.

Os Prêmios Abramge de Medicina e de Jornalismo –- este que este ano teve como ganhadora a jornalista Gabriela Meneses, do jornal O Povo de Fortaleza, que concorreu com jornalistas de todas as regiões brasileiras, com a reportagem “Estou com HPV. E agora?”, uma série de quatro matérias de páginas inteiras publicada no dia 11 de setembro último naquele diário -- serão entregues em solenidade de encerramento das atividades da Abramge de 2011 no dia 30 de novembro, em São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira