Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2011 - 09:51

Dionísio Pestana é Empreendedor do Ano


Presidente do Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português, é considerado o melhor “Empreendedor do ano 2011” pela Ernst & Young Portugal.

Da esquerda para a direita: Esmeralda Dourado, membro do Júri, Dionísio Pestana, Presidente do Grupo Pestana, e João Alves, Presidente da Ernst & Young Portugal - Crédito: Paula Nunes/Diário Económico

O Prêmio Ernst & Young Entrepeneur of the Year 2011 Portugal, foi anunciado na última quarta-feira, 23, na cerimônia que aconteceu em Lisboa. O Presidente do Grupo Pestana, Dionísio Pestana, foi o grande vencedor da categoria que disputava com seis finalistas.

O júri baseou a escolha levando em conta critérios como espírito empreendedor, a integridade pessoal e influência do empresário, bem como a performance financeira, estratégia, inovação e impacto global do projeto do Grupo Pestana.

“É um grande orgulho ver reconhecido o trajeto do Grupo Pestana por meio deste prêmio de prestígio internacional, confirmando a merecida visibilidade deste projeto de raiz portuguesa e vocação global, que no próximo ano completa 40 anos de sucesso. Dedico-o aos sete mil colaboradores espalhados pelo “mundo Pestana” sem os quais este percurso não teria sido possível”, afirmou Dionísio Pestana, em seu discurso de agradecimento.

O Prêmio da multinacional Ernst & Young é uma iniciativa global da consultora que visa reconhecer a importância do empreendedorismo como um valor fundamental e fator crítico de sucesso para o desenvolvimento da economia.

Dioníso Pestana iniciou o seu percurso profissional na empresa familiar, na Ilha da Madeira, que contava então com apenas um hotel. Após uma primeira fase de recuperação dessa unidade, o empresário foi gradualmente expandindo para o restante de Portugal e explorando novos destinos internacionais, sendo hoje o maior grupo hoteleiro português, presente em 10 países e em três continentes.

O empresário irá representar Portugal na disputa pelo título mundial, entre os dias 7 e 10 de junho de 2012, em Monte Carlo, em Mônaco, em uma cerimônia que reunirá os finalistas dos 50 países participantes. [www.pestana.com].

Prêmio “Ernst & Young Entrepreneur Of The Year”-O Prêmio Ernst & Young Entrepreneur Of The Year foi criado nos Estados Unidos, em 1986, com o objetivo de reconhecer e incentivar os empreendedores que se distinguem pela criatividade, investimento pessoal num projeto de empresa, pela visão e pelo sucesso alcançado.

Desde então, o programa foi sendo estendido a todos os continentes, conquistando sucesso e reconhecimento sempre crescentes.

Líderes como Jeff Bezos, da Amazon, Howard Schultz, da Starbucks, Michael Dell, da Dell Computer Corporation, e Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, já foram vencedores da premiação.

A eleição dos finalistas e vencedores do Prêmio Ernst & Young Entrepreneur Of The Year cabe a um Júri independente, composto por prestigiadas e reconhecidas personalidades, que representam diversos segmentos da sociedade.

A entrega do prêmio é efetuada na Gala Entrepreneur Of The Year. É nessa ocasião solene que o Presidente do Júri anuncia, a um grupo de finalistas, o grande vencedor do ano.

Além da consideração e o reconhecimento nacional, o vencedor será admitido automaticamente na World Entrepreneur Of The Year Academy, e será convidado a representar o país no Prêmio Ernst & Young World Entrepreneur of the Year®. A próxima edição da final mundial, que reunirá os ganhadores de 50 países, será em Monte Carlo, Mônaco, em junho de 2012.

O Grupo Pestana, cuja origem remonta a 1972, por ocasião da fundação da M & J Pestana - Sociedade de Turismo da Madeira, desenvolve a sua atividade principalmente no setor do Turismo, tendo ainda interesses na Indústria e nos Serviços, com presença em 3 Continentes.

De empresa eminentemente local ou regional, hoje o Grupo Pestana é o maior grupo português no setor do Turismo. As suas duas marcas de hotelaria (Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal) detém/gerem 90 unidades hoteleiras e cerca de 9 mil quartos, sendo assim o Grupo Pestana a maior cadeia hoteleira de origem portuguesa.

O Grupo Pestana está no Top 300 das empresas hoteleiras mundiais. Segundo o ‘Corporate 300 Ranking’, publicado pela revista norte-americana “Hotels”, o Grupo Pestana, com as marcas Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal, ocupa a 115º posição, sendo a rede portuguesa em melhor posição neste ranking mundial. Em 2010 a marca Pestana foi distinguida como uma das mais valiosas em Portugal, pelo Brand Valuation Forum. Avaliada em 104 milhões de Euros, a marca Pestana lidera atualmente o setor Turismo. Recentemente, passou, também, a figurar na 26ª posição do European Hotel Survey 2010, no rating da revista Hotel Management International.

O Grupo Pestana continua o processo de transversalidade da sua internacionalização, tendo já presenças consolidadas em 10 países (Portugal, Inglaterra, Alemanha, Brasil, Argentina, Venezuela, Moçambique, África do Sul, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe). Em maio de 2011 o Grupo Pestana passou a somar 10 destinos com a chegada à Alemanha, com a abertura do Pestana Berlim Tiergarten, na sua capital.

Em 2012-2013 está prevista a abertura dos novos investimentos já anunciados pelo Grupo Pestana: Miami, nos Estados Unidos da América será o próximo destino, seguido do cinco estrelas, Pestana Montevideu, no Uruguai e do Pestana Casablanca, em Marrocos. Luanda será o primeiro destino do Grupo em Angola com inicio de construção previsto para o primeiro trimestre de 2012 e, na Argentina, o Grupo anunciou recentemente o seu 3º investimento no país, o Pestana Buenos Aires Golf & Residences.

Na área do lazer, o Grupo Pestana possui, além dos 46 hotéis (10 na Madeira, 9 no Algarve, 4 em Lisboa/Cascais/Sintra, 1 no Porto, 1 em Inglaterra, 1 na Alemanha, 9 no Brasil, 3 em Moçambique, 1 na África do Sul, 1 em Cabo Verde, 2 na Argentina, 1 na Venezuela e 3 em S. Tomé e Príncipe), 12 empreendimentos de Vacation Club, 6 campos de golfe, 3 empreendimentos imobiliário/turístico, duas concessões de jogo para Casino (Madeira e S. Tomé e Príncipe), participação numa companhia de aviação charter, uma agência de viagens e três operadores turísticos.

Em 2003, o Grupo Pestana assumiu a gestão da rede das Pousadas de Portugal e das suas 44 Pousadas existentes no território nacional, tendo ainda promovido a sua internacionalização através da abertura de uma Pousada em Salvador, na Bahia, em outubro de 2005.

O universo destas entidades emprega mais de sete mil colaboradores e em 2010 apresentou receitas de cerca de 500 milhões de Euros e um Ebitda superior a 100 milhões de Euros. [ www.pestana.com e www.pousadas.pt].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira