Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2011 - 10:53

CACB planeja ações com a alemã BFZ

A parceria entre as instituições tem rendido bons frutos e deverá ser renovada no ano que vem

Uma delegação alemã está no Brasil para acompanhar as ações de cooperação internacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O objetivo do encontro é avaliar os resultados já alcançados, a partir da parceria com a alemã BFZ (Centro de Formação de Profissionais de Entidades Empresariais da Baviera), e traçar os próximos passos para as atividades em conjunto entre as duas entidades. A agenda de encontros será concluída, nesta sexta-feira, quando a CACB promove, na sede da entidade, em Brasília, um workshop em que apresenta seus programas de cooperação internacional.

Reuniões- A agenda de encontros entre a CACB e a BFZ começou na segunda-feira (21), em Foz do Iguaçu, com uma visita do coordenador do Empreender, Carlos Alberto Rezende, e os delegados alemães ao CDT-AL (Centro de Desenvolvimento Tecnológico da América Latina) - braço do Sebrae para ações internacionais na região de fronteiriça. Nesta quinta-feira (24), foram realizadas reuniões no Sebrae, na ABC (Agência Brasileira de Cooperação Internacional) - ligada ao Itamaraty- e na GIZ (Agência Brasileira de Cooperação do Governo Alemão).

“O Brasil assume o papel de indutor de desenvolvimento das micro e pequenas empresas da América do Sul. Transferência tecnológica consiste também em informação e treinamento. A CACB dá a sua contribuição neste sentido”, afirmou o presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli.

Compõem a delegação alemã, a diretora de projetos do Sequa (Fundação para o Desenvolvimento da Alemanha), Linda Schraml, Martin Wahl, coordenador da Divisão Internacional da BFZ ( Centro de Formação Profissional das Entidades da Baviera) e executor dos projetos junto a CACB, o especialista alemão em projetos de cooperação internacional Rolf Spelt.

A parceria -A parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Centro de Profissionalização das Associações da Baviera-(BFZ) começou em março de 2009. Desde então, foram promovidos projetos de cooperação internacional em pelo menos 15 países. As ações foram desenvolvidas, principalmente, por meio de dois programas: Empreender (El Salvador, Colômbia, África do Sul. México e Chile) e Rifa --Rede Interregional para adptação da Formação Técnica e Profissional às necessidades do Artesanato - (com ações na Alemanha, Costa do Marfim, Benim e Marrocos). Também foram desenvolvidas atividades em Honduras, El Salvador, Guatemala e Timor Leste, entre outros. Atuação internacional

O sucesso da CACB na disseminação dos núcleos setoriais no Brasil permitiu à Confederação um papel determinante nos projetos de cooperação internacional, especialmente, em programas destinados ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Esta atuação no cenário internacional rendeu condecorações, como por exemplo, em 2007, quando recebeu o prêmio do ICC – Câmara Internacional de Comércio. Na ocasião, o Capacitar (programa oriundo do Empreender) foi considerado modelo de projetos. Desde então, a entidade foi convidada, inclusive, para compor a banca examinadora do ICC.

Os bons resultados nos projetos de cooperação internacional, levaram a CACB a firmar um outro convênio, desta vez, com o Sebrae. Um acordo, assinado em agosto entre CACB e Sebrae, permite disseminar a metodologia dos núcleos setoriais nos países fronteiriços. “A CACB já mostrou ter o know how para programas de cooperação internacional, nossas parcerias têm sido bem sucedidas e alcançamos bons resultados. A tendência, agora, é crescer", declarou o coordenador do Empreender Carlos Alberto Rezende. [www.cacb.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira