Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2007 - 08:49

Mercado de animação em 3D em alta

TV Digital, Cinema Imax e o crescente número de longas com desenhos animados fazem com que, a estimativa de crescimento da produção de animações em 3D, seja positiva para os próximos anos.

Se você não esteve fora do planeta nos últimos sete ou oito anos, deve ter percebido que, como nunca, os tradicionais "desenhos animados" mudaram um pouco. Hoje, a maior parte deles, é feita digitalmente e utilizando visual 3D.

No Brasil a produção de animação nunca esteve tão forte. Dos US$ 30 milhões gerados em negócios internacionais de produção independente para TV, US$ 13 milhões são compostos só por produções de animação. Em 2006, o setor teve incremento de mais de 35%, e a tendência é de que continue crescendo neste ano, segundo dados da ABPI-TV (Associação Brasileira das Produtoras Independentes de TV).

A produtora de animações Oca Filmes, embora recém-chegada ao mercado, já desenvolveu jobs diversos contribuindo para o crescimento desse mercado no país. Em poucos meses, os profissionais da Oca já desenvolveram diversos jobs de animação, como os efeitos 3D do curta-metragem "Entre Tuas Rodas", de Vitor Mafra, da Republika Filmes, a vinheta de assinatura da campanha de natal da Coca-Cola e uma cena em animação de filme do CCAA, ambas para Margarida Flores e Filmes.

E para melhorar ainda mais seu repertório, a Oca Filmes reformulou toda a programação visual do Canal Rural, projeto idealizado pelo publicitário Nizan Guanaes. "Participar de projetos do Nizan é sempre gratificante, mas abrir uma produtora e logo trabalhar na "menina dos olhos" dele foi uma benção", diz Ana Paula Catarino, podutora executiva da Oca Filmes. E o diretor de arte da produtora acrescenta, "Foi uma grande surpresa, fomos na N/Idéias apresentar nosso repertório e já saímos de lá contratados, demorou um pouco pra entendermos isso, foi engraçado!".

E se ainda assim você duvidar desse potencial há outro fator que precisa ser acrescentado. No cinema, principalmente com a entrada do Cinema IMAX e o crescente número de longas com desenhos animas, e a televisão, com a chegada da TV Digital, existe uma leva de novas tendências que apontam um grande potencial ainda inexplorado. Pense em animações disponíveis na Internet, em materiais de e-learning, em podcasts, celulares.

Existem ainda, alguns mercados para a animação desconhecidos pelo grande público, e que estão prestes a explodir nos próximos anos. Um deles é a animação para celular. Estamos perto de um grande boom no Brasil desse tipo de mídia, que cresce cada vez mais com a chegada dos celulares modernos que captam vídeos e imagens coloridas.

Além de ser uma saída criativa, a animação 3D ou a tradicional 2D são opções mais baratas, já que para a produção de um filme digital não necessariamente depende de locação de espaço e câmeras para gravação. "Filmar de qualquer jeito e, então, apelar ao 3D para corrigir as falhas. Mas nem sempre há tempo ou orçamento disponíveis para solucionar problemas na pós-produção. Por isso planejar uma direção de efeitos no set elimina dores de cabeça - e contribui muito para a qualidade final do projeto", finaliza Diego Velasco artista em CGI da Oca Filmes.

Oca Filmes - Em menos de um ano, a Oca Filmes, produtora de animação em 3D, 2D e CGI, já colhe seus frutos. Em seu currículo, trabalhos para Motorola, IG, Mizuno, Canal Rural, dentre outros. O mérito fica por conta dos profissionais que formam uma equipe de experiência singular e que tem a qualidade no DNA, assim é Guilherme Alvernaz (animador há 20 anos) um dos animadores mais conceituados do mercado atualmente e filho de Ruy Perotti. Pelas mãos do Guilherme e com o acompanhamento de toda equipe, a Oca emplaca a produção de um filme em 3D com o título "Frágil", prometendo ter uma perspectiva inovadora na animação.| www.ocafilmes.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira