Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2007 - 08:53

Nossa Caixa escolhe solução Compuware como pilar de sua iniciativa de governança

Gestão centralizada de toda a demanda e portfólio de TI, em tempo real, tem permitido alinhar os recursos com a estratégia de negócio do banco.

Com o objetivo de realizar o gerenciamento de todas as demandas que impactam o departamento de tecnologia e recursos disponíveis a partir de uma perspectiva de estratégia de negócios da instituição, o Banco Nossa Caixa implantou a solução ChangePoint da Compuware para uma abordagem sofisticada e centralizada de gestão de todo o portfólio de TI, atendendo aos requerimentos complexos de governança de tecnologia, o que inclui novos processos e controles baseados em COBIT.

De acordo com Carlos Eduardo Pereira Lago, gerente de Planejamento de TI da Nossa Caixa, o projeto iniciou-se em 2005. O executivo lembra que na época a área de tecnologia era vista como um departamento que consumia muitos recursos e que não conseguia se planejar adequadamente para atender às demandas da organização. Na época, o banco já vivia um crescimento expressivo e a TI assumiu a responsabilidade sobre a integração ao negócio para comunicar claramente o seu valor e iniciativas alinhadas à estratégia da instituição.

Para suportar o crescimento esperado da demanda e melhorar o nível de eficiência, a área de TI optou pela solução ChangePoint. A ferramenta foi escolhida com o objetivo de atender quatro principais necessidades. A primeira é ter uma gestão de todas as necessidades que chegavam ao setor, para controlar cada ação e estabelecer prioridades de acordo com os objetivos e critérios definidos pelas áreas de negócios do banco. Outro fator importante é a realização do gerenciamento centralizado de todos os projetos, abrangendo todas as etapas de seu desenvolvimento. A terceira meta é fazer a gestão dos recursos de TI. Além disso, a solução suportará ainda todo o modelo COBIT de gestão e controle para obter visibilidade, em tempo real, das operações.

Segundo Paulo Duque, gerente de Vendas da Compuware, o projeto englobou consultoria e serviços de implantação e consistiu na revisão do fluxo de trabalho e automação de processos por meio de uma rígida disciplina financeira. A solução também contemplou a estruturação do Balanced Scorecard (BSC) para a área de TI, com painéis de controle personalizados para cada nível hierárquico, e integração da ferramenta com o sistema de help desk para o atendimento da demanda dos usuários finais.

Mesmo com o plano em andamento, a Nossa Caixa já consegue sentir os primeiros resultados. O banco passou a ter um planejamento centralizado, baseado em prioridades do negócio para uma gestão efetiva dos recursos, além de realizar o gerenciamento dos riscos dos projetos e reduzir o tempo de entrega, alinhando as ações de TI aos objetivos de negócio e assim maximizando a qualidade das ações.

“Esse projeto é parte de uma grande iniciativa de governança corporativa do Banco Nossa Caixa e tem ajudado a reverter a percepção que a instituição tinha sobre a área de TI, a qual ganhou visibilidade interna e já é reconhecida como um departamento eficiente por meio de um modelo transparente de gestão baseado em visibilidade e controle. Hoje, todas as decisões tomadas pela equipe de TI passam por análises e simulações sofisticadas, em tempo real, feitas pelo ChangePoint que, além de servir como framework de automação de processos, suporta todo o nosso processo decisório. Ao todo, os investimentos do banco em projetos de TI devem girar em torno de R$ 130 milhões, considerando o período de 2007 e 2008. Já iniciamos a segunda fase dessa iniciativa, que será concluída até julho de 2008”, explica Carlos Eduardo.

Para a segunda etapa, o objetivo é utilizar a solução da Compuware para a gestão dos custos de projetos da área de TI, obtendo dessa forma, uma estimativa precisa para a realização das ações. Outra prioridade será o gerenciamento da capacidade, que engloba a análise dos perfis dos funcionários, dos recursos financeiros e da infra-estrutura. Além disso, a ferramenta também ajudará o banco a realizar a gestão do conhecimento, ou seja, a criação, o registro e a disseminação de idéias.

“Sem dúvida trata-se de um projeto de vanguarda. O nível de maturidade de TI do Banco Nossa Caixa tornou-se uma referência não apenas no Brasil, mas também, tem sido analisado por outras instituições ao redor do mundo. O ChangePoint passou a ser utilizado por eles como um verdadeiro framework de governança”, finaliza Paulo Duque.

Perfil da Compuware - Fundada em 1973, a Compuware é uma das maiores empresas de software do mundo e reconhecida como líder em soluções que ajudam os CIOs a gerenciar o negócio e o valor da TI. A companhia oferece um conjunto integrado de soluções que inclui gestão de portfólio de TI, desenvolvimento de aplicações, garantia da qualidade e gestão de serviços de TI. Essas soluções possibilitam alinhar e gerenciar o portfólio de TI e a infra-estrutura como um todo; melhorar a eficiência, o controle de custos e a produtividade dos funcionários; acelerar o desenvolvimento e garantir a qualidade das aplicações, além de maximizar a disponibilidade e o desempenho dos sistemas de missão crítica. A empresa está presente em mais de 60 países e atende mais de 23 mil clientes, incluindo 95 entre as 100 maiores empresas listadas pela Fortune.. O faturamento da empresa no último exercício fiscal atingiu US$ 1,21 bilhões. | www.compuware.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira