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29/11/2011 - 08:45

Consumidores do Brasil dizem que trocar de smartphone está ficando cada vez mais difícil

Estudo internacional da GfK aponta que aproximadamente um em cada cinco dos consumidores que possuem tanto um iPad quanto um iPhone diz que trocar de smartphone é mais difícil que trocar de banco.

São Paulo – Resultados do mais recente estudo da GfK conduzido em vários países mostra que as principais barreiras à mudança de tipo de smartphone estão relacionadas à experiência do usuário, ao invés do custo ou da marca.

A pesquisa revela que as três principais barreiras são: "bagunçar/desorganizar a configuração atual do meu smartphone" (33%), "ter que aprender a usar outro tipo de smartphone" (29%) e "ter que transportar o meu conteúdo (música, vídeo, livros, aplicativos) de um tipo de smartphone para outro” (28%).

No Brasil, essas barreiras foram citadas ainda mais fortemente, principalmente as relativas a bagunçar/desorganizar a configuração atual do smartphone (41%) e ter que transportar o conteúdo (38%). Em seguida aparece ter que aprender a usar outro tipo de smartphone com 32%.

Barreiras para trocar de smartphone, por país (%):

O relatório da GfK sobre a experiência do usuário e fidelidade ao ecossistema digital analisou as barreiras dos consumidores para a troca de tipos de smartphones e o impacto de suas atitudes relativas à experiência geral do usuário. O estudo foi realizado em nove países: Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Itália, Espanha, Reino Unido e os EUA.

Leonardo Melo, Gerente de Atendimento da área de Business & Technology da GfK Brasil, comenta: “As barreiras para troca de smartphone mostram a importância daquele ditado: ‘em time que está ganhando não se mexe.’ Esse pensamento ficou ainda mais forte com o crescimento de dispositivos conectados que melhoraram rapidamente a experiência do usuário. Paralelamente, a acessibilidade de conteúdo entre dispositivos também oferece grandes benefícios aos consumidores e pode ser uma forma de retenção na marca. Aqueles consumidores que se sentem satisfeitos com sua configuração atual terão dificuldade em experimentar uma nova plataforma e quanto mais serviços usarem, maior sua fidelidade a uma marca.”

Fidelidade à marca de smartphone aumenta conforme aumenta a quantidade de aplicativos usados-Com o decorrer do tempo o consumidor cria ecossistemas digitais e seu próprio mundo de conteúdo em seu aparelho móvel, e o estudo mostra que sua fidelidade à marca de smartphone aumenta com a quantidade de aplicativos e serviços que utilizam. A pesquisa revela que o ponto de virada para essa fidelidade é quando o consumidor usa sete ou mais serviços em seu dispositivo.

Os consumidores nos Estados Unidos são os mais propensos a usar sete ou mais serviços (61%), seguido de perto pela China (56%) e Brasil (53%). Em contrapartida, os consumidores europeus utilizam menos serviços em seu smartphone: França e Itália (46%), Alemanha (45%), Espanha (43%) e Reino Unido (42%).

Experiência do Usuário: a Europa Ocidental exige simplicidade; Chineses querem acesso a vários dispositivos.

A pesquisa também analisou o impacto de três aspectos fundamentais quando se trata de experiência do usuário: simplicidade de uso, integração de recursos e acesso a conteúdos. E os resultados revelaram que a importância dada a estes três aspectos depende da região em que o consumidor vive.

Consumidores da Europa Ocidental mostram maior ênfase na simplicidade do que na integração ou acesso a serviços. Por exemplo, na Alemanha 84% dos consumidores acreditam que a facilidade de uso é o fator mais importante e dão menor importância em acesso a conteúdos em vários dispositivos (64%). Por outro lado, os consumidores chineses dão maior importância para acesso a conteúdo, com 92% enfatizando a necessidade de acessar conteúdo em todos os dispositivos.

Em nível global, 72% dos usuários de smartphones dizem que acham mais fácil acessar seus aplicativos e navegar no sistema de menu de seu próprio aparelho. Portanto, sair de um smartphone com o qual se sentem familiarizados é o maior desafio na troca de aparelhos.

71% dos usuários de smartphones acreditam que os serviços e recursos em seus aparelhos funcionam perfeitamente entre si. A pesquisa também descobriu que quanto mais serviços um consumidor utiliza em um dispositivo, mais ele sente que os recursos e funções estão fortemente integrados.

Por fim, o consumidor que cria uma biblioteca de mídia e conteúdo exige acesso a todo seu conteúdo digital, independentemente do dispositivo que esteja usando naquele momento. Quase três quartos (72%) dos proprietários de smartphones acham que é importante o acesso a conteúdos como músicas, livros e aplicativos em qualquer dispositivo com conexão à internet, como smartphones, tablets e PCs. Este número aumenta para 80% e se torna ainda mais importante para os consumidores que possuem todos os três dispositivos: tablet, smartphone e PC.

Segundo Leonardo Melo, “O fabricante de smartphone que criar uma experiência harmoniosa para o usuário será capaz de aumentar a fidelidade deste consumidor e isso também ocorre cada vez mais com tablets. Em um mercado competitivo, as marcas que investirem na experiência do usuário irão obter grandes resultados. Aquelas que ocupam posições de destaque no mercado, que criam experiências incríveis aos seus usuários, estão potencialmente na posição mais forte, e será difícil desafiá-las para ganhar participação de mercado.”

Pesquisa-O relatório da pesquisa da GfK sobre experiência do usuário e fidelidade ao ecossistema foi realizada pela área de Business & Technology da GfK. Inclui a opinião de 4.257 proprietários de smartphones em nove países, entrevistados entre 17 e 28 de outubro de 2011, utilizando técnicas de entrevista on-line com adequação a cada país.

GfK-Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 5ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 11 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 24 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas decisões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Nextel, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, Mafre, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, Bridgestone, GM, Volkswagen, Toyota, Nissan. [www.gfkcr.com.br].

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