Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2011 - 08:45

Menstruação Irregular pode indicar problemas com a saúde

A ovulação em geral ocorre na metade do ciclo de cada mulher e consiste da liberação do óvulo pelos ovários. Durante esse processo o útero sofre modificações como o crescimento da sua camada interna – o endométrío – preparando-se para a gestação. Se este óvulo for fecundado por um espermatozóide, inicia-se a gravidez. Caso contrário, o endométrio descama e ocorre a menstruação.

“Nos primeiros dois anos da menstruação é normal uma irregularidade do ciclo, com períodos longos sem sangramento. Isso ocorre, pois o sistema reprodutor ainda está “amadurecendo. Após dois anos já esperamos uma normalização”, orienta a ginecologista e obstetra Dra. Denise Gomes.

Irregularidades menstruais podem estar relacionadas a uma série de doenças que só um especialista é capaz de diagnosticar. Por isso, é fundamental consultar o ginecologista pelo menos uma vez por ano.

A ginecologista e obstetra Dra. Denise Gomes aponta os principais problemas relacionados à menstruação desregulada, veja:

Síndrome dos ovários policísticos – os ovários ficam aumentados e com a presença de cistos (pequenas bolsas) que contêm material liquido ou semi-liquido. Se não tratada, a síndrome pode causar ausência de ovulação e dificuldade para engravidar, entre outras complicações.

Endometriose – é a presença de endométrio fora do útero, principalmente nos ovários, nas trompas e na região pélvica. Pode levar à infertilidade. O endométrio é o tecido que reveste o útero, preparando-o para uma gravidez. Quando não há fecundação, ele é eliminado pela menstruação.

Problemas de tireóide – ciclos menstruais irregulares podem indicar problemas na glândula tireóide, responsável pela produção de vários hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo – entre eles, os que regulam a fertilidade. Se não tratadas, as doenças da tireóide podem levar à necessidade de remoção da glândula. Quando isso acontece, é preciso repor com medicamentos os hormônios que antes eram produzidos pelo próprio corpo.

Miomas uterinos – São tumores uterinos benignos, que podem aparecer em várias partes do útero. Às vezes, são assintomáticos, mas quando provocam sintomas, um deles é a menstruação irregular. Dependendo do tamanho, os miomas podem exigir acompanhamento médico e cirurgia, principalmente quando causam dor, sangramento e infertilidade.

Desnutrição – Irregularidades menstruais podem ser indícios de distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia. Também pode ser uma conseqüência da desnutrição, já que sem alimentação adequada, o organismo não consegue produzir os hormônios responsáveis por regular o ciclo menstrual. [www.plenaclinica.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira