Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2011 - 08:58

Programa Febraban inclui mais de 400 pessoas com deficiência no mercado de trabalho


Candidatos selecionados passaram por curso de capacitação de seis meses e agora assumirão cargos em agências bancárias.

São Paulo - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizou a formatura da turma de 2011 do Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário, no dia 28 de novembro (segunda-feira),no auditório da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo. O programa capacitou e empregou 444 profissionais com deficiência e a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, que destacou a importância do projeto.

O presidente da Febraban , Murilo Portugal, falou sobre o quanto o projeto é importante para a entidade e reafirmou o compromisso da instituição com a promoção da inclusão. "A formatura destes 444 profissionais representa que vencemos mais uma etapa, inclusive porque, nesta edição, tivemos o desafio especial de incluir pessoas com deficiência intelectual. Posso afirmar que de tudo que fiz na presidência da Febraban, este é o projeto que mais me emociona", disse Portugal.

"O programa da F Febraban é um exemplo para todos os setores da economia, pois oferece uma porta de entrada para as pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Temos hoje centenas de pessoas que foram devidamente capacitadas e agora estão prontas para trabalhar e alcançar seu desenvolvimento, crescimento e sucesso profissional. Desejo que todos possam conquistar seu espaço e se superar cada vez mais. Além disso, espero também que a força de vontade destas pessoas e do projeto sensibilize a sociedade para promover mais ações de cidadania com esse caráter", declarou o prefeito Kassab.

A Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência - entidade que prestou consultoria nesta edição do projeto, realizando a seleção e a capacitação dos candidatos - foi representada no evento por Marcos Gonçalves, um dos fundadores da instituição e atual presidente da Fenavape - Federação Nacional das Avapes, que falou da satisfação em ser parceiro de um projeto que dá oportunidades a tantas pessoas. "Faço um balanço fantástico da participação da Avape no Programa Febraban. É bom ver que a sociedade caminha a passos largos rumo à inclusão. Acho emocionante", avaliou Gonçalves.

Oportunidade e inclusão- O Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário existe desde 2009 e surgiu após um diagnóstico feito pela entidade sobre as dificuldades encontradas pelos bancos para selecionar profissionais com deficiência, tem como principal objetivo promover a inclusão e a capacitação de profissionais com este perfil, dando-lhes uma oportunidade de iniciar uma carreira nas agências bancárias com preparo e competitividade.

Para Claudenice Carvalho Rocha, de 40 anos, que possui uma deficiência nos membros inferiores causada por uma paralisia infantil, a participação no Programa FEBRABAN representa um marco na sua vida profissional. "Estou me sentindo realizada, como se estivesse dando meu primeiro passo rumo ao sucesso. O curso foi ótimo e me ensinou muito. Agora, estou ansiosa para começar a trabalhar", disse a funcionária do Itaú-Unibanco.

A opinião de Claudenice sobre a importância do curso de capacitação, do qual os selecionados do Programa Febraban participaram nos últimos seis meses, foi confirmada também por Cleverson Francisco de Oliveira, de 25 anos, deficiente auditivo contratado pelo Bradesco. "O que aprendi no Programa supera até mesmo os conhecimentos que adquiri na escola formal. O curso me fez sentir preparado para atuar como bancário. Esta oportunidade é a melhor coisa que já me aconteceu na vida", disse ele.

O curso de qualificação realizado pelos candidatos contou com aulas de língua portuguesa, matemática financeira, etiqueta empresarial, informática, negócios bancários, negociação e vendas.

Além da consultoria da Avape, o Programa Febraban também foi apoiado pela Prefeitura de São Paulo por meio da SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da SEMDET - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. O Governo do Estado de São Paulo também atuou como parceiro através do PADEF - Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência e da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Os bancos que participaram da edição 2011 do Programa foram: BANIF, Bicbanco, Bradesco, Citibank, Cruzeiro do Sul, Carrefour Soluções Financeiras, HSBC, Itaú - Unibanco, Safra, Santander e Votorantim.

Perfil-A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é a principal entidade de classe representativa do setor bancário. Sem fins lucrativos, conta com 125 bancos associados, de um total de 178 registrados no Banco Central do Brasil até o fim de 2009. O seu objetivo é fazer a ponte entre as instituições financeiras em todas as esferas - Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e organizações da sociedade civil - para o aperfeiçoamento do sistema normativo, a contínua melhoria da oferta de produtos e serviços, a ampliação do crédito e da informação ao consumidor e a redução dos níveis de risco.

Fundada em 09 de novembro de 1967, na cidade de São Paulo, com o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade, a Febraban busca contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País, concentrando esforços que favoreçam o crescente acesso da população aos produtos e serviços financeiros. Ao longo de mais de quatro décadas, testemunhou as profundas mudanças sociais, econômicas e políticas do País, sempre contribuindo e auxiliando os bancos no cumprimento de suas três funções básicas: rentabilizar a poupança, financiar o consumo e o investimento e viabilizar pagamentos e recebimentos.

Avape- Com 29 anos de atuação, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) é uma instituição filantrópica de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência e em risco social. Fundada em 1982, a entidade é considerada modelo de gestão e foi a primeira em sua área a receber a certificação ISO 9001. A Avape é reconhecida pelo trabalho de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, qualificação e colocação profissional, programas comunitários e capacitação de pessoas e de gestão para organizações sociais. Oferece atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência e em risco social, do recém nascido ao idoso. Desde o seu início, já realizou mais de 18 milhões de atendimentos gratuitos e inseriu mais de 17 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Na busca de parâmetros internacionais, mantém parcerias e termos de co operação técnica com diversas organizações nacionais e internacionais. [www.avape.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira