Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2011 - 10:04

Morro da Conceição abre as portas dos seus ateliers


Projeto Mauá une arte e preservação do patrimônio num só final de semana.

Tradicional referência da zona portuária, o Morro da Conceição se abre para a arte, sem esquecer-se do seu passado. Estas são as ideias que sustentam a mais nova edição do Projeto Mauá 2011, “Arte por toda parte”, que ocorrerá nos próximos dias 02, 03 e 04 de dezembro ( sexta, sábado e domingo), e estará de portas abertas para receber o público em visitas gratuitas ao Atelier Villa Olívia, de Marcelo Frazão, e a outros nove ateliers, dos artistas Paulo Dallier, Renato Sant`Ana, Teresa e Gustavo Speridião, Claudio Aun, Osvaldo Gaia, Guether Leyen, Adrianna Eu, Gaia Casa de Técnica e Artes e Atelier Ventos do Norte, instalados nas Ladeiras João Homem e Felipe Neri e na Rua do Jogo da Bola. Nos espaços, poderão ser vistos trabalhos em pintura e gravura, desenhos, esculturas, fotografias, vidro e instalações.

Além do contato direto com os artistas, que explicarão as diferentes técnicas e processos de trabalho, os visitantes poderão ver a produção realizada nas oficinas de arte gratuitas oferecidas aos moradores do morro e ao público em geral, ministradas em seus ateliers nos meses de outubro e novembro, visando demonstrar que a arte pode ser usada como instrumento de geração de renda. As oficinas contaram com o apoio do Consórcio Porto Novo, que assumiu em junho a administração dos serviços de manutenção e conservação de toda a região portuária do Rio de Janeiro.

Em sintonia com processo de revitalização da região, o projeto colabora também com a restauração de uma de suas igrejas mais emblemáticas. Amantes do local, onde moram ou produzem, mas também preocupados com a preservação do patrimônio local, os artistas do Projeto Mauá promovem este ano um leilão de arte, cuja verba será integralmente revertida para as obras de restauração da Igrejinha de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira local. As peças a serem leiloadas ficarão em exposição durante o projeto em diferentes bares no entorno do morro, como o Imaculada e o Sá Cabral. Já o leilão acontece no dia 7 de dezembro, véspera do dia da padroeira, na casa Ernani Leiloeiro, em Botafogo. [www.ernanileiloeiro.com.br].

O evento permite também a visitação de prédios e locais históricos, como a Fortaleza da Conceição, o Observatório do Valongo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o adro da Igreja de São Francisco da Prainha e a Pedra do Sal, que, assim como os ateliers, estarão sinalizados por banners nas fachadas. Além de poder percorrer as históricas ladeiras que cortam o morro, a oitava edição do projeto conta mais uma vez com shows, debates, apresentação de filmes, visitas guiadas e outras exposições.

Descortinar o Morro da Conceição, demarcado pela Praça Mauá e pelas ruas Sacadura Cabral, Camerino, Senador Pompeu e Acre, é um dos prazeres reservados aos visitantes do Projeto Mauá 2011, numa área que vivenciou o inicio da colonização do Rio de Janeiro e que está marcada para sofrer uma grande reurbanização que transformará o perfil da cidade.

.[A programação completa do Projeto Mauá pode ser acessada através do site www.projetomaua.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira