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30/11/2011 - 11:01

Área de compras ganha mais atenção devido à crise econômica internacional

Corporações procuram profissionais de compras para assegurar rentabilidade e competitividade.

São Paulo – A crise econômica internacional e o crescimento econômico brasileiro, dois cenários antagônicos, porém intrinsecamente relacionados, fizeram com que a área de compras das empresas ganhasse uma importância especial. Redução de custos é palavra de ordem em todas; seja para o aumento da competitividade ou até mesmo para sobrevivência em um cenário mundial ainda nebuloso.

De acordo com o presidente do CBEC - Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras, Leonardo Couto, é preciso dar a devida importância à área de compras, porque se por um lado temos um país dinâmico e em ascensão, como é o caso do Brasil, temos um cenário mundial de atenção para países estrangeiros mas que mantêm relações de negócios com o Brasil cuja economia passa por atribulações, como Estados Unidos, Alemanha, Grécia e demais da Zona do Euro.

Para Fabio Miguel, diretor de planejamento estratégico do CBEC, a implantação de uma área de inteligência em compras é cada vez mais necessária para a coleta de informações de mercado que incluem índices econômicos (com taxa de câmbio, petróleo, índices de preços de insumos, frete, serviços, estrutura de logística, etc.), além de desenvolvimento de novos produtos, market share dos concorrentes e características dos clientes.

“A área de inteligência em compras é responsável pelo apoio ao dia-a-dia das negociações de contratos com fornecedores, do acompanhamento da evolução de preços de matérias-primas, da criação de macroestratégias e da inteligência para a criação da base de dados com informações que auxiliem na tomada de decisão pelos compradores”, explica Fabio Miguel.

Atuando como “centrais de inteligência dentro das corporações”, esta área tem função determinante nos resultados financeiros e atua como agregador de valor, estendendo sua responsabilidade e atuação para as demais áreas, como as que envolvem planejamento e execução, por estar inteiramente integrada às necessidades da organização.

Com o aquecimento da economia brasileira e atenção ao cenário global, ocupar uma vaga na área de compras exige profissionais cada vez melhor preparados. Mas do que uma boa formação, é preciso compreender o cenário econômico atual e os impactos em suas negociações (taxa de câmbio, inflação, preço das commodities); saber identificar oportunidades de ganhos e estabelecer relações cooperativas; investir nas negociações cada vez mais técnicas por meio de estrutura mínima de custos que permita ao comprador “arbitrar” os custos dos fornecedores e, claro, ter espírito competitivo e investir em novas estratégias de redução de custo.

“Temos uma forte concorrência dos produtos estrangeiros e precisamos reduzir custos para voltarmos a ser competitivos”, explica Fabio Miguel. “A criação de parcerias estratégicas aliadas à busca de oportunidades que minimizem os efeitos da crise econômica internacional farão toda a diferença no resultado final”, explica. “Nas empresas a representatividade de compras em relação às vendas é superior a 50% (indústrias, principalmente) será fundamental ter uma área de compras sólida, participativa e inteligente”, conclui o executivo.

Perfil do CBEC-O Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras (CBEC) é uma associação sem fins lucrativos com abrangência nacional com papel estratégico para a melhoria da competitividade e da lucratividade das empresas brasileiras. Promove a integração entre os profissionais de Compras para a troca de experiências e conhecimentos, fomenta pesquisas e publica trabalhos sobre o tema no Brasil. Fundado em 2004, o CBEC está apto a capacitar e certificar os profissionais de Compras de acordo com padrões internacionais no que tangem a consolidação da identidade da área e princípios éticos para o profissional de Compras. O CBEC é a única entidade representativa da IFPSM no Brasil, órgão que congrega Associações Nacionais de Compras de 43 países, representando mais de 200.000 profissionais de Compras no mundo. [ www.cbec.org.br].

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