Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2011 - 11:33

Copa de 2014

Estamos todos ansiosos com a chegada do ano de 2014, pois será o ano que sediaremos pela segunda vez a copa do Mundo de Futebol. Sabemos também que este evento será de suma importância para nosso país, tanto para a economia como para a sociedade. Agora o que esta causando certa apreensão é algumas medidas que estão sendo ventiladas pelos cantos deste imenso país.

Ora sediar a copa do mundo de futebol é uma oportunidade única de mostrar ao mundo o que realmente o Brasil tem para oferecer, não a “guerra” na favela, a própria favela, a pobreza de um modo geral, mas as belezas naturais, nossas florestas, nossas cidades de norte a sul, nossa riqueza mineral, da flora e da fauna. Nesta oportunidade temos que contar com a estrutura de nossas agencias de viagens, das empresas privadas e governo para não decepcionarmos.

Assistimos a copa do mundo sediada na África, e vimos todos os problemas que este país passou para concluir toda a estrutura antes do início do evento. Aliás, alguns iniciaram antes mesmo de terminarem as obras.

Agora no Brasil estão querendo impor tarefas que não foram impostas nas demais Copas do Mundo, tenho certeza que temos estrutura para atendermos a esta copa do mundo de futebol, parece que alguns precisam conturbar algumas estruturas para obter ganhos.

Não me lembro de ter ouvido ou ter conhecimento de algum país que tenha alterado sua legislação em virtude de uma copa do mundo de futebol. Porque nosso país tem que alterar sua legislação? Ora a Lei Nacional tem que ser cumprida pelos brasileiros e pelos que aqui entrarem, seja da forma que for. É inadmissível termos que ouvir estas banalidades, como, fazer alterações na legislação tendo em vista determinação da FIFA, ou seja, a tal Lei Geral da Copa. Ora já passamos por diversos eventos e nunca tivemos problemas, tomamos como exemplo o Rock in Rio com quase 1 milhão de pessoas, somente assistindo ao evento numa única cidade, e não ouvimos falar de problemas sérios no aeroporto.

Acredito que não deveríamos nos preocupar com o que diz a FIFA, mas nos preocupar com o problema de cada cidade sede, pois cada uma tem uma personalidade. O governo tem que fazer alterações na legislação para beneficiar a economia nacional, nossas indústrias, proteger nosso país, falam em até liberar a bebida nos estádios, somente para favorecer um patrocinador de cervejas, porque somente na Copa do Mundo de Futebol? Qual a diferença para nossos campeonatos internos?

Estamos esperando a “bendita” reforma tributária a tanto tempo e agora chegam com isenção tributaria até para a bebida e ainda impõe que terá que ser liberada a bebida nos estádios em face do patrocinador, e como ficam nossos fabricantes?

Não podemos sofrer imposições externas. Temos que mostrar ao mundo que somos capazes de realizar uma Copa do Mundo de Futebol sem intervenção externa. Tenho certeza que nossos aeroportos estão capacitados para receber os adeptos do futebol do mundo inteiro. Que sejam 1,5 milhão ou 2 milhões de visitantes, tomamos como exemplo nosso carnaval, acredito que temos estrutura de sobra para recepcionar a Copa do Mundo de Futebol sem este alarde todo.

Logicamente, algumas medidas têm que ser tomadas, principalmente na segurança, logística de transporte, hoteleira e outras, mas nada que não possamos atender. Percebemos que muitas destas alterações tem cunho e interesse pessoal, alguns com objetivos exclusivos que já conhecemos em nosso país, nada de novo, mas fazer alterações na legislação somente em face da Copa do Mundo é um absurdo, sobreudo para nós brasileiros que esperamos por mudanças há muito tempo e nos deparamos com propostas somente para o curto espaço da Copa do Mundo de Futebol.

Alterar benefícios já conquistados como para os idosos, estudantes em detrimento do capital externo, não concebo! O Brasil, será uma vitrine para o mundo todo, principalmente, quando falamos de toda a desenvoltura que vem demonstrando seja na esfera política mundial, no crescimento econômico, na facilidade de se desvencilhar dos problemas sócios econômicos, na condução de divergências entre potencias no ato conciliatório, somos capazes e temos condições muito mais favoráveis que a África e nem por isso ela sofreu tamanho assédio por parte da FIFA.

Vamos realizar a Copa do Mundo de Futebol, mostrar tudo que nossa terra tem de bom, precisamos acreditar no setor de turismo, nas agências, no sistema hoteleiro, em nossos profissionais ligados ao turismo. Vamos mobilizar toda nação em prol do espetáculo, vamos mostrar ao mundo todo do que somos capaz, afinal Deus é Brasileiro.

. Por: artigo escrito pelo advogado do escritório Fernando Quércia Advogados Associados, Fernando Piffer.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira