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01/12/2011 - 09:25

Randon desenvolve novo modelo de vagão ferroviário para a MRS


A Randon Implementos, de Caxias do Sul (RS), desenvolveu um novo modelo de Vagão Gôndola para a MRS Logística S.A. Trata-se do GDU, que está em testes na malha ferroviária do sudeste do País, sendo que 10 unidades já foram entregues para a MRS no mês de agosto. Entre os diferenciais do produto estão maiaor capacidade de carga, melhor desempenho e menor custo de manutenção.

- Vagão Gôndola GDU: Desenvolvido para o transporte de minério de ferro e aplicação em ferrovia com bitola larga (1,60 metros), o produto conta com PBTC de 150 toneladas, truque 7”x12” e dimensões 10,5 x 3,16 x 2,99m. Dentre as principais vantagens do produto Randon estão:

Capacidade de carga de 47m3 – maior capacidade do mercado; | Piso com cantos arredondados – facilita a operação de descarga e evita retenção do material transportado; | Freio otimizado: sistema de freio com uma única válvula de controle para três vagões (em composições triais) – menor custo de manutenção; | Menor incidência de choques de tração na composição com a utilização de duas hastes de ligação (em composições triais) – aumento da vida útil dos componentes. | Truque usinado – melhor desempenho e menor desgaste do rodeiro. | Timoneria simplificada – menor custo de manutenção;

O novo desenvolvimento está alinhado com a consolidação da participação da Randon no mercado ferroviário que já ultrapassa 30% da produção de vagões de carga do Brasil. A experiência e evolução no setor de transporte de carga e a liderança nacional neste segmento marcam os sete anos de atuação da empresa no setor ferroviário. Os vagões são projetados e desenvolvidos com os mais modernos recursos tecnológicos, oferecendo qualidade e segurança. A flexibilidade das linhas de produção viabiliza a fabricação de produtos que atendam as expectativas do mercado. “O resultado final são produtos leves e resistentes, fáceis de operar e com baixos custos de manutenção”, salienta o diretor industrial Celso Santa Catarina.

A Randon considera a expectativa de que o mercado brasileiro alcance este ano a marca de 4.600 vagões envolvendo todos os fabricantes. A empresa investiu em tecnologia e ampliação da capacidade de produção para atender uma importante parcela deste mercado.

Randon S.A - Maior fabricante de implementos para o transporte na América Latina e entre os maiores do mundo, a Randon utilizou toda a sua experiência e evolução de mais de 60 anos no setor de transporte rodoviário de carga para ingressar, em 2004, no segmento de vagões ferroviários. A utilização dos modernos recursos tecnológicos confere aos vagões e componentes ferroviários Randon a melhor relação entre tara, segurança, durabilidade e manutenção. Através dessa tecnologia inovadora e competitiva, a Randon desenvolve produtos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente apresentando em seu portfólio os modelos hopper, gôndola, tanque, carga geral e plataforma, entre outros.

A estrutura de fabricação é composta por modernos gabaritos e dispositivos desenvolvidos com tecnologia própria, num processo organizado em linhas de fabricação seriadas e flexíveis, que permitem uma solução personalizada e ágil no atendimento das demandas dos clientes. A empresa investe continuamente em inovação, desde o desenvolvimento do produto através de simulações virtuais, até exaustivos testes em laboratório e de campo, onde os vagões são analisados em situação real de operação. A Randon utiliza o laboratório de tecnologia do Campo de Provas para testar os vagões e componentes ferroviários nos requisitos da norma AAR (Association of American Railroads), maior referência mundial em transporte ferroviário. O Campo de Provas das Empresas Randon, o primeiro empreendimento próprio de uma empresa fabricante de implementos para o transporte de carga, também é o único na América Latina utilizado para o segmento ferroviário.

MRS Logística - é a concessionária que controla, opera e monitora a malha sudeste da rede ferroviária federal. São 1.643 Km de malha, 12.891 vagões e 580 locomotivas que operam numa região que concentra aproximadamente 65% do produto interno bruto do Brasil A empresa atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, interligando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O foco das atividades da MRS está no transporte ferroviário de cargas gerais, como minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas, coque verde e conteineres; e na logística integrada, que implica planejamento, multimodalidade e transit time definido.

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