Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2007 - 09:27

Duke Energy fará estudos de viabilidade

A Duke Energy International Brasil firmou uma parceria com a Cemig Geração e Transmissão para a realização de estudos de viabilidade técnico-econômica de novos empreendimentos de geração de energia elétrica.

Os estudos de viabilidade serão realizados nos aproveitamentos hidrelétricos: Usina Hidrelétrica Galiléia, no rio Doce, Estado de Minas Gerais, 238 MW | Usina Hidrelétrica Resplendor, no rio Doce, Estado de Minas Gerais, 144 MW | Usina Hidrelétrica Biboca, no rio Doce, Estado de Minas Gerais, 57 MW e Usina Hidrelétrica Crenaque, no rio Doce, Estado de Minas Gerais, 81 MW.

“Estamos animados com os estudos e a possibilidade de investimentos em novos projetos. É um passo importante para a Duke Energy, que pretende aumentar seu parque gerador no país”, afirma Mário Silva, diretor de Planejamento Estratégico da empresa.

A Aneel ativou os registros dos estudos de quatro aproveitamentos: Biboca, Resplendor, Crenaque e Galiléia.

A proposta é desenvolver os estudos de viabilidade das UHE’s em duas fases. A primeira, de pré-viabilidade, prevê o diagnóstico da potencialidade de cada um dos aproveitamentos e inclui avaliação ambiental inicial. A segunda fase é de estudos de viabilidade econômico-financeira e avaliação ambiental final. A etapa final será implementada apenas para os empreendimentos selecionados na primeira fase.

O termo de compromisso que firma a parceria entre as empresas tem vigência até o dia 31 de dezembro de 2008, podendo ser prorrogado.

A parceria está alinhada à estratégia da empresa de avaliar novos investimentos em geração e ampliar sua participação no mercado brasileiro. A efetivação de quaisquer novos investimentos da empresa no país permanece, no entanto, condicionada à aprovação do acionista.

A Duke Energy Brasil, maior investimento da Duke Energy fora do território norte-americano, conta hoje com ativos de geração de energia num total de 2.237 MW, compostos de oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do rio Paranapanema, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Adquiridas em 1999, as usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana, juntas, são responsáveis por cerca de 3% de toda a energia produzida no país. A empresa atua na geração e comercialização de energia.

A Duke Energy Corp., uma das maiores empresas de eletricidade dos EUA, fornece e leva energia a aproximadamente 3,9 milhões de consumidores norte-americanos. A empresa tem cerca de 37.000 megawatts de capacidade geradora no Meio-Oeste e nas Carolinas, assim como serviços de distribuição de gás em Ohio e Kentucky. Além disso, a Duke Energy possui uma capacidade geradora de mais de 4.000 megawatts na América Latina e faz parte de uma joint-venture no ramo de imóveis nos EUA.

Com matriz em Charlotte, na Carolina do Norte, a Duke Energy está no ranking Fortune 500 e tem suas ações negociadas no Mercado de Ações de Nova Iorque, sob o símbolo DUK. | www.duke-energy.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira