Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2011 - 09:57

Doutorando da UFSCar recebe prêmio em simpósio na área de Genética

Estudo objetiva testar a origem evolutiva comum de sete espécies de peixes do gênero Leporinus, conhecidos popularmente por Piau ou Piapara.

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv) da UFSCar, Jorge Luis Ramirez Malaver, orientado pelo professor Pedro Manoel Galetti Júnior, do Departamento de Genética e Evolução, recebeu o prêmio mérito científico de melhor poster em nível Doutorado no IV Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, realizado de 7 a 10 de novembro, pelo Instituto de Biociência da UNESP campus Botucatu, em evento realizado na cidade de São Pedro (SP). Jorge apresentou o trabalho intitulado "Testando a monofilia dos cromossomos sexuais no gênero Leporinus", que faz parte de pesquisa que está em fase inicial e envolve outros dois pesquisadores.

O objetivo do estudo é testar a origem evolutiva comum de sete espécies de peixes do gênero Leporinus (família Anostomidae), conhecidos popularmente por Piau ou Piapara. Esses peixes são de grande importância comercial e possuem distribuição em todas as bacias hidrográficas do Brasil. "Descobrimos que as sete espécies estudadas tem um ancestral comum, apesar de hoje serem espécies que ocupam bacias diferentes", comenta Jorge. O doutorando explica que isto se deve ao passado. "Havia uma espécie comum que ocupava o mesmo sistema de bacias hidrográficas e, com o tempo, novas bacias foram formadas e, com isso, outras espécies foram criadas. No caso de Leporinus, sete espécies estudadas têm um ancestral comum, ou seja, era uma única espécie", aponta o pesquisador. Para Jorge, o resultado é importante tanto para se ter conhecimento da formação das variadas bacias hidrográficas, quanto da história da diversidade das espécies dos peixes pesquisados.

O projeto de pesquisa faz parte da Rede Brasileira de Biodiversidade (Barcoding), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do FNDCT e do CNPq, que tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade e dar suporte à consolidação de uma linha de pesquisa sobre códigos de barra da biodiversidade do Brasil. DNA Barcoding, ou "código de barras da vida", é a identificação genética de seres vivos a partir do fragmento de um gene para comparação nos animais.

O próximo passo dos pesquisadores envolvidos é intensificar a amostragem e realizar um estudo filogeográfico, visando avaliar que os processos foram responsáveis pela distribuição atual dessas espécies. Outra fase da pesquisa será a realização dos códigos de barra de DNA para facilitar a rápida e correta identificação desta e de outras espécies. "Receber um prêmio como este é importante por que nos incentiva a seguir trabalhando para contribuir no conhecimento da biodiversidade brasileira", finaliza Jorge.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira