Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2011 - 09:57

Prêmio Péter Murányi 2012: novo recorde de instituições participantes

Em sua 11ª edição estão concorrendo ao Prêmio 92 trabalhos que se destacam pela inovação e aplicabilidade.

O Prêmio Péter Murányi 2012, que contemplará com R$ 150 mil o autor do melhor trabalho na área de “Alimentação”, contou com a participação de 126 instituições – sendo 112 brasileiras e 14 de outros países da América Latina que compuseram o Colégio Indicador. No total, irão concorrer ao prêmio 92 trabalhos.

Os trabalhos agora serão avaliados em etapas que envolvem uma Comissão Técnica e Científica, profissionais “ad hoc” e uma etapa final composta por um júri. Para concorrer ao Prêmio, os trabalhos devem ser inovadores, ter aplicabilidade prática e contribuir para desenvolvimento e o bem-estar social das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte, especialmente a brasileira.

O autor do trabalho vencedor, além da quantia em dinheiro, ganhará troféu e diploma durante uma cerimônia que ocorrerá em abril de 2012, em São Paulo. Os dois outros trabalhos finalistas receberão diploma de menção honrosa. Além disso, os três finalistas poderão ser convidados para participar da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho de 2012 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), quando terão a oportunidade de apresentar os resultados de seus trabalhos em uma sessão especial.

Criado em 1999, o Prêmio Péter Murányi foi idealizado e concebido pelo empresário e filantropo húngaro, naturalizado brasileiro, Péter Murányi. Ele manifestou em seu testamento o desejo de criar uma Fundação com o objetivo de financiar um prêmio que reconhecesse a importância de descobertas científicas com vistas ao desenvolvimento social. Desde 2002, o prêmio é concedido anualmente e de modo alternado nas seguintes áreas: Alimentação, Educação, Saúde, e também, Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente a Fundação Péter Murányi se destaca no cenário dos prêmios nacionais contando com o apoio da ABC, SBPC e CNPq.

“O número de participantes vem crescendo significativamente, comemora a presidente da Fundação, Zilda Vera Murányi Kiss. Em 2008, por exemplo, na edição que versou sobre o mesmo tema, concorreram ao prêmio 57 trabalhos ante os 92 atuais, o que representa um crescimento de mais de 60%. “O mais importante, no entanto, é o patamar de excelência dos trabalhos que são indicados; isso evidencia o potencial da comunidade científica em desenvolver trabalhos que realmente façam a diferença para a sociedade”, finaliza. [www.fundacaopetermuranyi.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira