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04/09/2007 - 09:31

De responsáveis pelo check-up a vigilantes de marca

T. Janér, tradicional revendedora de papel e equipamentos para a indústria gráfica, e Álamo, empresa do segmento de Engenharia de Manutenção, ganham cara nova e uma cultura de branding, após trabalho de check-up, revisão e vigilância de marca realizado pela Redondo Design.

Preocupadas com a maneira como vinham sendo percebidas por seus clientes e públicos estratégicos, duas empresas tradicionais em seus mercados, a T. Janér e a Álamo, resolveram contratar um escritório de Design Estratégico para fazer um “check-up” completo em seus materiais de comunicação. Realizado pela Redondo Design, do Rio de Janeiro, o trabalho incluiu diagnóstico de problemas e necessidades dos dois clientes na área de posicionamento, modernização da marca, desenvolvimento de nova papelaria, novo site, além de materiais institucionais.

Para a T. Janér, a Redondo Design elaborou as seguintes peças: folder de produtos de empresas representadas no Brasil; pasta com lâminas e folders sobre os produtos que as empresas representadas oferecem; mala-direta; convite para eventos, show-rooms e feiras; calendário (brinde de final de ano); e anúncios para revistas. Já para a Álamo, foram produzidos uniformes para todos os funcionários que trabalham diretamente com os clientes (operacional, limpeza, supervisão, recepção, etc.); jornal (informativo bimestral); quadros para divulgação interna de Missão, Visão e Valores; apresentação corporativa; template para apresentações; e aplicação da nova linha gráfica em veículos.

Vigilantes da marca - Hoje, as duas empresas estão não só melhor posicionadas, mas também inteiradas da importância de se cuidar das percepções de marca. “Elas estão transmitindo mensagens coerentes com os seus posicionamentos de uma forma harmônica, o que não acontecia antes. Dessa forma, os recursos alocados na comunicação são otimizados e os públicos estratégicos são alcançados com maior eficácia”, diz Eduarda Paternot, da Redondo Design. “Quando bem feito, o branding alinha produtos, serviços e toda a comunicação de uma empresa em torno de uma mensagem clara e relevante para os públicos. Isso prepara uma empresa para entrar em novos mercados, se reestruturar internamente (mudanças de diretoria, sucessões etc), abrir o capital e, ainda, para enfrentar o aumento da concorrência”, continua.

A atuação da Redondo Design vai além da criação pontual de peças para os seus clientes. O escritório pensa o posicionamento das empresas e o quanto dele está sendo expresso pela marca. Hoje, todos os materiais gráficos da T. Janér e da Álamo passam pelo crivo do escritório. De acordo com Cristiana Nogueira, sócia da Redondo, isso garante a integridade da comunicação. “Tudo tem de estar de acordo com o padrão estipulado para a marca, desde o perfil corporativo, que será lido pelos clientes, até a aplicação da marca nos materiais e peças de circulação interna. Nada deve ficar de lado. Marcas são construídas no dia-a-dia e fortalecidas no longo prazo, a cada contato que as pessoas têm com produtos, serviços, ambientes, funcionários e toda a comunicação formal”, diz. Finalizadas as fases de check-up e de reconstrução da marca ou de alinhamento das comunicações, entra-se numa fase de vigilância, o que também é feito pelo escritório.

Cultura de branding - No entanto, ser um vigia da marca nem sempre é tranqüilo. Às vezes, segundo as profissionais da Redondo, é necessário negociar com os clientes. Quando, por exemplo, uma determinada área da empresa-cliente solicita uma peça, são elas as responsáveis por garantir o alinhamento com as diretrizes de comunicação da marca. "De médico, designer e louco, todo mundo tem um pouco”, e é comum que, dentro das empresas, muitos funcionários queiram participar diretamente da criação das peças. O papel da Redondo, nesse caso, tem de ser o de uma consultoria, para satisfazê-lo sem prejudicar a marca”, conta Cristiana.

O passo mais importante, segundo ela, é fazer com que o papel de vigia seja encarnado pelos próprios executivos e funcionários das empresas-clientes, como é o caso, hoje, da T. Janér e da Álamo. “Tudo comunica. Enquanto uma determinada empresa investe pesado em publicidade e marketing, vendendo-se para o mercado como uma empresa X, seus empregados podem estar fazendo exatamente o contrário e construindo uma imagem Y. Pequenos detalhes do cotidiano podem impactar na imagem do negócio, como a maneira como se atende o telefone; o aspecto do uniforme do entregador ou vendedor; o envelope com o endereço escrito à mão, sem nenhum cuidado, abaixo do timbre da empresa. Por isso, é essencial que a empresa e os seus funcionários também se sintam responsáveis e que tratem sua marca como o seu bem mais precioso”, defende Cristiana.

Perfil da Redondo Design - Fundada em 2001 pelas designers Cristiana Nogueira e Jaqueline Fernandes, a Redondo Design (www.redondodesign.com.br) é uma empresa especializada em design estratégico. Seus projetos personalizados integram comunicação e design, com o intuito de gerar visibilidade e relevância para as marcas. Com foco no posicionamento dos clientes, a empresa busca o design puro, funcional, essencial, capaz de transmitir as mensagens de forma rápida, envolvente e objetiva. A equipe da Redondo Design está apta a realizar projetos de desenvolvimento de nome, construção de marca, material corporativo e promocional, website e hotsite, material editorial e de ambientação.

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