Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

TV´s na internet criam associação e exigem seus direitos

As TV´s tradicionais, abertas ou por assinatura, enfrentam sérios problemas. O modelo está desgastado e decadente. A qualidade da programação cai, a audiência diminui e a competição aumenta. Dados recentes divulgados pelo Instituo Datanexus mostram que cada vez mais a Internet está tomando o lugar da televisão no Brasil. O aparelho de TV se transforma em uma velha máquina que só utilizamos quando queremos “emburrecer”.

Segundo pesquisa divulgada pela Forrester Research, “os internautas norte-americanos que tem conexão de banda larga em suas casas, assistem, semanalmente, duas horas a menos de televisão do que aqueles desconectados”.

Mas como todo meio hegemônico, a TV tradicional faz de tudo para manter a liderança.

No passado recente, foram as promessas não cumpridas das TV´s por assinatura. Agora, tentam adiar o fim inevitável com um modelo de TV digital que já nasce velho. Mais do mesmo em sistema digital.

O futuro do meio televisivo se dirige para a convergência de todas as mídias na Internet. Por enquanto, chamamos esses veículos experimentais de TV´s na Internet, WebTV ou IPTVs (TVs baseadas no protocolo da Internet). Mas no futuro próximo, essas emissoras sequer lembrarão as TVs como a conhecemos. Essas novas mídias devem se tornar grandes portais, super sites ou algo ainda completamente inimaginável para os pesquisadores do meio.

ABRAWEBTV - A cada dia, surgem milhares de novas TV´s na Internet em diversas partes do mundo. Aqui no Brasil, foram criadas centenas de novas emissoras nos últimos anos. O meio se consolida, principalmente no mundo corporativo, emprega muitos profissionais e apresenta resultados expressivos. Dados recentes indicam 60 milhões de visitas por mês para as TV´s na rede.

Mas apesar do grande sucesso, essas novas emissoras também enfrentam dificuldades. Além dos problemas comuns às novas mídias, as TV´s na Internet são prejudicadas por uma legislação atualizada e pelo poder político e econômico das TVs tradicionais. A luta entre as velhas capitanias hereditárias televisivas e as novas emissoras da rede só está começando.

Esta semana foi anunciada a criação da Associação Brasileira de WebTVs, a ABRAWEBTV. A iniciativa é do nosso colega Aldo Luchetti, diretor da ALLTV (ver aqui www.alltv.com.br), um dos pioneiros do meio no Brasil.

No ar ao vivo desde 2002 a AllTV se transformou em um laboratório de novos conteúdos, linguagens e formatos tanto para a programação televisiva como para os telejornais. O premio Esso de telejornalismo de 2005 reafirmou o sucesso do novo meio. Além da AllTV, participam da ABRAWEBTV a Climatempo TV, Multidirector, Super 8 e a TV UERJ online, a primeira TV universitária brasileira na Internet.

Objetivos e conteúdo - Agora, Luchetti quer organizar as TV´s na rede para garantir seus direitos e enfrentar o poder de associações tradicionais como a ABERT, a associação brasileira de emissoras de rádio e televisão e a ABTA, representante das TV´s por assinatura.

O estatuto da nova entidade está em fase de elaboração e já indica objetivos importantes a destacar:

- Defender os direitos, prerrogativas e garantias legais da difusão de sinais televisivos através de IP (Internet Protocol), visando ao seu incremento e ao seu desenvolvimento, sempre sob a ótica da liberdade de informação, da livre iniciativa e da democracia.

- Promover a defesa dos interesses de seus associados, do consumidor em geral ou de outros interesses difusos ou coletivos relacionados ao setor de atuação da associação.

- Examinar as portarias, ordens, normas de serviços, e diretrizes das autoridades reguladoras do setor, adotando, em relação às mesmas, as medidas, judiciais ou administrativas, que reputar adequadas.

- Desenvolver atividades educativas, sociais e culturais.

Mais democrática - Além de se organizarem, as televisões na Internet precisam se dedicar a aprimorar um conteúdo diferenciado, específico para o meio. O objetivo é oferecer ao publico aquilo que a TV tradicional (aberta ou segmentada) não oferece. As pessoas querem ver na rede o que não conseguem ou não lhes é permitido ver na TV. É preciso pensar e refletir sobre esse novo meio.

Para isso, a ABRAWEBTV o pretende organizar em breve o primeiro congresso brasileiro de TV´s na Internet com o apoio do Instituto de Estudos de TV do jornalista Nelson Hoineff.

O futuro das emissoras na Internet é promissor. O maior desafio, no entanto, é evitar cometer os mesmos erros das TV´s tradicionais. Há muitos anos, elas também prometeram muito e cumpriram pouco.

Hoje, além de lutar por seus direitos, as novas TV´s na Internet têm a obrigação de fazer uma televisão se não melhor, pelo menos mais democrática.

. Por: Antonio Brasil, jornalista, professor de jornalismo da UERJ e professor visitante da Rutgers, The State University of New Jersey. Fez mestrado em Antropologia pela London School of Economics, doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ e pós-doutorado em Novas Tecnologias na Rutgers University. Trabalhou no escritório da TV Globo em Londres e foi correspondente na América Latina para as agências internacionais de notícias para TV, UPITN e WTN. Autor de diversos livros, a destacar "Telejornalismo, Internet e Guerrilha Tecnológica" e "O Poder das Imagens". É torcedor do Flamengo e não tem vergonha de dizer que adora televisão.

. Comunique-se

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira