Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2011 - 10:40

80 anos da José Olympio

Biblioteca Nacional realiza “Os Livros e a Vida Literária” .Evento terá ainda homenagem aos 80 anos da Livraria José Olympio.

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) convida para o primeiro programa do projeto “Os Livros e a Vida Literária”, que inicia comemorando os 80 anos da Livraria José Olympio Editora. Mesas-redondas e lançamento de livro compõem a programação desse que pretende, mensalemente, discutir a vida literária, as questões relevantes do setor, homenagear e lembrar fatos marcantes das editoras e escritores brasileiros. O evento será realizado no dia 02 de dezembro (sexta-feira), na Biblioteca Nacional, no Espaço Cultural Eliseu Visconti e no Auditório Machado de Assis (Rua México, s/ nº - Centro – Rio de Janeiro-RJ). A entrada é franca.

O projeto começa às 16h, com o debate em homenagem aos 80 anos de fundação da Livraria José Olympio Editora. O tema da mesa é “Memórias da vida literária do Rio de Janeiro: o livreiro-editor José Olympio e a arte da amizade.” Angela Di Stasio, funcionária da FBN e mestranda em Memória Social pela Unirio, conversa com as jornalistas Maria Amélia Mattos e Lucila Soares. Quem coordena o bate-papo é Aníbal Bragança, Coordenador Geral de Pesquisa e Editoração da FBN.

Maria Amélia trabalha desde 1985 na editora, com atuação voltada para o resgate dos grandes clássicos da literatura brasileira. Lucila é chefe da sucursal Rio de Janeiro da revista Veja e neta de José Olympio. Ela é autora de “Rua do Ouvidor 110, uma História da Livraria José Olympio.”

Às 18h, Marisa Midori Deaecto e Tânia Bessone debatem “Prática de leitura na São Paulo oitocentista”. A mesa é coordenada por Plínio Martins Filho, professor doutor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e presidente da Edusp. Tânia é historiadora e professora doutora da UERJ. Com formação em história, Marisa é professora doutora da ECA/USP.

É ela quem encerra a programação às 20h, com o lançamento de “O Império dos Livros: Instituições e Práticas de Leituras na São Paulo Oitocentista”. Editado pela Edusp, o estudo de Marisa trata da expansão dos circuitos do livro na capital paulistana no século XIX, buscando oferecer um quadro das práticas culturais daquela cidade no início da República. O panorama abrange desde a instalação da primeira biblioteca pública em 1825 até o aparecimento das livrarias e seu impacto na sociedade paulistana da segunda metade do século XIX.

Os livros e a vida literária - A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) convida para o lançamento do projeto “Os Livros e a Vida Literária”. Em debate, os 80 anos de Livraria José Olympio Editora e o hábito de ler em São Paulo no século XIX. Além disso, está previsto lançamento do livro "O Império dos Livros". O evento acontece nesta sexta, 2 de dezembro, no Espaço Cultural Eliseu Visconti (Rua México, s/ nº - Centro – Rio de Janeiro-RJ). Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira