Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2011 - 11:21

Curso da Assocon prossegue em 2012 fornecendo capacitação em confinamento em regiões importantes da pecuária nacional

As novas etapas do curso começarão no mês de fevereiro, em Goiás, com capacitação em confinamento para vaqueiros, peões, capatazes e gerente de fazendas.

A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) manterá em seu terceiro ano de realização, a proposta do curso de capacitação em confinamento, que em 2012, terá cinco novas etapas entre os meses de fevereiro a maio, em quatro diferentes estados brasileiros.

Das cinco edições definidas, duas acontecem no Estado de Goiás, no início de fevereiro em Goiânia e ao final de fevereiro, na cidade de Jataí; ao final de março, a terceira etapa no Estado do Mato Grosso, na cidade de Barra do Garças; ao final de abril a quarta etapa no Estado de Mato Grosso do Sul, no município de Três Lagoas e ao final de maio a quinta etapa, no Estado de Tocantins, em Paraíso do Tocantins, de todas elas, somente em Barra do Garças a Assocon já tinha realizado o evento, em 2010.

“O curso é quase integralmente itinerante porque temos associados e confinamentos espalhados nas cinco regiões do País. E devemos a cada ano mudar uma ou outra cidade a fim de atingirmos todas as regiões que a pecuária de corte intensiva esteja presente” diz Fábio Maia, diretor executivo da Assocon.

O planejamento numa estrutura de produção pecuária é feito pelos tomadores de decisão, mas quem conduz em grande parte o negócio até o resultado final é a equipe de funcionários. Por isso tão importante quanto ter uma boa estrutura operacional na propriedade é ter uma boa capacitação da mão-de-obra.

O analista técnico da Assocon, Bruno de Andrade, informa que o curso de capacitação está formatado para ter a duração de cinco dias e tem por objetivo continuar a estreitar o relacionamento dos funcionários dessas fazendas com a Assocon e com as empresas participantes do curso.

“Fomentar o adequado uso do sistema de confinamento, dentro das propriedades rurais, nas prerrogativas das boas práticas defendidas pela Associação em seu Programa da Qualidade Assegurada (PQA Assocon) e a valorização da mão – de – obra dos funcionários atuantes nas fazendas, esses são alguns dos objetivos do curso”, destaca Andrade.

Desde que foi criado em 2010, este curso de capacitação vem registrando número progressivo de participações nas etapas realizadas. No primeiro ano do curso foram capacitados 120 profissionais, já em 2011, a capacitação registrou 160 atendidos e para 2012, a Assocon trabalha com a expectativa entre 200 e 250 profissionais capacitados.

Entre os temas definidos e que compõem o conteúdo das aulas, estão: a estrutura básica de confinamento, como deve se proceder na aquisição de animais que serão alimentados no cocho, os procedimentos aplicados no pré-abate, fluxograma completo de uma planta frigorífica e apresentação dos resultados de avaliação de carcaça.

E ainda, o conteúdo técnico profissionalizante contemplará exibições práticas sobre as principais técnicas de manejo nutricional, sanitário, manuseio de maquinário e equipamentos agrícolas, além de noções gerais sobre a rastreabilidade e escrituração zootécnica, planilha de custos e bem estar animal, além de avaliação final e entrega de certificado para participantes com mais de 75% de frequência nas aulas.

[www.assocon.com.br ou envie e-mail para [email protected] ou ligue para (62) 3432-0395, Goiânia (GO)].

A Assocon é uma entidade de classe com 73 associados ativos oriundos de dez estados brasileiros (GO, SP, MS, MT, MG, PR, PA, RJ, BA e MA) e espalhados nas cinco regiões do País. O setor de produção de gado confinado fornece perto de dois milhões de cabeças acabadas em sistema fechado (confinado) ao ano. Em 2009, o setor foi responsável pelo fornecimento de 761 mil toneladas de equivalente carcaça, em 2010 por 723 mil toneladas e a previsão para 2011 é de um fornecimento estimado de 831 mil toneladas de equivalente carcaça.

A sede atual da Assocon está localizada na capital Goiânia, em Goiás, estado que possui o 4º maior rebanho bovino do país, com aproximadamente 21 milhões de cabeças, e é líder na produção de bovinos em sistema de confinamento total, com 800 mil cabeças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira