Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2011 - 09:32

Presidente da Petrobras participa de Fórum sobre Energia em Nova York


O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou no dia 1º de dezembro (quinta-feira),, em Nova York, Estados Unidos, do 5º Global Energy Outlook Forum, promovido pela agência Platts, uma das líderes mundiais em informações sobre energia e commodities. Como convidado de honra, Gabrielli falou sobre o pioneirismo da Petrobras nas operações em águas ultraprofundas e sobre o desenvolvimento da indústria do petróleo no Brasil.

O executivo destacou a demanda crescente por energia em mercados emergentes, como Brasil, China e Índia. “Por volta do ano 2000, os países membros da OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) consumiram, em média, 48 milhões de barris de petróleo por dia. Em 2010, o consumo foi reduzido para 46 milhões por dia. Como contraste, durante o mesmo período, a demanda de países fora da OECD cresceu de 28 para 40 milhões de barris por dia”, disse. Para Gabrielli, as perspectivas de crescimento dos países emergentes estão fortemente estabelecidas.

O tema do fórum este ano foi “A Busca Global por uma Energia Limpa” e as principais discussões durante o dia trataram de temas como a relação entre a demanda mundial por energia e as reservas disponíveis, economia sustentável e consumo consciente. Neste sentido, José Sergio Gabrielli de Azevedo ressaltou a importância dos investimentos em eficiência energética e o papel de destaque dos biocombustíveis para a construção de um futuro sustentável. “É importante ressaltar as principais variáveis para que a produção de etanol tenha sucesso: terra, água e o equilíbrio entre a produção de etanol e de alimentos. O Brasil tem sucesso em cada um desses quesitos e condições para aumentar a produção sem causar danos ambientais. Estimativas hoje demonstram que para atender a demanda de etanol em 2017 o Brasil precisa utilizar apenas 2,5% da sua área destinada para agricultura”, explicou.

À tarde, Gabrielli participou de uma entrevista coletiva, na qual falou sobre questões como perspectivas para o preço do barril de petróleo e a questão da mão de obra no Brasil. “Não temos nenhum problema com a mão de obra local. Pensando no futuro, estamos treinando 290 mil trabalhadores em diferentes ocupações para resolver as questões da cadeia de fornecedores. Já treinamos 79 mil pessoas com o mesmo objetivo”, informou o presidente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira