Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2011 - 10:06

Talento Volkswagen Design estimula estudantes a imaginar como seria o Gol do futuro


13ª edição do concurso promovido pela Volkswagen do Brasil revela vencedores .Estágio na área de Design da Volkswagen do Brasil e visitas à "cidade do automóvel" do Grupo Volkswagen, na Alemanha, e ao Salão de Paris são os prêmios aos vencedores.

A 13ª edição do Talento Volkswagen Design, promovido pela Volkswagen do Brasil, desafiou universitários de todo o País a imaginar como seria, daqui a uma década, o automóvel Gol, que é líder de vendas há 24 anos consecutivos no mercado nacional. Os quatro vencedores do concurso, com o tema "Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?", foram revelados no dia 25 de novembro (sexta-feira), durante evento no novo Volkswagen Design Center, localizado na fábrica Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo.

Os três estudantes selecionados na categoria Shape Design (design externo de veículos) e o vencedor da Color & Trim (design interno e acabamento) ganharam estágio remunerado de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil. Uma novidade nesta edição é que os vencedores visitarão o Salão do Automóvel de Paris, em setembro de 2012. O roteiro também inclui a Autostadt, a "cidade do automóvel", criada pelo Grupo Volkswagen em Wolfsburg, onde fica a sede da empresa, na Alemanha.

Projetos de alto nível-Nesta edição, os finalistas da categoria Shape Design participaram da ação inédita Design Experience, por meio da qual receberam orientação de designers da Volkswagen do Brasil durante o desenvolvimento de seus projetos. "Neste ano, os trabalhos estiveram entre os melhores já apresentados em todas as edições do concurso. Os brasileiros são, naturalmente, muito criativos", disse o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.

O gerente executivo de design do estúdio da Volkswagen do Brasil na Alemanha, Gerson Barone, que veio ao País especialmente para fazer parte do júri do concurso, também ressaltou o alto nível dos projetos. "A cada edição, os candidatos nos surpreendem. Eles são rápidos, antenados e muito criativos", disse Barone.

Vencedores-O vencedor da categoria Shape Design do 13º Talento Volkswagen Design foi George Kenji, com o "Projeto Kippen", baseado nas linhas das versões anteriores do Gol. Com design moderno e dinâmico, aliado à acessibilidade e à sustentabilidade, o Kippen tem como um dos diferenciais as rodas cobertas, com pneus mais finos que os convencionais, que inclinam nas curvas. Em seu interior, o "Projeto Kippen" permite que o usuário personalize o painel de acordo com seu gosto e suas necessidades.

"Eu tinha vontade de participar do Talento Volkswagen Design desde quando entrei na faculdade. Essa é uma das melhores oportunidades que existem para ingressar no mercado de trabalho, pois o estágio proporcionará experiência profissional e contato com o dia a dia da profissão", disse George Kenji, de 24 anos, aluno do 5º ano do curso de Design da Unesp de Bauru.

O segundo lugar em Shape Design foi conquistado por Carlos Alberto Bueno, 23 anos, também aluno do 5º ano do curso de Design da Unesp de Bauru, com o projeto "VW Gol 2021", que apresentou soluções de design inovadoras para facilitar o aproveitamento de espaço e o acesso ao interior do veículo. Conectado à rede, o carro identifica informações de roupas e acessórios e sugere configurações como o tipo de música e o ajuste de suspensão mais adequados ao estilo do usuário. "O Talento Volkswagen Design é o concurso mais conceituado entre os universitários. Todos querem participar, e nós teremos a oportunidade de adquirir experiência no melhor lugar", completou Bueno.

O projeto "VW Reflexion 2021", de André Vinicius Levorato, 22 anos, aluno do 5º ano do curso de Design de Produto do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, conquistou o terceiro lugar em Shape Design. O "Reflexion" é inspirado na ideia de que o automóvel é o reflexo da personalidade de seu dono, o que justifica a valorização de materiais transparentes e espelhados em toda extensão do carro. "Era um sonho estar aqui. A profunda experiência que eu vou adquirir no estágio na área de Design da Volkswagen, eu não conseguiria em nenhum outro lugar", completa Levorato.

A categoria Color & Trim tem apenas um vencedor: Marcelo Pereira, com o projeto "Gol Mood", um conceito que partiu da observação do adolescente atual, com suas referências, formas de expressão e hábitos, compreendendo a evolução desses aspectos e relacionando-os à evolução do carro. Com base nessa análise, foram desenvolvidas três versões do Gol com características específicas, orientadas pelo estilo de vida. "O Talento Volkswagen Design é importantíssimo, pois permite que nós, ainda enquanto estudantes, tenhamos a oportunidade de vivenciar a profissão na indústria. O formato do concurso é muito interessante. Como são várias fases, durante meses, os participantes se dedicam e conseguem mostrar seus pontos fortes", disse Pereira, de 22 anos, aluno do 4º ano do curso de Design da Unesp de Bauru.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira