Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2007 - 09:51

Mantega confirma estudo para zerar temporariamente tarifa de importação de trigo


Brasília - O governo avalia a possibilidade de reduzir a zero, temporariamente, a tarifa de importação do trigo. A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que em entrevista coletiva disse ter pedido à Câmara de Comércio Exterior (Camex) que analisasse a possibilidade de redução.

"A questão é saber a eficácia da medida", afirmou o ministro, ao lembrar que 90% do trigo comprado pelo Brasil vêm da Argentina, de onde já não é cobrada tarifa de importação. O objetivo da medida seria conter uma possível alta da inflação provocada pelo aumento de preços do produto. Zerada a tarifa, as importações aumentariam, o que pressionaria os preços para baixo.

Mantega informou também ter determinado à Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) que monitore de perto os preços de alguns alimentos, como carne, leite e seus derivados, além do trigo. E ressaltou que esses produtos estão na entressafra, por isso há uma elevação de preços no mercado internacional.

"Não quero deixar que os preços subam", disse o ministro, para justificar a recomendação feita à Seae. Ele admitiu que estes produtos estão pressionando a inflação, mas, no caso dos alimentos, essa pressão pode ser revertida. Por outro lado, segundo Mantega, os preços administrados, como os de energia elétrica, puxam a inflação para baixo.| Por: Edla Lula/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira