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02/12/2011 - 11:29

Luxottica adquire Tecnol, a principal fabricante do setor de óculos no Brasil

A plataforma ideal para o desenvolvimento na América Latina se une ao Grupo.

Milão (Itália) - Campinas (Brasil) – A Luxottica Group SpA (MTA: LUX, NYSE: LUX), líder em design, produção, distribuição e venda de óculos dos mercados de moda, luxo e esportivo, e o Grupo Tecnol SA, a principal empresa brasileira no setor de óculos, assinaram hoje um acordo segundo o qual o Grupo Luxottica adquirirá 100% do Grupo Tecnol.

Graças a esse crescimento, a Luxottica fortalece de maneira expressiva sua presença no Brasil, país com imenso potencial. A excelente plataforma vertical integrada da Tecnol irá permitir à Luxottica incrementar o nível de serviço oferecido aos clientes e a sua presença no mercado. De fato, o Grupo Tecnol conta com uma fábrica eficiente, um portfólio com marcas próprias e licenciadas, sólidas atividades de distribuição no atacado, uma rede de 90 lojas de ótica e um laboratório central, equipado com tecnologias de vanguarda.

"Esta operação se encaixa perfeitamente em nossa estratégia de crescimento a longo prazo", diz Andrea Guerra, CEO do Grupo Luxottica. "O Brasil faz parte dos países em que a Luxottica pretende tornar-se ‘familiar’, assim como é na Itália, onde se estabeleceu há 50 anos, com raízes profundas e investimentos em pessoas, atividades e cultura. A Tecnol representa o parceiro ideal para fortalecer a nossa presença no Brasil e em toda a América Latina, compartilhando a mesma visão, a mesma abordagem em relação aos clientes e o mesmo modelo de negócios integrado e vertical”.

A América Latina, e mais especificamente o Brasil, representa uma região-chave para o futuro desenvolvimento da Luxottica. Atualmente, o País é um dos dez países mais importantes para a Divisão de Atacado da Luxottica mesmo que o Grupo tenha especializado sua oferta no mercado de luxo, com preços mais altos do que os praticados em média na Europa. Espera-se que, com a conclusão dessa operação, o Brasil chegue ao Top 5. De fato, essa operação irá aumentar a presença da Luxottica no centro do mercado brasileiro, na faixa de mercado premium, que cresce rapidamente e representa uma das mais relevantes oportunidades do mundo ótico, tanto em termos de tamanho, quanto de potencial de evolução, com um preço médio comparável à Europa.

Com aproximadamente 200 milhões de habitantes, o Brasil é um dos países mais dinâmicos e de crescimento rápido no mundo: nos últimos anos, acompanhou o crescimento de seu PIB e o fortalecimento da classe média. É por essas razões, que a Luxottica escolheu o Brasil, um país onde o Grupo pode registrar índices de crescimento de dois dígitos nos últimos anos e um dos países onde onde irá investir significativamente a longo prazo ao lado de China, Índia, México e Turquia.

“O Brasil é um dos países mais estratégicos para nosso desenvolvimento futuro”, diz Luca Lisandroni, Presidente da Luxottica Brasil. “Essa operação, com foco industrial forte, atesta o nosso comprometimento com o país, com a excelência de nossos produtos e serviços, e caminha para a construção de um futuro de sucesso para nosso povo. A Tecnol é reconhecida por suas operações eficientes, pela força de seu portfólio de marcas e pelo nível de seus serviços: nós realmente acreditamos que essa jornada conjunta será coroada de sucesso”, completou o executivo.

A aquisição da Tecnol permitirá à Luxottica aumentar a qualidade dos serviços oferecida a seus clientes brasileiros, equiparando-os ao que é oferecida em países como Itália, França e Estados Unidos: devido às peculiaridades locais de mercado e complexidades relativas à importação, a produção local permitirá à Luxottica a oportunidade de reduzir o tempo de entrega dos produtos em dois terços, com benefícios para consumidores e parceiros.

Além disso, essa operação se encaixa perfeitamente na estratégia da Luxottica em aumentar sua presença no mercado ótico, onde se espera um crescimento global nos próximos anos e que é mais resiliente. A Tecnol se transformará na plataforma ideal para o desenvolvimento do negócio ótico, e ainda, para as atividades da Luxottica na América Latina.

“Estamos encantados e muito satisfeitos em dar início à nossa cooperação com a Luxottica no Brasil”, afirmou Sergio Carnielli, presidente e fundador do Grupo Tecnol. “Nós reconhecemos a Luxottica como a companhia líder de nosso negócio e acreditamos que essa operação trará sucesso futuro para ambos os Grupos”.

Fundado em 1972, o Grupo Tecnol é hoje o principal operador integrado do setor no Brasil. Em 2010, apresentou faturamento de cerca 90 milhões de euros, com uma taxa média de crescimento, no decorrer dos últimos três anos, de 14%, aproximadamente.

A fábrica de Campinas é altamente eficiente e 90% de sua produção é focada no segmento ótico, integrando-se perfeitamente às operações do Grupo Luxottica.

O portfólio de marcas é complementar ao da Luxottica e é constituído por marcas próprias– entre as quais Platini, Jean Monnier e Tecnol – e marcas licenciadas para o mercado brasileiro: isso permitirá à Luxottica aumentar sua presença no mercado intermediário, onde o grupo ainda não desempenha um papel forte. As atividades de distribuição no atacado cobrem aproximadamente 15 mil portas no Brasil por meio de uma rede de distribuidores e representantes.

O Grupo Tecnol possui também um laboratório central com tecnologia de vanguarda, capaz de entregar com eficiência armações e lentes, e uma rede de cerca de 90 lojas de ótica com a marca Óticas Íris no Estado de São Paulo.

O valor global da operação é de aproximadamente 110 milhões de euros. Segundo os termos do acordo, cujo aperfeiçoamento está previsto até o início de 2012, prevê-se que, inicialmente, o Grupo Luxottica adquira 80% do Grupo Tecnol e os restantes 20% nos próximos quatro anos, na razão de 5% ao ano e de acordo com preços previamente estabelecidos.

Perfil-Luxottica Group S.p.A.-A Luxottica é líder no setor de óculos de faixa luxo, moda e esportivos, com mais de 7 mil lojas de varejo que atuam seja no segmento ótico quanto no de óculos de sol na América do Norte, Ásia-Pacífico, China, África do Sul e Europa e uma carteira forte e bem equilibrada. Entre as marcas próprias figuram Ray-Ban, a marca de óculos de sol mais conhecida no mundo, Oakley, Vogue, Persol, Oliver Peoples, Arnette e REVO, enquanto as marcas sob licença compreendem Bvlgari, Burberry, Chanel, Dolce & Gabbana, Donna Karan, Polo Ralph Lauren, Prada, Salvatore Ferragamo, Tiffany e Versace. Além de uma rede atacadista global que atinge 130 países, o Grupo gere, nos principais mercados, algumas cadeias líderes no varejo, entre as quais LensCrafters, Pearle Vision e ILORI na América do Norte; OPSM e Laubman & Pank na Ásia-Pacífico; LensCrafters na China; e Sunglass Hut em todo o mundo. Os produtos do Grupo são desenhados e fabricados em seis estabelecimentos de produção na Itália e em dois, inteiramente controlados, na República Popular da China e em um nos Estados Unidos, dedicado à produção de óculos esportivos. Em 2010, a Luxottica Group registou vendas líquidas correspondentes a € 5,8 bilhões. [www.luxottica.com| www.luxottica.com www.grupotecnol.com.br www.bm.com].

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