Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2011 - 11:29

Curta Mulheres Mangabeiras será exibido em mostra na França

Filme relata projeto social que gera renda a partir da coleta de mangabas em Sergipe e integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

O documentário brasileiro Mulheres Mangabeiras será exibido na 3ª edição da mostra Fest´Afilm no dia 02 de dezembro (sexta-feira), na França. O convite para o Festival Internacional do Cinema Lusófono e Francófono, que é realizado no Centro Histórico de Montpellier, a 500 quilômetros de Paris, veio depois do lançamento do curta em setembro no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (conhecido como Curta SE 11). O filme integra as ações do projeto Catadoras de Mangaba: gerando renda e tecendo vida em Sergipe, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, e foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, o Movimento das Catadoras de Mangaba de Sergipe, o Conselho de Segurança Alimentar de Sergipe e a ONG Casa Curta-Se.

Mulheres Mangabeiras é uma produção de 35 minutos, da diretora Rita Simone, que conta a história de vida e de trabalho das mulheres que vivem da cata da mangaba, fruta tradicional de Sergipe. O filme tem como cenário a restinga e os campos onde é feita a coleta da fruta nativa do nordeste. A participação das mulheres 'mangabeiras' é um diferencial na produção do documentário. Elas contam como dependem da venda da mangaba e de produtos derivados, como o suco, a geléia e o licor, como meio de sustento econômico de suas famílias. Além de protagonistas, elas fazem parte da equipe técnica da execução do documentário e assinam a trilha sonora do vídeo, composto por 18 músicas de sua autoria, do CD Canto das Mangabeiras.

Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania- O projeto Catadoras de Mangaba, gerando Renda e tecendo vida em Sergipe, desenvolvido pela Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba, integra o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, na linha de atuação Geração de renda e Oportunidade de trabalho. O projeto, que atende a 1.357 famílias que vivem da cata da fruta nativa nos municípios de Barra dos Coqueiros, Estância, Indiaroba, Itaporanga d`Ajuda, Japaratuba, Japoatã, Pirambu, em Sergipe, contribui para o fortalecimento e a sustentabilidade das comunidades extrativistas da região por meio da aprendizagem, implementação de tecnologias sociais e auto-organização dos grupos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira