Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2011 - 11:49

Tecnologia Run Flat elimina o estepe e garante comodidade aos motoristas

Pneu que roda mesmo furado tem laterais reforçadas e pode andar até 80 quilômetros de distância a uma velocidade de até 80 quilômetros por hora.

Segurança, mobilidade e estabilidade são apenas alguns dos benefícios oferecidos pela alta tecnologia empregada nos pneus Run Flat. Por isso, a Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus, foi a pioneira, no início dos anos 80, a investir e desenvolver pesquisas para esta categoria. Hoje, três décadas depois, a Bridgestone oferece ao mercado mundial os mais modernos pneus do segmento, que permitem percorrer cerca de 80 quilômetros de distância a uma velocidade de até 80 quilômetros por hora mesmo com perfurações e outras avarias.

Produzido com as laterais reforçadas, os pneus Run Flat da Bridgestone empregam composto especial de borracha que suportam a carga do veículo em atrito com o solo mesmo após a perda de pressão. O talão mais resistente evita que o pneu se solte do aro, mesmo quando a pressão for zero. Compostos especiais na banda de rodagem são mais resistentes ao calor. Tal tecnologia foi desenvolvida após várias pesquisas nos laboratórios e pistas de testes da Bridgestone no Japão. Os primeiros pneus Run Flat foram de veículos especialmente fabricados para pessoas com deficiência física.

De acordo com José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone Brasil, ao contrário dos pneus convencionais, os que empregam a tecnologia Run Flat mantêm a estabilidade e dirigibilidade na condução do veículo. “O motorista pode seguir sua viagem com total conforto e segurança, sem que tenha a necessidade de trocar os pneus em lugares perigosos, como as rodovias”, afirma ele.

Outra vantagem é que estes pneus são aliados na economia de combustível e preservação do meio ambiente, uma vez que eliminam a necessidade de se transportar o estepe. Desta forma, o veículo com menos peso tem um atrito menor com o solo e exige menos do motor, resultando no menor gasto de combustível. Do ponto de vista ecológico, se eliminaria um pneu de cada carro em circulação hoje em todo o mundo.

O processo de montagem do pneu Run Flat obedece procedimentos específicos, por isso não é recomendável trocar em qualquer lugar, mas sim em oficinas especializadas. O veículo deve possuir suspensão adequada para este tipo de pneu, o que garante maior desempenho. Um diferencial dessa tecnologia Bridgestone em relação às concorrentes é que não requer rodas especiais para sua instalação.

A única exigência da Bridgestone é que todos os veículos sejam equipados com sensores e equipamentos de monitoramento de pressão. Desta maneira o motorista será avisado quando o pneu estiver furado ou com baixa pressão, algo que às vezes se torna imperceptível devido à excelente performance obtida com o pneu Run Flat.

Bridgestone-Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior fabricante mundial de pneus e detentora das marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone, com faturamento de US$ 33,8 bilhões em 2010. Emprega mais de 139 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André (SP) e de Camaçari (BA), que juntas atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia. [www.bridgestone.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira