Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2011 - 11:54

MasterCard Worldwide e Fundação Grameen se unem para lançar serviços móveis para produtores colombianos

Bogotá – A MasterCard Worldwide e a Fundação Grameen acabam de anunciar que trabalharão juntas em benefício dos agricultores carentes de Urubá e Santa Marta, na Colômbia. A aliança entregará serviços móveis que oferecem ferramentas e informações financeiras e agrícolas úteis a esses produtores . A iniciativa será financiada por uma doação de US$ 540 mil à Fundação pela MasterCard.

Como parte dessa colaboração, a MasterCard e a Fundação Grameen pretendem oferecer informações essenciais aos produtores de cacau e banana, como: atualidades agrícolas , previsões meteorológicas, mudanças de preços dos produtos. As informações serão disponibilizadas por meio de telefones celulares e outras ferramentas, ajudando assim a reduzir os riscos que enfrentam hoje e a melhorar sua produção e qualidade de vida.

Além disso, os serviços devem ajudar a aprimorar os serviços das cooperativas, que podem servir os produtores com mais eficiência. A MasterCard e a Fundação Grameen também trabalharão com parceiros locais para testar a demanda por serviços financeiros móveis projetados especificamente para pessoas mais carentes.

Os novos serviços aproveitam da experiência da Fundação Grameen no desenvolvimento de soluções móveis locais e sustentáveis, para ajudar os mais carentes a melhorarem suas vidas e seu sustento na Ásia e na África Sub-Saara.

“As pessoas mais necessitadas da região da América Latina estão concentradas em áreas rurais e dependem da agricultura para sustentar suas famílias,” afirma Richard Hartzell, presidente da MasterCard para a região da América Latina e do Caribe. “O trabalho conjunto da MasterCard e da Fundação Grameen pretende criar um programa local e sustentável que permita a esses empreendedores, que ganham a vida com ferramentas agrícolas, ampliar seu negócios e melhorar a vida das suas famílias.”

“A Fundação Grameen acredita que comunidades carentes em regiões rurais, como Uraba e Santa Marta, poderão se beneficiar de serviços entregues via celulares e é uma grande satisfação trabalhar com a MasterCard nessa iniciativa,” disse Alberto Solano, CEO Regional da Fundação Grameen para a América Latina e o Caribe. “Essa tecnologia oferece uma oportunidade única de contornar a falta de informação a respeito de melhores práticas rurais e a ausências de ferramentas financeiras disponíveis aos produtores, que limita a sua capacidade de sustentar suas famílias.”

A iniciativa é um exemplo de como o setor privado e organizações sem fins lucrativos podem trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos mais necessitados e ampliar sua inclusão. O programa pretende desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis que oferecem ferramentas para a ajudar as populações posicionadas na base da pirâmide a sair da pobreza e atender às suas necessidades do dia-a-dia, apoiando um dos setores mais importantes da Colômbia e implementar mudanças positivas no país.

Desenvolvimento da iniciativa -A fase de desenvolvimento do programa piloto começa em dezembro e os serviços serão implementados em 2012. Durante o próximo ano, a Fundação Grameen trabalhará com a MasterCard para desenvolver soluções móveis baseadas em pesquisas locais realizadas pela Fundação.

As empresas também treinarão e apoiarão organização rurais locais usando os serviços móveis. Além disso, as organizações trabalharão em conjunto para integrar partes do programa de educação financeira da MasterCard para a América Latina e o Caribe, batizado de Consumidor Consciente, utilizando o celular como meio para oferecer informações úteis sobre finanças pessoais para produtores e suas famílias.

“A missão da MasterCard é de usar a nossa tecnologia e experiência todos os dias e em todos os lugares para oferecer meios de pagamento simples, seguros e inteligentes. Essa parceria representa uma oportunidade inédita de entregar informações e ferramentas de alta qualidade e baixo custo aos produtores em áreas rurais que sofrem com acesso limitado a recursos,” conclui Hartzell “A MasterCard assumiu o compromisso de promover a inclusão e a educação financeira e é uma grande satisfação fazer parte desse trabalho em benefício da Colômbia.”

Por fim, os funcionários da MasterCard em todo o mundo contribuirão com seu tempo e experiência no programa global de voluntariado da Fundação Grameen, Bankers without Borders ®, que ajuda a minimizar a pobreza ao conectar profissionais altamente qualificados com instituições de microfinanças e outras organizações que assistem a população de baixa renda. Assim, apoiam o ambiente de negócios e suas melhorias tecnológicas e ajudam na eliminação das barreiras para a inclusão financeira.

Perfil-A Fundação Grameen, uma organização global sem fins lucrativos, ajuda a tirar as pessoas mais carentes do mundo da pobreza, oferecendo acesso a estratégias de financiamento e gestão às organizações locais que servem essas comunidades. A Fundação também desenvolve soluções baseadas em celulares que reduzem a “pobreza de informação” entre populações mais carentes, oferecendo ferramentas, informações e serviços nas áreas de saúde, agricultura, serviços financeiros e criação de empregos. Fundada em 1977, a Fundação Grameen mantém escritórios em Washington, DC; Seattle, WA; Colômbia; Gana; Hong Kong; Quênia; as Filipinas; e Uganda. O pioneiro de microfinanciamentos, Dr. Muhammad Yunus, fundador do Banco Grameen e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, é um membro fundador do Conselho de Administração e hoje é diretor emérito. [www.grameenfoundation.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira