Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2011 - 10:55

CTC/Puc-Rio premia medalhistas da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro

Universidade é uma das organizadoras da competição.

No dia 03 de dezembro (sábado), os estudantes do ensino médio que conquistaram medalhas na VI Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) serão premiados na PUC-Rio, co-organizadora da competição, junto com o Colégio Pedro II e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Os 20 melhores colocados da modalidade do 1º e 2º anos do ensino médio estão automaticamente classificados para a Olimpíada Brasileira de Química do ano que vem e terão a oportunidade de participar do projeto “PUC por um semestre”: um treinamento preparatório oferecido pela PUC para a competição nacional. E, a exemplo que foi feito ano passado, os alunos do terceiro ano fizeram a mesma prova dos inscritos na “Desafios 2011”, que oferece bolsa integral para estudar no Departamento de Química do Centro Técnico Científico aos dois melhores colocados.

Melhores da OQRJ de 2010 participaram do primeiro “PUC por um semestre” e conquistaram medalhas para os cariocas na OBQ- O “PUC por um semestre”, projeto feito em parceria com o Colégio Pedro II e o IFRJ, teve início esse ano para mudar o perfil da participação carioca na OBQ. Com aulas gratuitas, aos sábados, durante o primeiro semestre de 2011, o curso preparou os 20 melhores colocados na olimpíada estadual (OQRJ) do ano passado para a brasileira e três alunos conquistaram três medalhas: uma de prata e duas de bronze para os cariocas. Os medalhistas participarão das próximas etapas da competição, que acontecem nos meses de janeiro e março de 2012. Com este resultado, o Projeto PUC por um semestre atingiu seu objetivo logo em sua primeira iniciativa. Na edição de 2010 da OBQ, por exemplo, apenas sete cariocas ganharam menção honrosa e nenhuma medalha.

Desde março, as aulas do PUC por um semestre, reuniram alunos do IFRJ, Pedro II, Cefet, Colégio Militar e Santa Marcelina dos primeiro e segundo anos do ensino médio, que puderam contar com aulas teóricas, palestras e aulas práticas nos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio.

Uma das medalhas de prata da OBQ 2011 foi conquistada por Brandon Bogossian, de 18 anos, aluno do 5º período no IFRJ Maracanã. Brandon quis participar da competição logo que soube da oportunidade, pois, segundo ele, é uma forma bacana de representar o Brasil e unir isso com seu interesse pela Química. "Desde pequeno, via desenhos animados e tinha vontade de fazer aquelas misturas coloridas, estudar como tudo funcionava. Participar das aulas na PUC fez parte da minha estratégia. A medalha de prata até foi uma bela surpresa e, claro, quando vi a lista de classificados, fiquei muito feliz", declara Brandon.

Iohanna, que mora a cerca de 100km da PUC-Rio, no município de Paracambi, vinha todos os sábados às aulas e a medalha de bronze foi fruto de sua dedicação. Com apenas 16 anos, conquistou sua primeira medalha em uma olimpíada nacional. "Esse preparo na PUC fez toda a diferença. Tive acesso a laboratórios e conteúdos específicos que me ajudaram muito na hora da prova", explica Iohanna.

Vinícius Ferreira, de 17 anos, aluno da mesma turma de Brandon, também conquistou medalha de bronze na competição. Ele começou a se interessar pela Química na oitava série, quando teve suas primeiras aulas. Inicialmente, pensava em cursar Informática, mas pretende agora disputar outras competições. "Participei pela primeira vez da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro no ano passado, e consegui uma medalha de prata. Quero continuar a competir, pois pretendo disputar a etapa mundial", afirma o estudante.

Os alunos também tiveram chance de participar do Programa de Vocação Científica (PROVOC) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em convênio com a Fiocruz. Em prática desde 1998, o PROVOC já ofereceu a cerca de 200 (aproximadamente 15 por ano) alunos da Rede Pública e Privada do Ensino Médio a oportunidade de trabalhar em projetos de iniciação científica nas áreas de Informática, Ciências e Engenharia dentro da Universidade. O objetivo é interar os alunos com projetos de pesquisa, iniciar o interesse pelas carreiras de ciências e tecnologia e encaminhar os alunos para futuros profissionais da área.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira