Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2011 - 11:03

1º Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade


O PNQS será entregue pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) e a Fundação Aro no dia 05 de dezembro (segunda-feira), no auditório da Caixa Econômica Federal, Centro do Rio de Janeiro.

As quatro empresas vencedoras receberão o Prêmio das mãos dos dirigentes das empresas patrocinadoras do PNQS: o diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa; o diretor comercial do Banco do Brasil, Sandro Marcondes; a superintendente regional de petróleo e gás da Caixa, Eugenia Regina de Melo; e o presidente da Sete Brasil, João Ferraz.

“As 15 empresas concorreram nas modalidades Qualidade, Inovação e Responsabilidade Social, mas apenas quatro delas receberão o prêmio, cuja comissão julgadora identificou as boas práticas ”, informa o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha.

“Já alcançamos reconhecimento nas relações trabalhistas, ao desenvolver com os sindicatos dos trabalhadores e o Ministério do Trabalho e Emprego, a norma de segurança do trabalho nos estaleiros [NR 34],considerada uma norma mundial pela Organizaqção Mundial do Trabalho (OIT). Esse padrão de comprometimento econômico é o que desejamos manter e ampliar”, frisa Rocha.

Desenvolvimento sustentável – “O PNQS mostra o desenvolvimento da indústria da construção naval e offshore que ocorre de forma estruturada e com metas definidas a atingir”, observa o presidente executivo do Sinaval, Franco Papini.

A partir de 2003 o Sinaval apresentou ao governo seu projeto de retomada e consolidação. As etapas foram cumpridas com êxito, os investimentos realizados tornaram a indústria da construção naval brasileira relevante no panorama internacional. Agora é o momento de avançar e direcionar o foco para a questão da sustentabilidade da indústria e vencer o desafio das encomendas já definidas para os próximos dez anos, com perspectivas até 2030. Isso representará manutenção de empregos de qualificados, avanços no desenvolvimento de tecnologia e a formação de recursos humanos.

Articulação dos agentes-O PNQS busca universalizar no setor o estágio de desenvolvimento já atingido em vários estaleiros. Procura estimular a articulação com os demais agentes que atuam no setor da construção naval que são: a indústria fornecedora de materiais, equipamentos, sistemas e serviços; as instituições financeiras; os centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais.

Para a rede de fornecedores, o Sinaval está operacionalizando o programa de aumento do conteúdo local nos fornecimentos a navios e plataformas.

Com as instituições financeiras, o SInaval dá continuidade aos convênios firmados com o Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal, com o objetivo do fortalecimento da capacidade empresarial e da cadeia produtiva.

Perfil- O PNQS será atribuído segundo duas modalidades: .Reconhecimento de políticas ou processos de sustentabilidade das empresas e doe aumento da competitividade |. Práticas inovadoras ou de aperfeiçoamento, com resultados constatados, no escopo dos programas definidos pelo governo federal e da norma técnica de responsabilidade social, ABNT16001 de 2004.

Participaram do PNQS empresas do setor naval (estaleiros ou fornecedoras) que inscreveram suas experiências nas áreas de qualidade da produção e inovação, respeito ambiental e responsabilidade social. [www.aro.org.br/premio ] [www.sinaval.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira