Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2011 - 11:03

Pesquisa mapeia área de compras nas empresas e revela que gerar Saving é a maior preocupação

De acordo com levantamento da New Age Software e do Instituto Brasileiro de Supply Chain, a maioria das corporações entrevistadas pretende investir em soluções para gestão de compras e contratações.Menos de 10% dos executivos de compras consideram transparência e Compliance a preocupação número um.

São Paulo - Uma pesquisa realizada pela New Age Software e o Instituto Brasileiro de Supply Chain (Inbrasc), entidade pertencente Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp), analisou o cenário do setor de compras de empresas brasileiras e multinacionais. O estudo foi desenvolvido com gerentes e diretores da área de compras de 173 organizações de médio e grande porte, sendo 75% nacional e 25% multinacional.

Um dos destaques da pesquisa está relacionado à necessidade das empresas em investir em soluções de gestão para uma melhor organização e retorno da área de compras. De acordo com a análise, aproximadamente 86% dos entrevistados não se sentem bem ferramentalizados com as necessidades da área. Mesmo cientes da obrigação de um controle sobre as fases de contratação de serviço que, na maioria das vezes, envolve outras áreas da empresa, 63% afirmaram que não possuem ferramentas ou processos para gerir todo o ciclo de vida de uma contratação e gerar indicadores de performance.

Neste cenário, cerca de 75% dos entrevistados disseram que pretendem investir ainda este ano ou em 2012 em soluções que auxiliem o gerenciamento de compras e contratações. “As empresas estão percebendo o valor de uma solução de gestão que abranja diferentes áreas da empresa, em especial a área de compras, que pode beneficiá-las organizacional e financeiramente. No caso da área de Compras, a maioria das empresas ainda trabalha com planilhas Excel, o que prejudica o controle, aumenta a probabilidade de falhas e impede a companhia de ter uma visão unificada sobre os fornecedores mais adequados para cada necessidade, impactando a geração de economia. Na contratação de serviços, que envolve um maior número de variáveis em comparação à compra de produtos, esse desafio torna-se ainda mais crítico”, afirma Marcelo Lombardo, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da New Age Software.

Outro ponto que chama a atenção no estudo é a prioridade das empresas em gerar Saving (economia obtida na compra em relação a um preço padrão de aquisição), sendo superior a preocupação com Compliance e transparência. Segundo os entrevistados, apesar de Compliance ser um fator de grande importância, sobretudo por questões relacionadas à Lei Sarbanes-Oxley, a pressão por economia na área de compras é constante e mais evidente. Segundo 90% dos entrevistados, eles sofrem uma pressão considerada de média a alta para gerar Saving. Outro dado mostrou que menos de 10% dos gerentes e diretores consideram transparência e Compliance a preocupação número um de suas corporações.

A pesquisa apresentou ainda os maiores desafios da área no processo de contratação, sendo que pouco mais de 52% dos entrevistados disseram que a área jurídica é considerada um gargalo no processo de contratação de serviços. E quase 60% afirmaram que a administração das compras descentralizadas é considerada uma das dificuldades operacionais do setor.

New Age Software – Há 20 anos no mercado, a New Age é especializada em sistemas de gestão empresarial, sendo pioneira no modelo SaaS (Software as a Service). A empresa desenvolve soluções de ERP, CRM, SRM, RH e Gestão de Contratos totalmente alinhadas com a legislação Brasileira, adotando o conceito de “Cloud Computing”, para permitir que pequenas e médias empresas utilizem soluções de classe mundial antes disponíveis apenas às grandes corporações. Atua em todo o território nacional por meio de parceiros de negócios e de implementação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira