Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2011 - 11:42

Operação Sorriso do Brasil leiloa prancha do renomado surfista Carlos Burle

Ação faz parte da campanha de fim de ano da ONG que realiza, em todo o país, cirurgias para correção de lábio leporino e fenda palatina.

Para coroar o sucesso das missões desenvolvidas em todo o Brasil ao longo de 2011, a Operação Sorriso do Brasil (OSB) lança sua campanha de Natal, na qual irá leiloar a prancha de um dos mais renomados surfistas brasileiros da atualidade, Carlos Burle. Os interessados devem acessar o site da Operação Sorriso (http://www.operacaosorriso.org.br) entre os dias 5 e 15 de dezembro e fazer seus lances on-line. O valor inicial é de R$ 700,00 (setecentos reais) e o montante arrecadado será revertido em ações que beneficiarão os pacientes durante todo o ano de 2012. O leilão será feito via MercadoSolidário, parte de responsabilidade social do site MercadoLivre.

“Todos os anos, a Operação Sorriso do Brasil transforma a vida de milhares de pessoas portadoras de lábio leporino. O Natal é tempo de renovação, de alegrias, de lembranças e tinha uma grande vontade de ajudar a proporcionar isso às crianças atendidas pelo projeto. Por isso decidi doar a prancha. Vamos colaborar!”, incentiva Burle. Além da doação, o atleta participou da gravação de um vídeo (http://youtu.be/LFQzyMBaOfw) para dar mais força à campanha. O material tem como alvo todas as pessoas envolvidas com a prática do surf e também àquelas que participam, desenvolvem, apoiam ou simplesmente apreciam iniciativas sociais desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida da população.

Para Clóvis Brito, diretor executivo da OSB, o apoio de uma personalidade como Burle ao trabalho desenvolvido pela ONG é muito importante. “Mais do que a questão estética e funcional, o lábio leporino também prejudica a função psicológica do ser humano que, muitas vezes, sofre algum tipo de preconceito. Então, quando conseguimos criar um vínculo entre os pacientes e uma personalidade, um ídolo do esporte, neste caso, aumentamos sua autoestima e eles ganham um exemplo a ser seguido. Desta forma, evolvemos sua dignidade e ajudamos a criar sonhos e um futuro melhor para essas pessoas. Esta é, com certeza, nossa maior realização e satisfação”, reforça Brito.

Somente este ano, a Operação Sorriso do Brasil realizou 4.239 exames em 471 pessoas triadas. A partir de então, foram realizados 339 procedimentos cirúrgicos e 403 exames pós-operatórios, nas especialidades de cirurgia plástica, de fonoaudiologia e de odontologia. Pacientes com idades entre três meses e 60 anos foram atendidos em quatro missões organizadas nas cidades de Maceió (AL), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Santarém (PA).

Entenda o que é a fissura labiopalatina- O lábio fissurado, ou fenda palatina, é uma abertura no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um problema congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião.

As consequências da fissura lábio-palatal na vida de uma criança vão além da estética e podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

A cirurgia é relativamente rápida. Em média, uma cirurgia no lábio dura cerca de 45 minutos e, na manhã após a cirurgia, o paciente já está liberado para retornar para casa.

A Operação Sorriso do Brasil é uma instituição privada, sem fins lucrativos que se dedica a transformar a vida de crianças e jovens brasileiros portadores de fissura lábio-palatina (lábio leporino e fenda palatina). O objetivo é criar uma ponte entre o trabalho voluntário e o patrocínio de indivíduos e empresas socialmente responsáveis, visando ampliar a autossuficiência no tratamento deste problema nas diversas regiões do país.

Atualmente, a OSB atua em 60 países de todo o mundo, envolvendo mais de cinco mil voluntários médicos e centenas de voluntários em outras especialidades. Na América Latina, os trabalhos são desenvolvidos em 14 países, entre eles o Brasil. O primeiro programa humanitário internacional da Operation Smile em território nacional aconteceu no ano de 1997, na cidade de Fortaleza, no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), por meio de um convite especial da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Em 2006, a organização foi registrada legalmente como Associação Operação Sorriso do Brasil (OSB). Hoje, a OSB atua de forma independente, mantendo completa responsabilidade na coordenação dos programas nacionais, levantamento de fundos e estabelecimento de acordos com instituições e empresas parceiras.

Desde o início do trabalho da OSB, já foram realizadas mais de 3.500 cirurgias em diversos estados brasileiros, como Ceará, Pará, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Alagoas.[ www.operacaosorriso.org.br.].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira