Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2011 - 12:12

Executivos buscam preparação para gerir mudanças em empresas

“Faltam profissionais com esse perfil no mercado”, diz Kátia Soares, do Instituto EcoSocial, que oferece programa de formação para gestores.

Transições nem sempre são encaradas com naturalidade. E se ocorrem no ambiente de trabalho, as preocupações são redobradas. Para tornar esse processo mais fácil, profissionais de diferentes áreas e empresas têm recorrido a programas que os ajudem a gerir as mudanças no ambiente corporativo.

É o caso da consultora em Recursos Humanos Eliane Satie Turuta, que assumiu o desafio de trabalhar com gestão de mudanças na Porto Seguro. Por iniciativa própria, Eliane decidiu se aprofundar no assunto e, entre suas pesquisas, encontrou o Programa de Gestão da Mudança oferecido pelo Instituto EcoSocial.

“A iniciativa chamou minha atenção por abranger conceitos, ferramentas e trocas de experiências, além do projeto aplicativo e trabalhos intermódulos. Outro ponto de muita relevância foi a abordagem da gestão da mudança associada à gestão de projetos”, diz. A consultora, então, conversou com a diretora de sua área e ingressou na primeira turma de Gestão de Mudanças do EcoSocial.

Com o término do curso, Eliane assinala uma série de benefícios. “As aulas me proporcionaram insumos e novas ideias para a realização das minhas atividades. Percebi que posso minimizar impactos, sensibilizar, capacitar e melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos em um projeto de mudança”, explica a consultora. “Cabe a nós, gestores da mudança, apoiar as pessoas para que tenham uma transição suave e transparente rumo ao novo”, afirma.

Já o engenheiro Domingos Napolitano participou do programa convidado pela Comgás, onde exerce o cargo de gerente de auditoria técnica. Ele relata que o aprendizado transformou o modo como executa sua função. “Hoje dou mais importância aos indivíduos nos projetos. Passei a refletir sobre o impacto das decisões, transformações e da comunicação nas pessoas, a forma como isso atinge a equipe. Tenho mais cautela quanto ao que fazer e almejar”, explica Napolitano, que não possuía referências para lidar com transformações até ingressar no programa.

O Programa de Formação em Gestão da Mudança do Instituto EcoSocial foi implantado em 2010. “Ele surgiu devido a dificuldade de se encontrar no mercado profissionais com esse perfil, com preparo e vivência para atuarem como facilitadores dos processos de mudança ou transformações”, esclarece Kátia Soares, coordenadora do programa e consultora do EcoSocial. “Estamos formando as pessoas para que possam estar preparadas para lidar com resistências, dúvidas, preocupações e medos, naturais quando o caminho da mudança é percorrido. Como resultado, incentivamos maneiras de exercer a transparência, a confiança e o protagonismo nesses profissionais”.

Durante o curso, os alunos constatam que a peça principal e maior desafio nos projetos de mudança são as pessoas e não os processos, como muitos imaginam. “O treinamento mudou meus conceitos sobre a gestão de mudança. Antes eu tinha uma visão muito voltada para as etapas e após o treinamento, ficou claro que o mais importante dentro da gestão de mudança são as pessoas: elas devem ser envolvidas e conduzidas durante toda a transição”, diz Carlos Roberto Carrara, gerente de Planejamento de Demanda, que também participou do programa incentivado por sua empresa, a Comgás.

O Programa de Formação em Gestão da Mudança do Instituto EcoSocial é estruturado em cinco módulos desenvolvidos durante dez meses e coloca seus alunos em contato com variadas teorias, vivências e ferramentas, visando capacitar profissionais que possam desempenhar o papel de gestores da mudança dentro das organizações. “As aulas são baseadas, acima de tudo, na troca de experiências. Percorremos as fases reais de um projeto e incentivamos as atividades em grupo, compartilhando conceitos, cases e depoimentos de pessoas externas à Formação para que o conteúdo seja absolutamente prático”, comenta Kátia.

Para as duas turmas de 2012, que iniciam suas atividades em março e abril, respectivamente, as inscrições já estão abertas. Para se inscrever ou obter mais informações sobre o curso, escreva para [email protected]. Informações também no site do EcoSocial www.ecosocial.com.br e pelo telefone (11) 3798 7551.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira