Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2011 - 12:12

Jornalismo de Guerra

Fundação lança novo curso com ênfase no trabalho jornalístico em áreas de conflitos.

No ano de 2011, uma série de conflitos marcou presença nas pautas dos diversos veículos de imprensa brasileiros. Revoluções no mundo árabe, tensões entre Palestina e Israel, além da pacificação de comunidades no Rio de Janeiro, trouxeram à tona a reflexão sobre o trabalho dos jornalistas nesses momentos delicados e de desafio para a profissão.

Com o intuito de analisar o cenário de atuação desse profissional, as Faculdades de Comunicação e Marketing e de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) idealizaram o novo curso de extensão “Jornalismo em Áreas de Conflito”, com início em março de 2012.

O objetivo do curso é refletir sobre a atividade jornalística em áreas de tensões, compreendendo a estrutura geopolítica e sociológica de conflitos nacionais e internacionais, além de fornecer noções básicas de direitos humanos, de direito internacional e de direitos autorais. O programa analisará também as diferentes abordagens da violência, assim como as atitudes dos jornalistas quando se deparam com situações ou ambientes que impõem sérias dificuldades ao seu trabalho.

O responsável pela coordenação do programa será o professor Fábio Lacerda Soares Pietraroia, economista, sociólogo e pós-graduado em Altos Estudos de Estratégia e Geopolítica pela FAAP. É mestre em Ciência Política pela Unicamp e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Pietraroia é especialista em Estudos da Paz e Resolução de Conflitos pela European University Center for Peace Studies – Áustria, pós-graduado em Estudos da Mídia pela Universidade de Oslo – Noruega, e Ex-Pesquisador-Visitante da revista especializada em questões de segurança internacional The Bulletin of the Atomic Scientists, sediada na Universidade de Chicago.

O curso é direcionado especialmente para jornalistas e abordará a experiências de profissionais renomados nesse tipo de situação, mas será aberto para um público bastante abrangente. “O intuito é contemplar os interessados em entender melhor as questões relacionadas a guerras e conflitos, tais como estudantes ou profissionais que atuam nas áreas de ciências sociais, relações internacionais, comunicação, direito, filosofia, história, geografia ou ciências humanas em geral”, explica Pietraroia.

O início das aulas está previsto para 15 de março (quinta-feira). O programa tem carga horária de 60 horas e duração de aproximadamente quatro meses. As aulas acontecerão às quintas-feiras, no período noturno, com atividades pontuais programadas para alguns sábados.

Os interessados devem se inscrever através do site www.faap.br. Informações pelo telefone (11) 3662-7449 ou pelo e-mail : [email protected]

.[ “Jornalismo em Áreas de Conflito”, dia 15 de março de 2012 (quinta-feira), na FAAP ,Rua Alagoas, 903 – Higienópolis,São Paulo, telefone (11) 3662-7449 ou www.faap.br/pos].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira