Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2011 - 12:33

PAC: empresas especializadas podem suprir carência de bons projetos


Projetos corretamente elaborados, bem dimensionados e adequados a cada caso podem contribuir para a execução do Programa de Aceleração do Crescimento. Para isso, empresas especializadas oferecem tecnologia, know-how, soluções integradas e serviços

Uma das principais iniciativas do Governo Federal nos últimos anos, em favor do desenvolvimento estrutural do País, foi o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com foco nas áreas de transporte, energia, saneamento, infraestrutura e habitação, o programa está em sua segunda fase – prevista para o período compreendido entre 2011 a 2014 - e reúne projetos importantes para o País.

Em princípio o PAC pode reduzir ou mesmo solucionar graves problemas nacionais, porém, quando focamos no setor de saneamento básico, o balanço dessa ação do governo federal está bastante aquém das necessidades do País. Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, em quatro anos de programa, 40% dos recursos foram liberados e 4% das obras concluídas.

No PAC 2, que prevê também projetos voltados à comunidade e cidadania, somam-se, no primeiro semestre, R$ 370 milhões em obras contratadas na área de saneamento e outros R$ 6 bilhões foram selecionados, em 22 Estados, com previsão de atender a 230 municípios. Como se vê, é pouco e representa perda de oportunidades para o País. Vale lembrar que 54% da população brasileira não têm acesso à coleta de esgoto, entre outros dados bastante preocupantes.

Além de atender as questões estruturais, o programa é um forte gerador de postos de trabalho. Se bem administrados os projetos incluídos no PAC podem manter o país no caminho do desenvolvimento por muitos anos, com baixas taxas de desemprego. Sabe-se que emprego e renda são aspectos importantes na aceleração da atividade econômica como um todo: é um circulo virtuoso.

As obras, entretanto, nem sempre ocorrem na velocidade necessária por questões que poderiam ser resolvidas com a assessoria de empresas e profissionais habilitados. O primeiro passo está na necessidade de formulação de projetos executivos bem elaborados, que apresentem os problemas nas dimensões em que realmente ocorrem e as soluções técnicas e economicamente mais adequadas, claras e precisas. Porém nem sempre existem projetistas capacitados para tal, o que leva por terra as possibilidades de resolução dos problemas e prolonga as deficiências do País.

Para superar este obstáculo, empresas especializadas em tecnologias para saneamento oferecem toda a assessoria necessária para a realização dos projetos. Mais do que isso, essas empresas possuem todas as condições de disponibilizar experiências, produtos, profissionais qualificados, estrutura pré e pós-instalação e soluções integradas, que atendam a municípios de diversos tamanhos e variadas necessidades.

As parcerias entre as esferas pública e privada apresentam-se como um caminho viável e saudável para a resolução dos sérios problemas que o País enfrenta diariamente. São duas vertentes em busca do mesmo resultado e todos os brasileiros só têm a ganhar.

. Por: Giovani Toledo, Gestor da Unidade de Negócios Mizumo, empresa especializada em sistemas pré-fabricados de tratamento de esgoto sanitário que pertence ao Grupo Jacto.|www.mizumo.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira