Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2011 - 12:33

Novas estratégias para o futuro do Brasil

A última reunião do Copom deste ano, que fixou a taxa Selic em 11%, definiu as vertentes do mercado interno e internacional frente aos problemas econômicos que poderão impactar nos índices inflacionários e manutenção de empregabilidade. O mercado, mais uma vez, acertou a redução, de 0,5 ponto percentual.

Como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) está em descendência, indicando maior controle inflacionário, permite que o Copom possa estimular o comércio. Com essa queda na taxa básica, viabiliza-se redução da projeção das dívidas relativas aos pagamentos de juros que, em outubro de 2011, somaram R$ 197,7 bilhões,conforme dados divulgados pelo Banco Central.

Atualmente, países em crise financeira estão rolando suas dívidas com juros anuais na faixa de 7% ao ano, o que permite que haja estrangeiros que façam investimentos no Brasil e tenham condições de ter remunerações maiores do que nas nações que pertencem à Zona do Euro.

A preocupação do Copom é com o superávit primário, que impacta no pagamento dos juros e na necessidade de rolagem da dívida interna e que, no acumulado até outubro/2011, atingiu R$ 118,6 bilhões. Ou seja, com esse comportamento, nossa dívida interna continua aumentando.

É fundamental estabelecer diretrizes mais pontuais e com os pés no chão, paraevitar o aumento da inflação, assim como controles que gerem recessão. Estamos em um momento de crises no mercado internacional, o que não tirará a oportunidade de o País ter condições de melhoria da sua situação econômica e da condição de vida da população. O momento não é para precaução em demasia. Temos de mostrar nossos valores e nossa importância no cenário nacional e internacional.

.Por: Reginaldo Gonçalves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira