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06/12/2011 - 09:31

MRN faz parceria para difusão de tecnologia de manutenção


Com o objetivo de aumentar a segurança operacional no processo de transporte ferroviário da bauxita na Estrada de Ferro Trombetas, a Mineração Rio do Norte (MRN), empresa que atua no Oeste do Pará, foi buscar bem longe da Amazônia a solução para a manutenção preditiva de rodas e rolamentos de seu trem.

A empresa fechou parceria com a Progress Rail Services para disseminar entre sua equipe técnica a tecnologia de manutenção do Hot Box, equipamento que monitora e sinaliza o aquecimento de rodas e rolamentos. O equipamento é indispensável na detecção de anormalidades nesses componentes. “Essa é uma das maiores causas de descarrilamentos em ferrovias. Com o Hot Box podemos parar o trem antes que ocorram falhas”, resume Hernildo Ferreira, da gerência técnica de Manutenção da MRN.

A formação de técnicos para a manutenção do Hot Box ocorreu de forma teórica e prática, já que o equipamento utilizado pela MRN estava parado por dificuldades de encontrar um fornecedor, portador da tecnologia, no mercado nacional. “Trouxemos um especialista dos Estados Unidos. A partir do treinamento, restabelecemos todas as funções do equipamento e ainda agregamos conhecimento ao nosso processo, pois preparamos uma equipe interna para atuar nas manutenções”, ressalta.

Na Estrada de Ferro Trombetas circulam diariamente entre 14 e 16 trens, com 46 vagões, da mina até o porto. A locomotiva transporta, em média, 85 toneladas em cada vagão. São 61 mil toneladas diárias de minério de bauxita. “Essa condição exige alta performance dos equipamentos, tanto estrutural quanto do material rodante. A qualidade da manutenção tem que ser também de alto nível, para não haver comprometimento do processo e para que possamos atender as expectativas dos nossos clientes internos e externos de forma segura”, finaliza Hernildo.

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