Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/09/2007 - 09:03

Dados confirmam benefício do ALIMTA(R) (pemetrexed injetável) para pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células

SEOUL, Coréia do Sul- O benefício clínico do ALIMTA(R) (pemetrexed injetável) continua a ser validado entre os grupos de pacientes, conforme demonstrado em dois estudos conduzidos na Ásia. Os dados apresentados hoje na 12th World Conference on Lung Cancer (12ª Conferência Mundial sobre o Câncer de Pulmão) fornecem apoio adicional para a eficácia do ALIMTA da Eli Lilly and Company no tratamento do câncer de pulmão de não pequenas células (NSCLC - non-small cell lung cancer), a forma mais comum de câncer do mundo. (1) O ALIMTA é indicado atualmente no tratamento de segunda linha do câncer de pulmão de não pequenas células em mais de 85 países.

Em um estudo (Resumo # P2-274 da WCLC), um ensaio japonês da Fase II aleatório e de centros múltiplos, os pacientes pré-tratados com NSCLC avançado local ou metastático, demonstraram mais de 12 meses de tempo médio de sobrevida quando tratados com o ALIMTA.

"Estes são dados que demonstram que o ALIMTA não somente fornece excelentes resultados mas também uma qualidade de vida favorável para pacientes pré-tratados, portadores de câncer de pulmão de não pequenas células", disse o Dr. Kaoru Kubota, do National Cancer Center Hospital East em Kashiwa, Japão e principal investigador do estudo. "Outros estudos ocidentais demonstraram eficácia similar do ALIMTA em pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células. É muito bom ver os benefícios clínicos substanciados em pacientes japoneses e observar a consistência do desempenho do medicamento".

O estudo avaliou 216 pacientes, comparando a dosagem atual aprovada de ALIMTA 500 mg/m2 ao ALIMTA 1000 mg/m2. Os pacientes do grupo com 500 mg/m2 mostraram um tempo médio de sobrevida de 16 meses comparados com 12,6 meses para os pacientes no grupo com 1000 mg/m2. O estudo também mostrou taxas de sobrevida de um ano de 59,2 por cento e de 53,7 por cento, e taxas de resposta de 18,5 por cento e de 14,8 por cento, respectivamente. O estudo também fornece informações de apoio para os oncologistas, confirmando a dosagem atual aprovada de ALIMTA como a dosagem apropriada para uso no tratamento de segunda linha do NSCLC.

Além disso, um estudo taiwanês aleatório da Fase II (Resumo # P2-245 da WCLC) mostrou um tempo médio de sobrevida de 9,1 meses em pacientes com NSCLC tanto no tratamento de segunda linha como no de terceira linha. O estudo envolveu 44 pacientes que não tiveram sucesso no tratamento anterior com quimioterapias baseadas em platina, com ou sem tratamento de tirosina-quinase. Uma taxa de resposta geral de 18,2 por cento foi obtida com uma taxa de resposta de 40 por cento nos pacientes tratados em segunda linha comparada com 11,8 por cento nos pacientes tratados em terceira linha ou tratamentos posteriores.

O estudo também revelou que as toxicidades do tratamento tenderam a ser geralmente leves. As toxicidades hematológicas de grau 3/4 incluíram a neutropenia em 18,2 por cento, a trombocitopenia em 6,8 por cento e a anemia em 4,5 por cento. As toxicidades não hematológicas tiveram todas graus menores do que o grau 3.

Três estudos adicionais (Resumo # P2-226 da WCLC, Resumo # P2-237 da WCLC e Resumo # P2-243 da WCLC), que estão sendo apresentados na WCLC, também fornecem provas adicionais de confirmação da eficácia do ALIMTA no tratamento de segunda linha do NSCLC.

"Ficamos sempre muito impressionados com o ALIMTA por causa de seu consistente desempenho e versatilidade", disse o Dr. Richard Gaynor, vice-presidente, líder da plataforma de pesquisa sobre o câncer e oncologia geral da Lilly. "Estes estudos destacam a eficácia do ALIMTA no tratamento de segunda linha do câncer de pulmão de não pequenas células. Já que a Lilly pretende levar potencialmente o ALIMTA para o mercado dos países de toda a Ásia, é importante que o ALIMTA demonstre eficácia e segurança através dos diversos grupos de pacientes".

O ALIMTA, como agente único, foi aprovado tanto pela Agência Européia de Medicamentos (EMEA – European Medicines Agency) quanto pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA - U.S. Food and Drug Administration) em 2004 para o tratamento de segunda linha do NSCLC.

Sobre o câncer de pulmão de não pequenas células - O NSCLC é o tipo mais comum de câncer de pulmão e representa 75-80 por cento de todos os cânceres de pulmão. O NSCLC está dividido em cinco estágios, começando no estágio 0 e indo até a gravidade do estágio IV. O NSCLC pode se espalhar através do sistema linfático, penetrando no revestimento do tórax, costelas e nos nervos e vasos sangüíneos que conduzem ao braço. O fígado, ossos e cérebro são alvos em potencial caso as células cancerosas entrem na corrente sangüínea.

Resumo das informações de prescrição do ALIMTA: Indicações - O ALIMTA é indicado em combinação com a cisplatina no tratamento de pacientes não tratados com quimioterapia com mesotelioma maligno da pleura não operável. O ALIMTA é indicado como monoterapia para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células avançado local ou metastático depois de quimioterapia anterior.

Dosagem e administração - O medicamento deve ser administrado por via intravenosa, sob a supervisão de um médico qualificado no uso de terapia citotóxica contra o câncer.

Mesotelioma maligno da pleura: O Pemetrexed em combinação com a cisplatina foi investigado usando-se um ciclo de três semanas (21 dias). O Pemetrexed foi usado na dosagem de 500mg/m2 de área de superfície corporal (ASC), administrado por infusão de 10 minutos, no dia 1 do ciclo de 21 dias. A cisplatina foi usada na dosagem de 75mg/m2 ASC, através de infusão de duas horas, aproximadamente 30 minutos após o término da infusão do Pemetrexed no dia 1 de cada ciclo. Tratamento antiemético adequado e hidratação para o tratamento com cisplatina devem ser administrados.

Câncer de pulmão de não pequenas células: A dosagem recomendada de pemetrexed é 500mg/m2 ASC, administrada por infusão de 10 minutos, no dia 1 de cada ciclo de 21 dias.

Pré-medicação: Fazer suplemento de 1000 microgramas de vitamina B12 intramuscular e ácido fólico via oral (350 a 1000 microgramas) para reduzir a toxicidade (para detalhes completos, consultar o Resumo das Características do Produto [RCP]). Para reduzir a incidência ou gravidade das reações cutâneas, deverá ser administrado um corticosteróide no dia anterior, no dia da administração e no dia seguinte à administração do pemetrexed – isto deverá ser o equivalente a 4mg de dexametasona administrada por via oral´, duas vezes por dia.

Monitoramento: Monitorar, antes de cada dosagem, a contagem completa de células sangüíneas, incluindo um diferencial de contagem de células brancas e contagem de plaquetas. A contagem absoluta de neutrófilos deverá ser maior ou igual a 1.500 células/mm3 e a de plaquetas, maior ou igual a 100.000 células/mm3. Antes de cada dosagem, coletar amostras para análise química do sangue, para avaliação das funções renal e hepática. Os ajustes de dosagem do pemetrexed e/ou da cisplatina no início de um ciclo subseqüente, deverão ser baseados no menor valor (nadir) da contagem hematológica ou na toxicidade não-hematológica máxima. Caso necessário, atrasar ou suspender o tratamento na presença de toxicidade hematológica, neurotoxicidade e/ou insuficiência da função renal/hepática. (Para informações completas sobre a modificação das dosagens, consultar o RCP).

Crianças e adolescentes: O uso não é recomendado em pacientes com menos de 18 anos de idade.

Insuficiência renal: Os pacientes com liberação de creatinina maior ou igual a 45ml/min não necessitam de nenhum ajuste na dosagem além daqueles recomendados para todos os pacientes. Não é recomendado o uso para pacientes com liberação de creatinina menor do que 45ml/min.

Insuficiência hepática: Os pacientes com insuficiência hepática, por exemplo, com bilirrubina > 1,5 vez que limite normal superior e/ou com transaminase >3,0 vezes que o limite normal superior (metástase hepática ausente) ou >5,0 vezes que o limite normal superior (metástase hepática presente), não foram estudados especificamente.

Contra-indicações - Hipersensibilidade ao pemetrexed ou a qualquer um dos excipientes.Vacina concomitante contra febre amarela. Amamentação.

Avisos e Precauções Especiais - A mielossupressão é geralmente o limite da dose de toxicidade. Os pacientes devem ser instruídos a tomarem ácido fólico e vitamina B12 como medida de profilaxia. O pré-tratamento com dexametasona (ou equivalente) pode reduzir a incidência e a gravidade das reações cutâneas. Graves eventos renais, incluindo insuficiência renal aguda, foram relatados com o uso do pemetrexed sozinho ou em combinação com outros agentes quimioterápicos. Muitos dos pacientes nos quais estes eventos ocorreram, possuíam fatores de risco de base, incluindo desidratação ou hipertensão ou diabetes pré-existentes. Nos pacientes com fluido no terceiro espaço clinicamente significativo, deve ser considerada a drenagem da efusão antes da administração. Sérios eventos cardiovasculares, incluindo infarto do miocárdio e eventos cerebrovasculares, foram raramente reportados quando o pemetrexed foi administrado em combinação com outros agentes citotóxicos; a maioria destes pacientes apresentava risco cardiovascular pré-existente. O uso concomitante de vacinas vivas atenuadas não é recomendado.

Interações - A administração concomitante de drogas nefrotóxicas e substâncias que também têm secreção tubular pode potencialmente resultar em um atraso na liberação do pemetrexed. Caso necessário, a liberação de creatinina deve ser rigorosamente monitorada. Os pacientes devem evitar tomar drogas não esteróides anti-inflamatórias (NSAIDs) com meias-vidas de eliminação longa, por um período de no mínimo 5 dias antes, no dia da administração e pelo menos 2 dias depois da administração do pemetrexed. Nos pacientes com função renal normal (liberação de creatinina maior ou igual a 80ml/min), dosagens altas de NSAIDs (tais como ibuforen > 1600 mg/dia) e aspirina em dosagens mais altas (maiores do que ou iguais a 1,3g por dia) podem diminuir a eliminação de pemetrexed e aumentar a ocorrência de eventos adversos.

Os pacientes com insuficiência renal de leve a moderada (liberação de creatinina de 49 a 79 ml/min) devem evitar tomar NSAIDs (por exemplo, ibuforen) ou aspirina em doses mais altas, por 2 dias antes, no dia da administração e 2 dias depois da administração do pemetrexed.

Há uma possível interação entre os anticoagulantes orais e o pemetrexed; portanto, a freqüência do monitoramento da Razão Normalizada Internacional (INR - International Normalised Ratio)deve ser aumentada se estiver sendo feito tratamento com anticoagulantes orais.

Gravidez e amamentação- Deve ser evitado durante a gravidez e não deve ser usado por mulheres que estiverem amamentando.

O pemetrexed pode ser genotóxico; aconselha-se que homens sexualmente maduros não gerem crianças durante o tratamento nem durante 6 meses depois do tratamento. Devido à possibilidade de infertilidade irreversível, aconselha-se que os homens procurem orientação sobre a estocagem de esperma, antes de iniciarem o tratamento. As mulheres com potencial de gestação devem fazer uso de método anticoncepcional efetivo durante o tratamento.

Direção, etc.- Foi relatado que o pemetrexed pode causar sonolência. Os pacientes são alertados sobre o perigo da direção de veículos ou operação de máquinas.

Efeitos indesejáveis -Hematológicos: Muito comuns: Anemia, leucopenia, trombocitopenia, neutropenia. Comuns: Neutropenia febril e infecção sem neutropenia.Raros: Pancitopenia.

Gastrointestinais: Muito comuns: Náusea, vômito, estomatite/faringite, anorexia, diarréia, constipação. Comuns:Dispepsia, dores abdominais. Raros: Colite. Gerais: Muito comum: Fadiga. Comuns: Febre, conjuntivite. Metabolismo e nutrição: Comum: Desidratação.Sistema nervoso: Muito comum: Neuropatia-sensorial. Comuns: Neuropatia-motora, disgeusia. Renais e urinários: Muito comuns: Elevação da creatinina, liberação reduzida da creatinina. Comum: Insuficiência renal. Hepatobiliares: Comuns: Elevação do SGPT (Soro de Transaminase Pirúvica) (ALT) e elevação do SGOT (Soro de Transaminase Oxalacética) (AST), aumento do GGT (Gama Glutamil Transpeptidase). Raros: Casos de hepatite, potencialmente sérios, foram relatados durante os testes.

Pele e tecidos subcutâneos: Muito comuns: Erupção/escamação, alopecia. Comuns: Urticária, reação alérgica/hipersensibilidade, eritema multiforme, prurido.

Cardiovasculares e cerebrovasculares: Raros: Infarto do miocárdio, angina pectoris, acidente cerebrovascular, arritmias, ataque isquêmico transitório. (Freqüentemente quando administrado em combinação com outros agentes citotóxicos e com riscos cardiovasculares pré-existentes). Comum: dores no peito.

Para detalhes completos destes e de outros efeitos colaterais, consultar o Resumo das Características do Produto, disponível no endereço: http://emc.medicines.org.uk/ .

Sobre a Lilly Oncology, uma divisão da Eli Lilly and Company Por mais de quatro décadas, a Lilly Oncology tem colaborado com os pesquisadores sobre o câncer para proporcionar alternativas inovadoras de tratamentos e programas valiosos para os pacientes e seus médicos. Inspirada pelos corajosos pacientes que convivem com o câncer, a Lilly Oncology está proporcionando tratamentos que são considerados como padrões globais de cuidados e desenvolvendo uma ampla carteira de novas terapias direcionadas para acelerar o passo e o progresso dos tratamentos contra o câncer.

Perfil da Eli Lilly and Company - A Lilly, uma corporação líder orientada pela inovação, está desenvolvendo uma crescente carteira dos melhores produtos farmacêuticos em sua classe, aplicando as pesquisas mais recentes de seus próprios laboratórios no mundo inteiro e de colaborações com eminentes organizações científicas. Sediada em Indianápolis, Indiana, a Lilly apresenta respostas através de medicamentos e de informações para algumas das necessidades médicas mais urgentes do mundo. *P-LLY: ALIMTA(R) (pemetrexed injetável), Lilly | Por: PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira